Detento estava em atendimento no Hospital da Vila Alpina quando tentou escapar, mas fuga foi frustrada pela ação rápida da equipe de escolta.
Por Redação SIFUSPESP
Publicado: 15 Abril 2020
Policiais penais da Base de Santana impedem fuga de detento |
Alegando que estava passando mal, o preso estava sendo conduzido numa cadeira de rodas, quando se levantou e saiu correndo pelo corredor do hospital em direção à rua. A equipe de escolta da base de Santana perseguiu o detento que, ao alcançar a rua, havia se escondido na tubulação de esgoto.
Fatos ocorreram no Hospital Estadual de Vila Alpina na zona leste da capital |
Os policiais penais entraram em luta corporal com o detento, conseguiram prontamente imobilizar o preso e a tentativa de fuga terminou frustrada. Além de terem se machucado ao entrar na tubulação, os policiais penais da equipe de escolta correram o risco de contaminação devido à exposição aos resíduos do esgoto.
O SIFUSPESP tem recebido inúmeras reclamações das equipes de escoltas devido a situações situações semelhantes, nas quais detentos afirmam estar passando mal, quando chegam ao hospital não estão de fato com problemas de saúde e ainda tentam fugir durante o atendimento externo.
O sindicato já cobrou providências junto à Secretaria de Administração Penitenciária e alerta para que, nas unidades prisionais, seja feita uma avaliação melhor dos detentos antes de encaminhamento aos hospitais visando evitar que os casos se repitam.
Base Santana da Escolta Prisional, cujo foco está em evitar fugas e arrebatamentos dos reclusos do sistema. |
Atribuições e aprimoramento da Escolta
São muitas as ramificações de atuação da equipe especialmente treinada nas execuções operacionais. É de responsabilidade dos agentes, por exemplo, as escoltas de reclusos do sistema prisional a fóruns e unidades de saúde - agendados ou de urgências.Os Policiais penais da Escolta também estão presentes nas remoções entre estabelecimentos prisionais da região metropolitana para outras coordenadorias do Estado, bem como para guarda e custódia em carceragens de fóruns, apresentações judiciais de réus, além de zelar pelos presos internados em hospitais e de fazer acompanhamento até um Instituto Médico Legal (IML) e também ao Instituto de Medicina Social e de Criminologia (IMESC).
Objetivo do grupo é proporcionar segurança aos servidores, aos próprios detentos e a terceiros nos deslocamentos externos para órgãos públicos e privados no Estado de São Paulo |
Cabe ainda aos agentes a escolta em velórios, quando o parente de um preso falece, e em visitas domiciliares a parentes doentes. Outra ação do rol de atribuições é acompanhar os deslocamentos de presos interestaduais, feitos por via terrestre ou aérea.
Desde sua implantação, os serviços prestados pela Base passam por constantes aprimoramentos por meio de instruções diárias, cursos e estágios especializados. Ao longo desses seis anos, novos itens foram incorporados, como viaturas, coletes balísticos e armamentos, sempre visando a proteção de todos os envolvidos.
Fonte: SIFUSPESP/SAP
O detento não estava com algemas nas mãos e nos pés????Parabéns aos guerreiros pela captura, mas não devemos confiar nesses fingidos.
ResponderExcluirDuvido que faria isso se estivesse algemado nos pés tbm, duvido tbm uma unidade da grande sp que não tenha algema de tornozelo. nao se deve desacreditar, passaralho tá solto.
ResponderExcluiro nucleo de saude tem uma diretora que tudo quer mandar ir para hospital, Obrigando auxiliares e enfermeiros solicitarem PS. Enquanto isso ocorrer de desvio de função dos da enfermagem mediarem e indicarem PS sem necessidade sempre ocorrera risco, Deveria abrir uma sindicancia para apurar a desta diretora de saude desta unidade.
ResponderExcluirA saude do CDP de Vila independencia é uma vergonha, a diretora de saúde não sabe o que faz lá. Quer ser a medica, send uma psicologa. Obriga toda enfermagem a atender e medicar os presos, (exercicio ilegal da medicina) alem de mandar pedir PS por qualquer coisa, pois lá não tem medico, diversas vezes chega a viatura do AEVP e o proprio preso fala que não uqer ir pois ja esta bom.
ResponderExcluirUma pura incopetencia desta diretora de saude. Pois ela fala que lá é cadeia e que é assim do jeito dela.
Deveria abrir sim uma sindicancia ou PAD para apurar, pois tem muitas mortes misteriosas de presos na enfermaria.
Pura verdade, a diretora de saúde só atrapalha e não sabe fazer o serviço. Muitos presos e funcionarios se prejudicam pela incopetencia e falta de vontade desta diretora.
ExcluirNão sei como não caiu ainda esta diretora de saúde.
Ministerio Publico e corregedoria da uma olhada nesta diretoria de saude...
A saude no CDP DE VILA INDEPENDENCIA é uma vergonha, não tem medico, enfermeiros medicam como medicos, a diretora de saúde Monica não faz nada para melhorar a saude da população carceraria e dos funcionarios, pura incopetencia realmente. O risco existe de covid19, pois ela não esta nem ai com o isolamento, sem contar das mortes que ocorrem na enfermaria e nada é feito a anos.
ResponderExcluirPrecisa tirar esta diretora e colocar alguem que trabalhe de verdade na saúde.
Diretora de saude correria de ladrão
ExcluirEsta mesma diretora de saúde uma vez falou que não tinha obrigação de fornecer EPI para os funcionarios contra o corona virus. Que cada um fizesse seu corre. Não vale nada esta mulher.
ExcluirDiretora lixo
ResponderExcluir