Diretora do plantão foi agredida por detentas da cela especial. Unidade está entre as que sofrem com o grave déficit de servidores .
Por Flaviana Serafim
Publicado: 25 Fevereiro 2020
Atualizada em 01/03/20 as 11:20
![]() |
Penitenciária Feminina de Guariba inaugurada em 28/03/2018 e que tem capacidade para 744 presas e que no momento encontra-se com uma população carcerária de 713 presas condenadas e provisórias |
Uma policial penal feminina foi feita refém por detentas da cela especial na manhã desta terça-feira (25), na Penitenciária Feminina de Guariba, no interior de São Paulo.
Segundo informações apuradas pelo SIFUSPESP, a refém é diretora do plantão e foi agredida pelas detentas com prisão provisória que têm direito à cela especial por ter curso superior. A detenta responsável por fazer a servidora refém tem histórico de mau comportamento e já fez policiais penais reféns em outras unidades.
A policial penal foi libertada após às 15h, encaminhada ao pronto socorro e passa bem. A detenta responderá processo para seguir para o regime disciplinar diferenciado.
![]() |
Com uma população carcerária dentro de sua limitação, a U.P. está apenas com excesso de presas na Ala de Progressão Penitenciária que comporta apenas 103 vagas, mas tem no momento 174 presas |
A PF de Guariba está entre as unidades que sofrem com o grave déficit de servidores, situação que coloca em risco as trabalhadoras e trabalhadores do sistema prisional, como o SIFUSPESP tem denunciado insistentemente ao governo estadual.
O concurso público para agentes de segurança penitenciária (ASP) feminina foi encerrado em 2013 e o de 2017 ainda está na fase de investigação social, e é urgente a necessidade de policiais penais femininas no sistema, ressalta a direção do sindicato.
Outro problema que agrava o quadro é a falta de Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Penitenciário (DEJEP), medida que não resolve a questão do déficit, mas minimiza a falta de servidores. O SIFUSPESP vem cobrando a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), mas até o momento não há previsão da divulgação da DEJEP no Diário Oficial.
Depoimentos das colega servidora da U.P.
"Meninas acabei de sair da Santa casa de Guariba apesar dos ferimentos a Haniele ta bem, ta conversando, tem ferimentos no rosto, ouvido e braços. Falei pra ela que todas nós, mesmo vcs de longe estão sentindo a dor dela...ela se sentiu acolhida por vcs ....foram 4 presas em cima dela ...amarram ela com o cadarso do tênis dela..bateram na cabeça com o radio HT e tentaram furar o ouvido mas graças a Deus não conseguiram furar. Deus está olhando por todas nós sempre"
"A policial penal de Guariba ficou gravemente ferida, com cortes no rosto feitos com Gillette, furos no rosto e ouvido super machucado, graças a Deus não furou os tímpanos, apanhou muito na cara, mal abria os olhos. Foi gravíssimo e ninguém divulga isso, porque??"
As 4 presas que agrediram a funcionária já estão alojadas na penitenciária feminina de Pirajuí.
![]() |
Detenta atacou e feriu 05 agentes penitenciárias da U.P. de Tupi Paulista em 13/10/2017 |
Detenta tem histórico de agressões na SAP
Nós servidores do Sistema Penitenciário Paulista esperamos que desta vez a detenta que tem um grande histórico de agressões a servidores, como por exemplo na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista onde cortou servidoras com um estilete improvisado, causando ferimentos profundos nas mesmas.
Vejam a matéria na data do fato de 13/10/2017 (clique aqui)
Vejam a matéria na data do fato de 13/10/2017 (clique aqui)
![]() |
Uma das agentes foi ferida com corte profundo no braço — Foto: Cedida |
Fonte: SIFUSPESP
ELAS TEM CURSO SUPERIOR E MESMO ASSIM UMA DELAS JÁ FEZ VÁRIOS REFÉNS NO SISTEMA PENAL?ISSO É A PROVA GRITANTE QUE ESTUDO NÃO CURA PERVERSIDADE.ESSA LEI QUE PROTEGE QUEM TEM CURSO SUPERIOR DEVERIA SER REVISTA O MAIS URGENTE QUE PODERMOS!!!
ResponderExcluirConcordo com vc, anônimo das 22:33, em gênero, número e grau. Na minha opinião ninguém deveria ter direito a prisão especial. Mandei e-mail pra um dos deputados por São Paulo. Espero q ele pelo menos tente a revogação do inc VII do ART 295 do CPP que trata da prisão especial (VII- os diplomados por qualquer das faculdades superiores da República). O ideal ideal, porém, é que todos os incisos fossem revogados. Peço que cada colega que discorda da prisão especial encaminhe e-mail pros deputados e senadores. emanuel- assis
ExcluirCÁRCERE PRIVADO,TENTATIVA DE HOMICÍDIO(OLHE O CORTE NO BRAÇO, FORA A TENTATIVA DE FURAR O OUVIDO),INCITAÇÃO À REBELIÃO,DESRESPEITO À UMA AUTORIDADE...SE O SISTEMA JUDICIAL TRABALHAR BEM, QUEM PARTICIPOU DISSO DEVE PEGAR MAIS UNS LONGOS ANOS DE CADEIA!E VAI SER MERECIDO!!!
ResponderExcluirGreve geral já!
ResponderExcluirEssa diretora deveria renuncia o cargo ou seja jogar a toalha por conta dessa situação.
ResponderExcluirIsso tem que ser bem investigado, ouvi dizer que por conta de uma caguetagem de que tal presa tentaria pegar uma professora ( que por sinal é esposa de um policial penal) e por isso foi "isolada" em sala especial e que estaria tomando sol ( em meu entendimento se houve a caguetagem, ela não deveria ter tal regalia) pois bem, ela e mais 3 presas teriam pego a diretora de plantão no horário de tranca do sol, na frente do disciplina, por volta das 10 horas da manhã e ficou sendo torturada na frente dele e das demais funcionárias até às 14 horas!!!! Por que esse bendito não tomou uma atitude antes, pq não chamou a intervenção antes, já que as presas estavam batendo deliberadamente na funcionária. Pelo que sei só deve haver negociação quando o funcionário não está correndo risco e quando o preso está querendo conversar,mas pelo visto não foi o que aconteceu!!! Gente isso tem que ser mto bem explicado! Tem errog aí, não acham?!? E o pior é que outros diretores de penitenciária feminina, fazendo reunião pra dizer que é normal, isso não é normal não!!! Até quando vão jogar panos quentes pra encobrir incompetência e negligência de diretorias fracas e incapazes de uma boa gestão!!!
ResponderExcluirA divulgação esta errada, a policial penal de Guariba ficou gravemente ferida, com cortes no rosto feitos com Gillette, furos no rosto e ouvido super machucado, graças a Deus não furou os tímpanos, apanhou muito na cara, mau abria os olhos. Foi gravíssimo e ninguém divulga isso, porque??
ResponderExcluirLeia novamente a matéria e veja que eu coloquei exatamente como voce afirmou, como um depoimento, e estou esperando ver se a Secretária irá ou não tomar as providências para de fato fazer uma matéria sobre o que de fato aconteceu lá dentro, pois eu já estou sabendo de todos os ocorridos. Fica tranquila a justiça vai vencer, temos que acreditar.
Excluir