A posse dos servidores já está marcada para o próximo dia 13 de fevereiro. Com esse reforço, o sistema penitenciário do estado totaliza 1.466 servidores efetivos.
Por G1 PA — Belém
17/01/2020 08h31
Governador assina decreto ao lado de integrantes da FTIP Imagem: ASCOM |
O governador Helder Barbalho assinou na quinta-feira (16) o decreto de convocação de 592 aprovados no concurso C-199/2, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Os convocados assumirão o cargo de policiais penais, somando-se aos 874 servidores efetivos que já atuam nas penitenciárias do Estado, oriundos do concurso C-204 da área meio (Ensino Médio e Superior, de Tecnologia, Saúde e Administrativo).
Em agosto passado foram nomeados 485 aprovados no concurso C-199. A segunda chamada contempla o excedente do mesmo certame. Com esse reforço, o sistema penitenciário do estado totaliza 1.466 servidores efetivos.
A posse dos servidores já está marcada para o próximo dia 13 de fevereiro. Os novos agentes passarão por formação, a ser aplicada por integrantes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP). “Os nomeados no ano passado já entraram a partir de um padrão operacional nacional, estabelecido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Foram treinados pelos melhores agentes de 20 estados brasileiros que formam a FTIP.
Portanto, vamos ter uma qualificação não só no aspecto quantitativo, como no qualitativo. Isso significa maior controle e qualidade de intervenção sobre o sistema prisional e, para a população, menos homicídios, assaltos e índices de violência decrescentes, já rebaixados em 2019”, acrescentou o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos.
Fonte: G1
Contraponto:
Estes servidores temporários, para quem desconhece a situação deles, saibam que eles apenas não têm a efetividade, mas adentraram o serviço público por meio de Concurso Público também, e assim como aqui em São Paulo os antigos Lei 500, só que aqui em São Paulo eles não foram jogados nas ruas, ficaram até se aposentar, com todos os direitos resguardados. Como pode ser visto na antiga lei que os regia.
https://governo-sp.jusbrasil.com.br/leg.../129478/lei-500-74