Servidor tinha um emprego e era respeitado, porém se esqueceu que era mais que um servidor, era a autoridade dentro dos raios e galerias, era a encarnação da lei e da ordem, jogou tudo fora.
Leandro Leandro
07/07/2020
Estava tão perdido que quando caiu em si e na realidade, tinha trocado de uniforme, e agora não era mais um policial penal, mas sim um preso, com matricula e tudo o mais que eles têm direito |
Não, não se satisfez com os salários minguados e com a responsabilidade de procurar um bico, ou mesmo um ganha pão menor, mas que trouxesse um pouco mais de dignidade a si próprio e aos seus familiares, porém de forma honesta e íntegra, sem ter que se esforçar para tentar ludibriar e trair seus princípios junto aos seus companheiros de trabalho, ao Sistema Penitenciário, ao Estado, a seus amigos e vizinhos, parentes e familiares. Não.....ele quis da forma mais fácil e rápida.
E se esqueceu no entanto de todos estes seres humanos, se esqueceu de seu compromisso e juramento que fez ao ir trabalhar e defender o Estado, se esqueceu de seus familiares, dos parentes e amigos, vizinhos e amigos que tinha na Unidade Prisional, da confiança que todos estes depositaram nele, na credibilidade que ele tinha com todas estas pessoas, por quanto?
Valeu a pena? Valerá a pena algum dia no futuro lembrar-se de toda humilhação e vergonha por quais fez todos passarem, será que em nenhum instante ao menos se lembrou que quando fez o concurso tirou a vaga de uma pessoa séria e comprometida, necessitada também financeiramente, mas que porém tinha em seu ser a lealdade, a responsabilidade os valores morais e éticos incorruptíveis e que jamais iria fazer o papel de "palhaço"?
Colocando com suas atitudes não apenas seus familiares, vizinhos , parentes e amigos da vida privada em risco, mas seus próprios companheiros de trabalho, a segurança da Unidade Prisional que conta com a capacidade para 1080 reeducandos (presos em progressão penal) mas que na verdade abriga uma população carcerária de 1718 reeducandos. Pois infelizmente e apesar de tudo o Estado não vence construir cadeias.
Não pensou um instante sequer que mesmo se não fosse preso, em algum momento seria usado para levar armas para a U.P.? E que se falasse não ao crime organizado seria retaliado e que as consequências poderiam ser ainda piores, com efeitos colaterais em seus próprios familiares, seus filhos e esposa, amigos e sem falar em todo o Corpo Funcional da U.P. ?
É simples assim, ou é, ou não o é! |
Só quero que saiba que durante os 29 anos e dois meses em que trabalhei no Sistema Prisional aprendi muitas lições, de forma muito simples com os próprios presos, e eles ali muitas vezes não mentem.
- "Chefe só tô aqui por causa da minha ambição desmedida, sem tamanho, não conseguia mais levar minha vida sem ter um pouco mais do que eu tinha e de ostentar para os outros tudo o que eu conseguia de forma desonesta, se esqueci que eu não precisava nada disso, agora tô em cana e ninguém, nenhum amigo ou parente sequer se lembra que eu existo, e eu só queria impressioná-los. Fiz tudo errado chefe, tinha que ter se preocupado só comigo e com meus familiares.
Mas agora é tarde, e eu não consigo mais isso, é tarde pois ao sair daqui serei um homem marcado pela sociedade e por todos aqueles que um dia depositaram sua confiança em mim. Quebrei a minha credibilidade, isso nunca mais eu terei. E eu sei disso chefe. E agora o que já era difícil, ficará ainda mais cruel."
Este foi apenas um dos muitos depoimentos de presos arrependidos durante os horários de trabalho no antigo Instituto Penal Agrícola desabafando, pois além de policiais penais, somos psicólogos, assistentes sociais, educadores e acima de tudo somos exemplos para aqueles homens e mulheres.
Exemplos de honestidade e retidão, que vivem as duras penas, mas que não se traem, não se corrompem e que são leais a família, aos parentes aos amigos, aos companheiros de trabalho e acima de tudo e principalmente a si próprio, pois aquele que mente e tenta se enganar, mente e engana a quem quer que seja.
Como já dizia o filósofo:
"Se trair a si mesmo, se disse coisas falsas, se agir de acordo com uma mentira, você enfraquece seu caráter. Se tiver um caráter fraco, a adversidade o derrubará quando surgir, e ela surgirá, inevitavelmente. Vai tentar se esconder, não haverá nenhum lugar em que se esconder. E então, você se verá fazendo coisas terríveis."
E assim são descobertos os patifes, pois até mesmo os homens honestos precisam de patifes à sua volta. Existem coisas que não se podem pedir às pessoas honestas para fazerem.
Obs:A palavra palhaço tem uma conotação e significado totalmente diferente no chão do cárcere, daquele conhecido nos dicionários. Na cadeia ela serve para designar o servidor que trocou de lado, aquele que foi levado no bico e ludibriado pelo crime, enganado, ou mesmo que foi apenas seduzido por dinheiro e que na verdade já era bandido, mas que faltava-lhe o preço, e pior, é aquele que fez palhaçada com os companheiros de trabalho, traindo-os e colocando-os na verdade na ponta da faca literalmente.
Este é o servidor que caiu no sábado dia 04/07/2020 e que era lotado no CPP de Jardinópolis.
Leandro Leandro
otário, servirá de exemplo; pode puxar a corda no pescoço se ainda existir um pouco de dignidade.
ResponderExcluirÉ mais um vagabundo. Que pague na forma da justiça o seu erro.
ResponderExcluir