25 junho 2020

Óh, que dó: Chefes da maior facção criminosa do Rio estão isolados com coronavírus em galeria chamada "panela de pressão"

Em galeria conhecida como 'panela de pressão' do sistema prisional, de 153 detentos testados, 78 estão infectados ou já tiveram contato com o vírus.


Paolla Serra
25/06/2020
A parede de chapas de aço que divide as duas unidades de Bangu 3 Foto: Márcia Foletto/8.9.2005

Pelo menos 36 chefes do tráfico de drogas da maior facção criminosa do Rio estão isolados com coronavírus na Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho, conhecida como Bangu 3B, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. Os presos estavam na galeria B7, que reúne as maiores lideranças da quadrilha que não foram transferidas para presídios federais e é chamada de “panela de pressão” do sistema prisional.
Os testes foram feitos pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) em todos os 153 presos da B7 - outros 42 apresentaram IgG positivo, o que significa que já foram infectados há pelo menos três semanas e estão possivelmente imunizados contra a Covid-19, e 75 tiveram o resultado negativo. No total, Bangu 3B possui mais de mil detentos atualmente, divididos em sete galerias.
Complexo  de Gericinó, na Zona Oeste, que concentra diversos presídiosFoto: Bruno Gonzalez / Agência O GLOBO
Entre os contaminados está Murilo Almeida de Melo, o Gordão da VK, que atuava na comunidade Vila Kennedy, também na Zona Oeste da cidade, e pertence a cúpula da facção. Obeso e hipertenso, ele chegou a ter falta de ar, mas atualmente está assintomático. Gordão responde a processos, entre outros crimes, por homicídios qualificados, inclusive de bandidos dentro de unidades prisionais.

De acordo com a Seap, os exames foram realizados como “medida de prevenção”. A pasta informou que os 36 presos não estão manifestando sintomas da doença e que todos os 153 detentos da galeria B7 são acompanhados diariamente pela equipe técnica do presídio.
Com auxílio de cães, policiais penais do SOE fazem revista em celas de Bangu 3B, em uma operação em 2018
 Foto: Reprodução
Há casos confirmados de chefes da facção infectados em outras unidades do Complexo de Gericinó. O traficante Adair Marlon Duarte, o Aldair da Mangueira, condenado a mais de 60 anos de prisão por crimes como tráfico de drogas e homicídios qualificados, é um deles.

Cardiopata, hipertenso, portador de asma e bronquite, ele está numa cela na Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino, conhecida como Bangu 1, onde ficam presos em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) ou que tenham cometido falta disciplinar grave. Depois de cumprir parte das penas em presídios federais, ele retornou ao Rio e estava na B7 de Bangu 3B até ser transferido.
O traficante Adair Marlon Duarte, o Aldair da Mangueira, que está com coronavírus
Foto: Reprodução
Para a advogada Mirian Basílio, por serem do grupo de risco e poderem ter o quadro de saúde agravado, tanto Adair quanto Murilo deveriam receber tratamento médico adequado ou o benefício da prisão domiciliar.

De acordo com a Seap, até o momento, 109 presos testaram positivo para a Covid-19, tendo 12 deles falecido. Ainda segundo a secretaria, 201 agentes penitenciários foram contaminados e quatro morreram.

Fonte: Revista ÉPOCA

3 comentários:

  1. A advogada está corretíssima! Inclusive recomendo q estes líderes de facções cumpram a PAD nas dependências do Supremo Tribunal Federal. O STF usa mais de R$15.000.000,00 com assistência médica e odontológica, gasta mais de R$1.500.000,00 com auxílio moradia. Embora seja um prédio público e não tenha sido construído para servir como residência, certamente suas dependências possuem melhor condição de habitabilidade do que uma Penitenciária. Inclusive um Ministro certa vez se manifestou contrário a transferência de um criminoso para o Brasil porque nossos cárceres são "verdadeiras masmorras". Respeitando opiniões contrárias, esta é a minha. emanuel-assis

    ResponderExcluir
  2. A advogada dos presos que esta tão preocupada com as condições dele,certamente bem paga, além de alguns juizes que queiram solta-los.Para alívio da população deveriam serem responsaveis por qualquer atos por eles cometidos e dar abrigos para eles em suas propriedades.

    ResponderExcluir
  3. A advogada dos presos que esta tão preocupada com as condições deles,certamente bem paga, além de alguns juizes que queiram solta-los.Para alívio da população deveriam serem responsaveis por qualquer atos por eles cometidos e dar abrigos para eles em suas propriedades.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.