08 março 2020

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Policial Penal Márcia Reis da Silva, um exemplo de perseverança, garra e determinação

Estive ontem, sábado dia 07 de março na cidade de Limeira, visitando nossa colega e filiada do Sindcop Márcia que reside na cidade e trabalha no CR Masculino de Limeira.


Leandro Leandro
08/03/2020

Clique nas imagens para ampliar.    
Para melhor visualizar esta matéria, vá até o final da página e clique em: Visualizar versão para web.
Simplicidade, humildade e garra, perseverança e fé são palavras corriqueiras nas falas de Márcia,
uma guerreira do Sistema Penitenciário de São Paulo

Durante toda a semana, mesmo com todas as preocupações ocorrendo na Alesp, um pensamento não me saia da cabeça, queria fazer uma homenagem as mulheres do sistema penitenciário paulista, mas são tantas as heroínas e guerreiras que as duras penas, mesmo diante de tantas dificuldades e atropelos levam as suas vidas de forma corrida, ora mãe e esposa, ora avó, tia ou madrinha, irmã ou mesmo filha.

Mas a todas elas é delegada uma tarefa extremamente difícil, amarga e de alto risco, em ambientes insalubres e de alta periculosidade, a de trabalhar em um ambiente extremamente hostil e violento, cheio de dores, amarguras, rancores e mesmo ódio, sentimento ruins, que está justamente ali onde são segregados todos os indivíduos "infratores" que a sociedade não quer em seu meio, quer distância de sua convivência.

E como eu havia feito uma matéria com a nossa colega Márcia dia 16/02, sobre seu problema de saúde inclusive, um doloroso percalço que surgiu em seu caminho, mas que mesmo diante de tantas dificuldades, tem ela, de forma perseverante e altiva seguido em frente, crendo e perseverando na fé.

Mas resolvi então ir conhecer e falar pessoalmente com a Márcia, liguei e disse que iria falar com ela pelo watts, pois ela tem dificuldade em se manifestar com a voz, ela sente dores ao falar, mas ainda assim ela concordou em nos receber e falar conosco, ainda que com toda a sua dificuldade falando sempre bem baixinho e pausadamente, quase inaudível, e ainda mais para mim que tenho deficiência auditiva, mas mesmo com todos os óbices conseguimos nos entender.
Ela fala baixinho e pausadamente, mas sua fala é de uma pessoa confiante e positiva
sempre com um sorriso largo no rosto, é a simpatia em pessoa

Sua história como a de muitos paulistas e paulistanas, é dura e sofrida desde a infância, nascida na Vila Joaniza, zona sul da capital e filha de mãe mineira, que era doméstica e de pai baiano que tinha como profissão encanador e que morreu ainda muito jovem, apenas 35 anos de idade na capital, atropelado, quando tinha apenas dois anos de idade. Sua mãe então decidiu voltar com os dois filhos pequenos para Minas e lá viveram por quase dez anos, mas a situação ficou difícil, a família passou por dificuldades extremas e então sua mãe resolveu tentar a vida (voltar) para Limeira (interior de São Paulo), nesta época Márcia já contava 12 anos de idade.

E lá ela cresceu, e estudou até os 18 anos de idade quando resolveu voltar para Minas novamente, tendo se casado e vindo a ter um filho, o Dave, que eu tive o prazer de conhecer, atualmente com 22 anos de idade. Posteriormente a relação não engrenou e como ela é uma mulher de fibra e determinada se divorciou e voltou com o filho para Limeira, tendo  então trabalhado como atendente de lojas de conveniências em postos de combustíveis, e até mesmo de vigilante, isso para sobreviver e criar o pequeno, na época Dave, e ainda assim tendo tempo para iniciar um Curso de Direito, que acabou não sendo concluído por falta de dinheiro.

Márcia é retrato escrito de uma mulher paulistana, simples, humilde, mas guerreira e que sempre sonhou em trabalhar na segurança pública, estudando muito e fazendo concursos públicos para a Policia Militar, para a SAP e mesmo para a Guarda Civil da cidade em que reside.  Mas enfim depois de tanto estudar e se dedicar passou no concurso da SAP .

Após vencer todas as fases do concurso se iniciava a sua vida profissional da maneira que ela tanto sonhou, foi enfim convocada e começou o curso em São Paulo sendo posteriormente a este, designada para trabalhar no CR de São José dos Campos, e outra alegria, já como profissional da SAP casou-se novamente, com o Danilo, estava tudo correndo as mil maravilhas.
Assim que eu cheguei em sua residência foi logo me receber e fez questão de colocar a camisa
que veste e a usa com tanto orgulho e fala de coração sobre a profissão que tanto honra

Posteriormente conseguiu ser transferida para o CDP de Piracicaba, naquela U.P. trabalhou também por algum tempo, mas já estava bem mais próximo de casa e enfim conseguiu chegar no CR de Limeira. Agora enfim estava tudo ótimo e maravilhoso, trabalhando na área onde sempre sonhou e na sua cidade, nada poderia ser melhor, o sonho enfim estava realizado, seu filho crescendo e estudando, feliz com o casamento, sim era muito bom e verdadeiro. Tudo ia de vento em popa, a vida caminhava tranquila e feliz.

Até um dia do mês de novembro de 2018, quando se sentiu diferente, sua língua entortou, do nada, ela foi então até o PS e o médico disse que era alergia a alguma coisa que ela havia comido. E ela foi embora, mas em abril de 2019 ela começou a ficar rouca, foi quando então conseguiu marcar uma consulta com um especialista (Otorrino) para o mês de julho e ele então pediu uma ressonância do pescoço, e então veio o resultado dia 20 de agosto e não era o que ela esperava, o médico lhe diagnosticou com um tumor entre a jugular e a carótida do lado esquerdo. Atualmente ela se encontra com a corda vocal esquerda paralisada, trapézio esquerdo paralisado e a língua do lado esquerdo paralisada, foras as dores que são constantes.

Mas depois da campanha que fizemos ela teve um bom alento na parte financeira, ainda que momentaneamente, na data ela precisava fazer exames e se deslocar para cidade de São Paulo, estes exames são de alto custo e o convênio do Iamspe não os cobre. Mesmo porque bem sabemos como está o nosso convênio no estado todo.

Precarizado ao extremo, em muitas cidades já nem atendimento médico existe mais e mesmo com todas as dificuldades, mas com a ajuda das doações que recebeu e que foram o suficiente para naquele momento resolver as necessidades mais prementes, ela conseguiu se deslocar para a capital e os exames foram feitos. Graças a Deus.
Ladeada por Dave o filho a esquerda e por Danilo o marido a direita ela é só felicidade, o apoio e a solidariedade
da família, dos amigos e companheiros do Sistema Penitenciário pra ela é mais que um orgulho, é um sonho

Márcia trabalha na Sub-portaria do CR de Limeira em regime de plantão, e em alguns plantões como guarda na Portaria, também ajuda em colaboração as colegas nos finais de semana na Portaria nas revistas dos pertences dos visitantes e nas revistas das visitantes femininas dos detentos, ela tem tido toda a colaboração e compreensão de seus diretores, que não tem medido esforços para minimizar seus problemas de saúde.

Fiquei sabendo ela estava trabalhando, até a pouco tempo atrás, quando sua saúde começou a se debilitar  e teve então dois blocos de licença prêmio autorizadas e mais um período de férias, mas isso tudo acaba neste final de semana e na segunda próxima, dia 09/03 ela terá que voltar a trabalhar. Mas não pensem vocês que ela não está querendo, quer sim, pois ela gosta muito de seu trabalho e se sente realizada profissionalmente.

Realmente é uma mulher de garra e de fibra, poderia simplesmente pedir um atestado ao médico, pois seu problema de saúde é grave, mas qual, vai voltar sim ao trabalho e tenho certeza também que terá o apoio dos superiores neste momento que com certeza irá designá-la para um local seguro e tranquilo, mas que ainda assim terá suas atribuições, como ela mesmo disse. Conversando com alguns de seus colegas e outros que já trabalharam com ela, não mediram elogios de forma espontânea, ela é esforçada e dedicada, atenciosa e extremamente profissional.
E antes de ir embora uma lembrança desta pessoa maravilhosa, simples, humilde e com uma confiança inabalável,
sim ela crê que é possível, que esta é apenas mais uma de suas lutas e que ela irá vencer também

Sua mensagem para suas companheiras de trabalho de todo o estado de São Paulo, e que quer primeiramente deixar um abraço fraterno e apertado em todas as colegas de trabalho, e ela deseja um Feliz Dia Internacional das Mulheres para todas as servidoras públicas do estado de São Paulo e em especial as dos sistema prisional. E afirma que: - "Todas nós somos grandes guerreiras, que nós fazemos de fato a diferença e que somos muito importante para o andamento do sistema prisional e que nós nunca nos esqueçamos da nossa garra, importância e de nossa luta no dia a dia durante o trabalho. "

Márcia também se lembra de dizer e afirmar para que todas as companheiras e mulheres se atentem aos sinais do corpo e que se qualquer coisa estiver anormal, ou se sentirem algo diferente, ou mesmo alguma dor, devem correr e procurar a assistência médica, não esperem que isso possa passar, pode não passar e vir a piorar, e não tenham vergonha alguma de pedir ajuda para os familiares, amigos, ou a própria direção das Unidades em qual trabalham, sentem, conversem e expliquem a situação, a compreensão virá.

Márcia mulher guerreira, exemplo de garra e superação, inspiração para tantas outras mulheres que vivem dia a dia convivendo com todo tipo de dificuldade e enfrentam com amor e perseverança....


Parabéns e um Feliz Dia Internacional da Mulher para todas as mulheres guerreiras do Sistema Prisional, em nome da Márcia e de todos os servidores que trabalham lado a lado com estes seres maravilhosos.




Quem quiser fazer uma doação, ela será bem vinda e pode ser feitas da seguinte maneira: 
Depósito em conta corrente:

Márcia Reis da Silva 
CPF 041.075.476-55
RG 27.364.484-1

Se você for realizar uma doação em depósito é necessário trocar o X(xis)pelo 0(zero) 216-0

Agência 216-x
Cc 179282-2
Banco do Brasil

"Não há satisfação pessoal que substitua a felicidade de fazer uma boa ação para o próximo ou para quem diante de uma dificuldade necessita de nossa ajuda"




Leandro Leandro

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.