O prefeito da cidade, Maciel do Carmo Colpas, por meio de Decreto proíbe temporariamente e preventivamente a entrada na cidade de visitantes que venham com o intuito de visitar presos.
Leandro Leandro
19 /03/2020
![]() |
CDPs I e II de Pacaembu que custaram aos cofres públicos a bagatela de mais de R$ 90 milhões de reais e que foram inaugurados em abril de 2019 |
Em uma atitude de prudência, responsabilidade e de muita coragem, com vistas a evitar a propagação do COVID 19, classificada pela OMS como uma "Pandemia de Coronavírus" e que está assolando populações no mundo todo o prefeito do município de Pacaembu na alta paulista, por meio de decreto, proibiu a entrada e a permanência (hospedagem) no Município dos visitantes dos sentenciados de todos os presídios e do semiaberto de Pacaembu.
"Também fica proibida a entrada dos ônibus e outros veículos que fazem o transporte desses visitantes, diz o decreto. A medida afirma tem como finalidade em manter afastado o risco iminente da doença ser importada ao Município, além de evitar que haja uma sobrecarga incontrolável de atendimento no Sistema Municipal de Saúde."
O prefeito se viu obrigado publicamente a tomar tal atitude em defesa da população de sua cidade e de seus habitantes, visto que o o governo do estado de São Paulo não o fez, omitindo-se e permitindo as visitações, ainda que em número menor e com algumas ressalvas. Sendo assim tal medida irá evitar uma maior possibilidade do vírus se alastrar em casos importados ente os munícipes.
![]() |
Clique na imagem para ampliar |
População carcerária do Município de Pacaembu em 18/03/20 segundo dados da SAP/SP
Semiaberto de Pacaembu
Capacidade da U.P.: 686 reeducandos - lotação atual em 18/03: 1912 reeducandos.
CDP I de Pacaembu
Capacidade da U.P. : 823 detentos - Lotação atual em 18/03: 847 detentos.
CDP II de Pacaembu
Capacidade da U.P. : 823 detentos- Lotação atual em 18/03: 819 detentos.
Penitenciária de Pacaembu
Capacidade da U.P. : 873 sentenciados - Lotação atual em 18/03: 1434 sentenciados.
Perfazendo um total de 3205 vagas nas unidades prisionais do município
Mas que encontra-se com uma população carcerária de 5.012 presos nos 03 regimes ali situados:
01 - Penitenciária para sentenciados;
02 CDPs para presos não condenados;
01 Unidade em Regime de Semiaberto.
Um exagero de presos em um Município de apenas 14.000 habitantes segundo o Censo do IBGE de 2016.
Um fardo pesadíssimo ao Município imposto pelo estado de São Paulo, que neste momento de uma "Crise Pandêmica de Coronavírus" não se importou com sua população barrando os visitantes no Sistema Prisional Paulista, e assim obrigar o prefeito a ter que agir com coragem para editar, assinar e publicar tal decreto.
Fonte da Imagem: Aplicativo de WattsApp/Google Maps
Parabéns ao prefeito de Pacaembu,aprendeu como se faz, Doria?
ResponderExcluir