05 junho 2020

Estado aguarda "superação da crise sanitária" e não tem data para inaugurar o novo CDP de Álvaro de Carvalho/SP


Sem data definida para inauguração. Esta é a posição da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), em nota enviada ao JP, sobre o novo Centro de Detenção Provisória (CDP) de Álvaro de Carvalho (a 29 km de Marília).



Da redação
June 4, 2020

Sub-portaria do novo CDP de Álvaro de Carvalho, localizado na região central do estado de SP

A inauguração da Unidade estava prevista para 2018, mas atrasos nas obras adiaram a previsão para fevereiro de 2019. Novos atrasos, desta vez burocráticos e administrativos, adiaram novamente a entrega, mas sem prazo definido.

A SAP anunciou no início deste ano o dia 5 de março para a inauguração do novo CDP. Mas, desta vez, a pandemia do coronavírus foi a causa de novo adiamento, agora, sem data definida.

"A Unidade está inserida no Plano de Contingência da Secretaria da Administração Penitenciária e assim se manterá até a superação da grave crise de saúde pública instalada", cita a Nota da SAP.

O JP apurou que uma grande quantidade de alimentos comprados para abastecer o novo CDP começaram a ser entregues a partir do dia 18 de maio.

"O CDP estava previsto para ser inaugurado em 05/05, por isso havia sido providenciada a aquisição de gêneros alimentícios para a unidade.
Unidade que custou R$ 48,6 milhões seria entregue no primeiro semestre de 2019,
e não foi concretizada até a atualidade a sua entrega

Contudo, devido a pandemia, a inauguração foi adiada e os itens adquiridos estão sendo remanejados para outras unidades prisionais da região", explicou a SAP.

A Unidade tem capacidade para 823 detentos e o número de funcionários que atuarão lá não foi informado por questões de segurança. Muitos desses funcionários são moradores de Marília e algumas cidades da região, que enfrentam muitas dificuldades nesta situação. Eles estão atuando em presídios de outras regiões e da Capital, aguardando a inauguração do novo CDP para serem transferidos.

Além disso, a entrega do novo CDP ajudará a amenizar a preocupante superlotação na Penitenciária de Marília e outras unidades da região Oeste Paulista, justamente neste período da pandemia do coronavírus.
Vista lateral esquerda da U.P

NOTA DA SAP

"A Secretaria da Administração Penitenciária informa que, em um primeiro momento, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Álvaro de Carvalho estava previsto para ser inaugurado em 05/05, por isso havia sido providenciada a aquisição de gêneros alimentícios para a unidade. 

Contudo, devido a pandemia, a inauguração foi adiada e os itens adquiridos estão sendo remanejados para outras unidades prisionais da região. A capacidade do novo CDP é de 823 vagas e ele se destinará a atender presos provisórios da região. O número de funcionários por unidade não é repassado por questão de segurança.

Salientamos ainda que a unidade prisional, que será objeto de operação compartilhada, está inserida no Plano de Contingência da Secretaria da Administração Penitenciária e assim se manterá até a superação da grave crise de saúde pública instalada".


Fonte: JORNAL DO POVO

2 comentários:

  1. Vergonha desta SAP, deste Secretario e deste governador, que não sabem o que fazem e não respeitam ninguem em seu estado.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.