20 janeiro 2020

Vigilante penitenciário é preso por repassar celulares e facilitar fuga de detentos em Caldas Novas/GO

Em seu último plantão, servidor foi detido em flagrante após ser flagrado por câmeras de segurança. Com ele, outros objetos ilícitos foram encontrados. Presos cumprem pena por homicídio.




Por Sílvio Túlio, G1 GO
20/01/2020 

Com o vigilante penitenciário foram apreendidos mais celulares, drogas e dinheiro
Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um vigilante penitenciário temporário foi preso suspeito de facilitar a fuga de dois detentos que cumpriam pena por homicídio no presídio de Caldas Novas, região sul de Goiás. Além disso, segundo a Polícia Civil, o servidor, que tem 37 anos e não teve seu nome divulgado, foi flagrado repassando drogas e celulares para os reeducandos.

Tanto o repasse de materiais ilícitos quanto a facilitação da fuga ocorreram no domingo (19), no último plantão dele. Seu contrato de trabalho temporário venceria no próximo dia 22, mas já foi rompido antecipadamente.

Um dos presos já foi recapturado. Já o outro segue foragido.

A Polícia Civil informou que o agente prisional e o preso recapturado optaram por permanecer em silêncio durante o depoimento.
Detentos fugiram do Presídio de Caldas Novas
Foto: Reprodução/TV Anhanguera

De acordo com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), câmeras de segurança flagraram o momento em que o servidor comete os crimes. As imagens não foram divulgadas.

Conforme o órgão, o vigilante remanejou os dois presos das celas para uma área aberta por conta própria, sem qualquer tipo de aviso ou autorização de seus superiores, facilitando a fuga de ambos.

No momento da prisão, ainda foram encontrados com o vigilante outros dois celulares, carregadores, uma porção de drogas e um pedaço de ferro, além de um cheque no valor de R$ 1,5 mil e R$ 306 em dinheiro. A suspeita é que estes itens também seriam repassados aos presos.

Um procedimento administrativo foi aberto para apurar tanto a conduta do agente como também dos presos.
Dois presos fogem por entrada de ar em cela de Caldas Novas
 Foto: Reprodução/TV Anhanguera




Fonte: G1