11 abril 2020

GDF confirma, 06 internos e 13 policiais penais com Covid-19; Hospital de campanha será montado na Papuda

Ministério Público e Justiça do DF informou que 14 detentos e 19 policiais penais testaram positivo, mas Secretaria de Saúde alertou que grupo ainda deve passar por exames para confirmar diagnóstico.


Por G1 DF
11/04/2020 
Exército faz a segurança dos acessos ao Complexo da Papuda em Brasília/DF

Na manhã deste sábado (11), a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que, aplicou testes rápidos em parte dos internos do Sistema Penitenciário do DF, e em policiais penais que trabalham em escala de plantão, e que 13 agentes penais e seis internos estão com Covid-19. A ação foi necessária desde que o primeiro agente penal foi testado positivamente para a presença do vírus.

Na noite de sexta-feira (10), o Ministério Público e Vara de Execução Penal do DF informou que chegava a 14 o número de detentos com teste positivo para o coronavírus no Complexo Penitenciário da Papuda, e 19 policiais penais infectados.

No entanto, segundo a SES, os 332 internos da ala em que os contaminados estavam e 126 policiais foram submetidos a testes rápidos para diagnóstico do coronavírus. A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) aguarda o resultado final dos testes.

A SES afirma ainda que os resultados dos testes rápidos necessitam de contraprova, ou seja, de avaliação epidemiológica e realização de exame PCR de Covid-19, uma vez que os testes de antígenos precisam de uma confirmação clínica e laboratorial.

Os agentes já confirmados estão afastados, os reeducandos da ala dos contaminados foram isolados dos demais apenados. Não há registros de casos graves entre eles.As celas estão sendo higienizadas diariamente com Hipoclorito de Sódio, componente da água sanitária. O banho de sol tem sido feito em separado e por mais tempo.
Prédio  do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

"Sob controle": Saúde vai montar hospital de campanha na Papuda com 50 leitos

Em nota divulgada na manhã desta sexta-feira (10), Cury, afirmou que "não há descontrole na situação no âmbito do sistema prisional do DF".

Segundo a magistrada, "estão sendo adotadas todas as medidas indicadas pelos órgãos de saúde para evitar a propagação do vírus". Entre elas, citou o isolamento de presos idosos.

A Sesipe e a VEP anunciaram uma série de medidas de prevenção contra o coronavírus no sistema carcerário do DF nas últimas semanas. Veja algumas delas:

* Visitas das unidades prisionais estão suspensas desde sexta-feira (3) até o próximo dia 10 de abril, quando será novamente avaliada.

* As transferências de detentos das unidades carcerárias da Polícia Civil para o Centro de Detenção Provisória (CDP) ou Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), estão ocorrendo uma vez por semana. Anteriormente, eram feitas duas vezes por semana.

*Ao chegar às unidades prisionais, todos passam por triagem, que inclui vacinação e avaliação, realizada por equipe de saúde

*Há quarentena pelo período de 14 dias aos presos recém-chegados

*Um consultório específico para Covid-19 foi montado no Centro de Detenção Provisória. =

*Foram criadas alas específicas para idosos

*A higienização de celas e carros oficiais da Sesipe foi reforçada.

*Hospital de campanha no presídio
Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília — Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília



O novo complexo visa reforçar a estrutura de saúde já existente na Papuda e dar suporte para quaisquer necessidade que possa surgir

O Complexo Penitenciário da Papuda receberá um hospital de campanha com aproximadamente 50 leitos.  A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES), em parceria com a Secretaria do Sistema Penitenciário (SESIPE), informa que a estrutura está em fase de planejamento e avaliação técnica, a montagem.

O hospital será composto de 10 leitos com suporte de ventilação mecânica e 30 leitos de retaguarda para internação, e visa tratar dos casos de Covid-19. O novo complexo visa reforçar a estrutura de saúde já existente na Papuda e dar suporte para quaisquer necessidade que possa surgir.

A VEP informou ainda, na noite desta sexta, que está prevista para a próxima semana avanços na instalação de um hospital de campanha na Papuda, voltado para os casos de coronavírus.

"O Secretário de Segurança Pública informou à juíza que na segunda feira será avaliado o melhor local para a instalação do hospital de campanha dentro do Complexo da Papuda, após análise relativa aos aspectos de segurança, saúde e estrutura arquitetônica. Uma vez definido o local, a previsão é de que seja concluído em 10 dias", informou.

Fonte: G1/Jornal de Brasília

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.