Integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) presos em São Paulo estão se recusando hoje a ir para audiências de alguns fóruns de todo o estado por determinação da cúpula da facção criminosa, em uma espécie de "greve branda".
Luís Adorno
Do UOL, em São Paulo
11/03/2020 12h06
![]() |
| Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, é levado de prisão em Brasília para fazer exames médicos- 21.jan.2020 - Imagem: Lucio Tavora/Xinhua/Folhapress |
Os chefes do grupo estão presos fora de São Paulo, em três presídios diferentes que pertencem ao sistema penitenciário federal. Mas, segundo policiais civis e militares e agentes penitenciários, os líderes determinaram a recusa por meio de um comunicado. Ainda não se sabe como ordem chegou aos detentos.
Agentes penitenciários afirmaram à reportagem, sob a condição de anonimato, que, ao se recusarem a sair da prisão, os detentos disseram estar reivindicando a saída de membros da facção de Brasília e melhoria na comida servida a eles.
No presídio federal de Brasília está Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado por investigações estaduais e federais como o principal chefe do PCC. Os principais integrantes da cúpula da facção também estão lá.
O promotor de Justiça Lincoln Gakiya, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Presidente Prudente, apesar de a informação proceder, a questão está fixa no sistema prisional, sem grandes riscos de ter ações nas ruas do estado.
Advogados de integrantes do PCC presos na capital federal afirmaram à reportagem que há muita reclamação sobre a comida servida no presídio. Entre as queixas, a de qualidade e de quantidade.
Todos os integrantes da facção transferidos para lá no ano passado perderam quilos, segundo suas defesas. Marcola e seu irmão, Alejandro Camacho, por exemplo, teriam perdido entre 15 e 20 quilos.
Entre as penitenciárias que registraram recusa de presos hoje para irem a audiências estão as de Suzano, Guarulhos, Santo André, Praia Grande e Franco da Rocha.
A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) apura as informações com diretores dos presídios. A reportagem apurou que, até o fim da manhã, o diretor da unidade de Suzano confirmou a "greve branda".
Procurado, o Depen (Departamento Penitenciário Nacional), ligado ao Ministério da Justiça, ainda não se pronunciou sobre a comida servida no presídio de Brasília.
Texto do suposto "Salve" emanado pelas lideranças da facção na íntegra e de acordo com o recebido:
COMUNICADO GERAL A TODOS(a) SEM EXCEÇÃO.DATA 10/03/2020
VINHEMOS ATRAVÉS DESTE DAR UM GRITO DE SOCORRO E PEDIR UM APOIO A TODOS CRIMINOSOS SEM EXECEÇÃO INDEPENDENTE DE COMPANHEIRO, FACÇÃO , NEUTROS , AMIGOS E INIMIGOS ESTAMOS VINDO AQUI ATRAVÉS DE SITUAÇÕES QUE SAIRAM DOS LIMITES EMCIMA DA MÁQUINA OPRESSORA CHAMADA (GOVERNO) OU SEJA TODOS SABEM COMO ELES AGEN PROMOVEM LEIS E NÃO AS CUMPRI MUITAS DELAS PODEMOS CITAR E PROVAR. UM EXEMPLO CITADO NAS FEDERAL FOI FEITO UMA PORTARIA APÓS UM ANO AQUELE PRESO QUE VINHECE TER BOM COMPORTAMENTO PODERIA TER VISITA UMA VEZ NO MES ISSO NÃO ESTA SENDO CUMPRIDO É FACIL DEPOIS O GOVERNO OU SECRETARIOS DE SEGURANÇA QUERER ALEGAR EM NOTA QUE PRESOS NÃO SE COMPORTA OU SEJA MAIS UMA VEZ MAQUIANDO SUAS BARBARIDADES DESUMANIDADES SENDO VISTA AOS OLHOS DE QUEM PASSA POR ISSO UMA ESPÉCIE DE DITADURA OU SEJA NÃO QEREMOS NADA MAIS DO QUE ESTA DENTRO DA LEI NÃO QEREMOS REGALIAS E SIM RESPEITO E QUE AS LEIS QUE OS OS PRÓPRIOS GOVERNANTES CRIOU QUE SEJA CUMPRIDA E QUE NÃO SEJA MAS UMA DAS MAQUIAGEM PRA MOSTRAR PRO POVO BRASILEIRO QUE O GOVERNO MUDO ALGO MAS POR DE TRAS DOS BASTIDORES SABEMOS QUE NÃO FUNCIONA ASSIM E SIM SE TORNO UM GOVERNO MANIPULADOR VICIADOS EM DESVIOS DE VERBAS TORTURAS E TIRANDO DOS POBRES E PASANDO UMA MARGEM DE QUE O GOVERNO ESTA PRA MUDAR ISSO TUDO É UMA FARSA POIS SABEMOS MUITO BEM QUE OS VERDADEIROS MANIPULADORES ESTÃO POR TRAS DESES SIMPLES FANTOCHES QUE SE DENOMINAM PRESIDENTES GOVERNADORES SECRETARIOS E ETC... PRA FICAR MAS CLARO RICO NAO FICA MAS RICO EM CIMA DE UM RICO E SIM EMCIMA DO POBRE ESE É O LEMA DESE GOVERNO OPRESSOR QUE AOS POUCOS ESTÃO QUERENDO IMPLANTAR A DITADURA AQUI NO BRASIL MAS PESA-MOS O APOIO DE TODOS PRA ACORDA E VER COMO ESTA INDO O BRASIL EM MODO GERAL E PRINCIPALMENTE OS PRESÍDIOS TENDO MUITO DESRESPEITO TORTURA DESCASOS E ETC... AS FEDERAIS ESTÃO DESUMANAS EM MODO GERAL PORISSO VINHEMOS ATRAVÉS DESTE PEDIR O APOIO E UNIÃO DE TODOS POIS ESSA LUTA BENEFICIARÁ A TODOS DE MODO GERAL POIS QUEM PASSOU NESSES LUGARES SABEM MUITO BEM COMO É ENTÃO QUE TODOS ABRASEM ESTÁ CAUSA COMO SE FOSEM SUAS E ESTAMOS COM AS LINHA DE DIALOGO EMCIMA DESA QUESTÃO EM ABERTA PARA JUNTOS VER UM MELHOR CAMINHO PRA ESTA SANANDO ESSES DESCASOS , DESUMANIDADE TORTURA E TUDO QUE FOGE DOS PARÂMETROS DAS LEIS IMPLANTADAS NOS SISTEMAS PRISIONAIS DESDO COMUM AO RIGIDO EM GERAL PRINCIPALMENTE NAS FEDERAL.
E EMCIMA DE TODA ESSA NARRATIVA APARTIR DE AMANHÃ 11/03/2020 TODOS SISTEMAS PRISIONAIS DE MODO GERAL EM TODO PAIS DO BRASIL NÃO SAIRA PRA ATENDIMENTO PROS FORUM ATÉ TERMOS UMA RESPOSTA PLAUSÍVEL E TIVERMOS UM TRATAMENTO DIGNO EMCIMA DAS LEIS AGORA É HORA DE DEIXARMOS AS INDIFERENÇAS DE LADOS EM MODO GERAL E FOCAR NESSA CAUSA EM PROOL A TODOS QUE ESTÃO SOFRENDO NESES SISTEMAS E FEDERAIS DO BRASIL.
E DEIXAMOS CLARO NÃO ESTAMOS AQUI PRA MEDIR FORÇAS E SIM ENCONTRA UMA SOLUÇÃO PLAUSÍVEL NESAS QUESTÕES APRESENTADAS.
ASS: REEDUCANDO DO BRASIL
SÓ QUEREMOS NOSSOS DIREITOS.
Fonte: UOL







E NÓS, TRABALHADORES DIGNOS, QUANDO VAMOS TER A NOSSA GREVE?ACORDA, CATEGORIA, VAMOS PRA LUTA!!!
ResponderExcluirIMPRESSIONANTE COMO ELES SE FAZEM DE VÍTIMAS.CADEIA NÃO É HOTEL DE BANDIDO!!!
ResponderExcluirIMPRESSIONANTE COMO ELES SE FAZEM DE VÍTIMAS.CADEIA NÃO É HOTEL DE BANDIDO!!!
ResponderExcluirIMPRESSIONANTE COMO ELES SE FAZEM DE VÍTIMAS.CADEIA NÃO É HOTEL DE BANDIDO!!!
ResponderExcluirEra só o que faltava mesmo... Bandido fazendo greve? Tem que levar canetada dos juízes quando se recusarem a ir em audiência. Tem que tirar benefícios, correr processo em revelia, coisas desse tipo. É cada uma...
ResponderExcluir