08 março 2020

Ladrão e agressor é agredido e tem sua vida roubada por uma violenta concertina ao tentar fuga em Campo Grande/MS

Morte ocorreu na madrugada deste sábado, no presídio da Gameleira, em Campo Grande. Detento foi socorrido por agentes penitenciários e o SAMU, mas não resistiu.


Por Osvaldo Nóbrega e Anderson Viegas, TV Morena e G1 MS
08/03/2020 
Presídio da Gameleira, em Campo Grande, onde preso morreu após se enroscar e se cortar em concertina
Foto: Álvaro Rezende / Arquivo / Correio do Estado

Um preso do estabelecimento penal agroindustrial da Gameleira, de regime semiaberto, em Campo Grande, tentou fugir na madrugada deste sábado (7), mas acabou se enroscando e se cortando em uma concertina - espécie de arame farpado com lâminas, quando tentava pular uma grade e morreu.

Segundo a Polícia Civil, a tentativa de fuga ocorreu por volta das 4h11. Cleyton Giovane de Arruda da Silva, de 40 anos, escapou por um buraco da cela em que estava e tentou escalar uma grade da área de segurança, mas se enroscou na concertina, escorregou e sofreu um ferimento profundo no braço esquerdo, próximo a axila, além de cortes na mão direita e tornozelo.
Cleyton Giovane de Arruda da Silva, de 40 anos que durante a fuga se enroscou na concertina, escorregou
 e sofreu ferimentos profundos no no corpo vindo a morrer — Foto: Divulgação


Ele foi socorrido por agentes penitenciários, que tiveram dificuldades para retirá-lo da concertina. Um deles, inclusive, fez um torniquete para tentar estancar a hemorragia. O Serviço de Atendimento Móvel Urgência (SAMU) também foi acionado, mas o detento não resistiu e morreu no local.

A Polícia Civil foi acionada e vai investigar o caso como morte a esclarecer. Ele cumpria pena pelos crimes de roubo e lesão corporal, e havia sido condenado a 21 anos de prisão.

A secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) disse que a agência estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) também vai apurar o caso
A concertina quando utilizada de maneira correta nas Unidades Prisionais constituem uma importante barreira
de segurança laminada ,  que servem a prevenção e impedimento de fugas



Fonte: G1

Contraponto: O Diretor Geral deve fazer uma menção honrosa a esta concertina, pois ela cumpriu com perfeição e eficiência a sua finalidade, e que é justamente impedir e dificultar a fuga dos detentos da Unidade Prisional.


Um comentário:

  1. Só falta agora o direitos humanos protestar e querer a retirada das concertinas dos presidios por conta disso.
    Esta lá para isso a concertina evitar fugas, azar do preso que quis tentar a sorte de fugir.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.