17 março 2020

GCM de Campinas apreende ônibus rural sequestrado por fugitivos de Porto Feliz; trabalhadores foram feitos reféns

Caso foi registrado na Delegacia de Valinhos nesta terça-feira (17). Segundo a Guarda, 11 presidiários passaram por várias cidades e foram desembarcando. Dois presos foram recapturados.


Por EPTV
17/03/2020 

Clique nas imagens para ampliar.      
Para melhor visualizar esta matéria, vá até o final da página e clique em: Visualizar versão para web.
Detentos foragidos do presídio de Porto Feliz foram recapturados em Valinhos após sequestrarem um ônibus rural.
Foto: Denny Cesare/Código19

A Guarda Municipal de Campinas (SP) apreendeu, na manhã desta terça-feira (17), um ônibus rural que havia sido sequestrado por presidiários fugitivos do Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz (SP) na rebelião desta segunda (16). O veículo estava com dois motoristas e dois trabalhadores, que foram ameaçados.

Segundo a corporação, 11 detentos andaram cerca de nove quilômetros até chegar na zona rural de Rafard (SP). Eles tomaram o ônibus, que estava estacionado, por volta das 5h. Trabalhadores aguardavam orientações para ir para o canavial quando foram surpreendidos.

O percurso dos criminosos incluía pontos de parada, informou o comandante da Guarda de Campinas, Márcio Frizarin. No caminho, oito presidiários desembarcaram em Americana (SP), um desceu do ônibus em Campinas e o objetivo dos outros dois era chegar até Jundiaí (SP).

No entanto, o veículo foi rastreado e localizado na cidade de Valinhos (SP). Os dois detentos foram presos. As quatro pessoas sequestradas foram resgatadas e passam bem. A captura foi registrada na Polícia Civil de Valinhos.
Ônibus  rural de Rafard foi apreendido em Valinhos com detentos foragidos da penitenciária de Porto Feliz.
Foto: Guarda Municipal de Valinhos/Divulgação




A rebelião em Porto Feliz ocorreu, assim como em outras cidades do estado de São Paulo, após a suspensão da saída temporária como forma de medida preventiva para conter o avanço do coronavírus. Houve fuga em massa de presos e cerca de 250 já foram recapturados.

Vítima pagou pedágio

O comandante explicou que o percurso tem pedágio e uma das vítimas foi obrigada a fazer o pagamento. Os reféns tiveram bens roubados, como celulares, carteiras e dinheiro.

Buscas pela região

A empresa que cuida do rastreamento do veículo rural percebeu que algo havia acontecido e acionou a Guarda Municipal de Indaiatuba (SP), que pediu apoio a Campinas. Por volta das 8h30, o ônibus foi encontrado na Rodovia Anhanguera, na altura do km 85, sentido interior.

Armas apreendidas em ônibus rural roubado por detentos foragidos da penitenciária de Porto Feliz.
 Foto: Guarda Municipal de Valinhos/Divulgação

Armas apreendidas

Com os presos, foi encontrada uma espingarda cheia de barro, que a Guarda suspeita ter sido enterrada perto do presídio em Porto Feliz. Também foi apreendida uma faca e um simulacro de vacina de gado, uma espécie de pistola para dar vacina.

Os detentos estavam no fundo do ônibus quando a Guarda parou o veículo, eles se entregaram sem tentar nova fuga.


Fonte: G1

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.