04 agosto 2019

MENTIR, CALUNIAR, INJURIAR E DIFAMAR SÃO BONS MOTIVOS PARA ISSO : Na Maisa, Rachel Sheherazade desabafa: "Nossa profissão está sendo tão bombardeada"

Pedro Bial rasgou elogios à âncora do SBT e relembrou momentos de sua carreira.







Por: Redação NT 
Publicado em  03/08/2019

Rachel Sheherazade foi uma das convidadas do "Programa da Maisa" deste sábado 



Neste sábado (3), foi ao ar o "Programa da Maisa" que reuniu dois jornalistas: Pedro Bial e Rachel Sheherazade.

Durante toda a atração, Maisa abordou muitas questões sobre o jornalismo atual. A apresentadora do "SBT Brasil" revelou: “Eu sou apenas alguém querendo fazer jornalismo, num momento muito difícil para os jornalistas, onde a nossa profissão está sendo tão bombardeada, tão atacada injustamente. Então eu sou apenas uma resistente”.

Pedro Bial concluiu, elogiando a âncora: "Uma mulher de coragem. Quando dá medo, vai com medo mesmo".


Jornalismo


Ao longo de toda a edição, o jornalismo foi tema e Pedro Bial falou sobre os principais obstáculos da profissão: "Eu acho que o maior desafio é a gente fazer cada vez melhor o nosso trabalho e não se curvar a pressões e interesses políticos e econômicos. A gente é movido pela desconfiança. O jornalista desconfia de tudo e a desconfiança é o motor da democracia”.

Programa da Maisa - Foto: Gabriel Cardoso/SBT


Bial, que está na profissão desde 1981, já cobriu inúmeras matérias importantes. Uma delas, e que foi exibida no programa, foi a queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989.

Pedro ainda falou sobre essa fase de repórter: "A reportagem sempre deixa uma saudade. Na rua, você tem que viver aquilo que você está cobrindo, você dá o seu testemunho. Você tem um compromisso com a verdade".

No Twitter, os telespectadores gostaram de rever os momentos: "Pedro Bial tem muita história pra contar de tudo que ele já viveu como Jornalista", disse um.

Outra seguidora rememorou: "Me lembro perfeitamente desse dia que o Pedro Bial cobriu a queda do muro de Berlim. Sou idosa? Talvez".




Fonte: Na Telinha

Contraponto: 

O fato dos profissionais da sua área estarem sendo bombardeados, talvez seja pelos motivos que que inclusive voce jornalista vem fazendo uso. Sim. De falar coisas sobre quais desconhece, não pesquisar e fazer jornalismo raso, barato e para ser consumido de forma bombástica e mentirosa. Baseado apenas na política de tacar pedras, não se importando de fato se orá ou não ferir pessoas honestas.

Jornalismo de verdade se faz com pesquisas de campo, com entrevistas sobre e com os envolvidose, sobre todos os lados envolvidos inclusive, mostrando um painel de opinião e contra opinião, dando a condição e a oportunidade para que o leitor ou o telespectador possa inferir por sí próprio o que está acontecendo de fato. Sem escolher um lado. E principalmente, não omitir a verdade jamais. Não mentir e não falar sobre assuntos desconhecidos.

Trabalhar e conhecer "in loco" os cenários da origem das noticias e mostrar de forma simples e direta, sem influenciar negativamente qualquer um dos lados, ou ainda pior, comparar um ao outro, dizendo que ambos os lados são iguais, mostrar a realidade dos fatos.

Ao comparar Agentes Penitenciários com criminosos condenados a senhora praticou o mesmo jornalismo barato pelos quais seus colegas e a senhora vêm sendo bombardeados, talvez agora entenda os porques de estarem sendo bombardeados. 

E isso não irá parar por ora, ainda terá os processos judiciais dos quais com certeza a senhora não irá escapar, e prepare dinheiro, pois terá que gastar muito, pois serão dezenas e dezenas de processos, não se ataca honra de homens e mulheres honestos de forma tão vil como a senhora fez.

Não de forma impune. Prepare-se então, agora irá começar o bombardeio de fato. Mexeu com as pessoas erradas. Nós sabemos de fato e na prática bombardear.......principalmente aqueles que nos caluniam. E não se esqueça que mentir, ofender e acusar indevidamente milhares de pessoas é crime. 

E será cobrada e bombardeada, agora, de forma judicial.