11 fevereiro 2020

Grupo Penitenciário de Operações Especiais(GPOE) completa oito anos de ação no sistema penitenciário da Paraíba/PB

Hoje, 11 de Fevereiro de 2020, o Grupo Penitenciário de Operações Especiais(GPOE) completa oito anos de sua existência. 



Josélio Carneiro
publicado: 11/02/2020 

Clique nas imagens para ampliar
Para melhor visualizar esta matéria, vá até o final da página e clique em: Visualizar versão para web.
Parabéns aos idealizadores, professores, instrutores e todos os demais componentes deste brioso Grupamento Penitenciário

Anos de muito suor e dedicação ao Sistema Penitenciário da Paraíba. "Muitas conquistas e vitórias já alcançadas e sempre tentando dar o que temos de melhor para toda sociedade. Parabéns a todos os integrantes e dirigentes deste grandioso sonho que se tornou realidade", destacou o policial penal Fabiano Lucas Diretor Geral do GPOE- PB, que tem a missão de conter motins e rebeliões em presídios, dá suporte armado, fazer escoltas de presos de alto risco, e apoio em eventos dentro do sistema prisional, além de proteção de autoridades.

Parabéns ao GPOE, e a todos do sistema penitenciário da Paraíba, esta é uma tropa de essencial
 importância a segurança pública de todo o estado 
Até o dia 29 o Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) está ministrando na Acadepol o VI Curso de Escoltas e Intervenção Tática em Estabelecimentos Penais - VI CEITEP/GPOE.

O secretário Sérgio Fonseca a todos os integrantes do GPOE e afirmou que o curso é de fundamental importância para o sistema penitenciário. Com o GPOE, e as técnicas de policiais penais treinados e capacitados praticamente não tem havido problemas no sistema. “Essa tropa é fundamental para o Estado da Paraíba e no ano passado enviamos cerca de 30 policiais penais para operações especiais em outros estados, isto prova a nossa capacidade técnica, o alto nível de nosso efetivo”, pontuou.
Curso de direção defensiva e evasiva proporcionado pela Seap aos componentes do GPOE
Na opinião do secretário executivo, João Paulo Barros, o GPOE trouxe uma mudança imensa de aperfeiçoamento de técnica dentro de uma corporação que efetivamente nasceu com o concurso público para agentes penitenciários em 2008.

Aos candidatos ao GPOE João Paulo destacou que o ideal tem que ser inatingível, “a busca do ideal é permanente, levem isso na mente dos senhores, vocês estão no caminho do aperfeiçoamento”.
Policiais penais concorrem em curso preparatório a vagas no Grupo Penitenciário de Operações Especiais

O gerente executivo do Sistema Penitenciário, Ronaldo da Silva Porfírio, destaca que o GPOE é para a Gesipe e para toda a Seap um braço forte, e no dia a dia respostas têm sido dadas à sociedade. “Esse crescimento profissional se deve ao trabalho de cada um dos senhores e senhoras, esse empenho que eleva a categoria”.

O diretor operacional do GPOE, policial penal Dinamerico Cardim, destaca as disciplinas que estão sendo ministradas no curso: direitos humanos, ordem unida, APH Tático, isolamento de local de crime, normais penais e processuais, atividades operacionais, abordagem policial, segurança aeroportuária, técnicas de uso de bastão policial, acesso tático por corda, tecnologia não letal, estágio e sobrevivência na caatinga, tecnologia de baixa letalidade, uso do escudo balístico, combate a incêndios, táticas em dupla, armamento e tiro, direção operacional, escoltas, CDC, CALIBRE 12, noções básicas com explosivos, imobilização tática e intervenção tática.

Policiais penais concorrem em curso preparatório a vagas no Grupo Penitenciário de Operações Especiais







Fonte: Assessoria de Imprensa SEAP/PB