09 julho 2020

VERGONHOSO: Tribunal de Justiça de SP instaura PAD contra juiz que roubava água do fórum

Magistrado é investigado por encher uma mochila com garrafas d'água da copa todas as vezes que comparecia ao fórum.


Frederico Vasconcelos
8.jul.2020 
“Todas as vezes que ia ao fórum, ao sair passava na copa e enchia a mochila com garrafas de água”,
segundo o corregedor-geral, desembargador Ricardo Anafe.

O Tribunal de Justiça de São Paulo instaurou processo disciplinar contra o juiz Antonio Marcelo Rimola, que não comparecia regularmente à 2ª Vara Cível de Itaquera (SP), mas “todas as vezes que ia ao fórum, ao sair passava na copa e enchia a mochila com garrafas de água”, segundo o corregedor-geral, desembargador Ricardo Anafe.

Por unanimidade, o colegiado rejeitou a defesa prévia do magistrado e instaurou um processo administrativo disciplinar contra ele, nos termos do voto do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Anafe.

Consta dos autos que o juiz, todas as vezes que ia ao fórum, enchia uma mochila com garrafas da água. Segundo apuração da Corregedoria, isso fez com que o consumo de água do fórum passasse a ser de 240 garrafas por mês, totalizando 6,5 litros por dia.

"As garrafas de água ficavam na copa, ele passava na copa e retirava as garrafas. O tribunal não tem auxílio água. Foi um verdadeiro auxílio água estabelecido pelo magistrado", afirmou Anafe. “O tribunal não tem ainda ‘auxílio d’água'”, disse o corregedor. Além disso, o corregedor disse que o juiz não conferia decisões, delegava essa tarefa aos auxiliares, raramente comparecia ao fórum às segundas-feiras e ainda proferia palavrões contra colegas de trabalho.

Anafe concluiu que a conduta do magistrado fere dispositivos da Lei Orgânica da Magistratura. "Onde já se viu levar garrafas de água para casa? Isso chega ao ponto do ridículo, aumentando os custos do tribunal", completou o desembargador Ferraz de Arruda.
Desembargadores Ricardo Anafe e Ferraz de Arruda, em sessão telepresencial (TJ-SP/Reprodução)

Anafe rejeitou a defesa prévia de Rimola.  Sua proposta de instauração de processo administrativo disciplinar foi aprovada por unanimidade, em sessão telepresencial do Órgão Especial no dia 1º de julho.

O procedimento administrativo poderá esclarecer outras irregulares atribuídas a Rimola. Muitos dos atos praticados nos processos foram delegados a servidores, que assinavam com o cartão do juiz.

O caso foi aberto a partir de representação formulada por juízes do Fórum Regional de Itaquera, na zona leste de São Paulo. Foi registrada também queixa de falta de urbanidade com os colegas da mesma vara.

"Em todos esses anos de Órgão Especial, temos muitas surpresas ruins com infrações cometidas por magistrados. Mas essa seria cômica se não fosse trágica". Essa foi a reação do desembargador Ferraz de Arruda, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, diante do caso de um juiz da capital acusado de levar garrafas de água do fórum para sua casa.

“Mas, neste caso, não poderia deixar de dizer que seria cômico, se não fosse trágico”, além de aumentar os custos do tribunal. “Onde já se viu levar garra de água para casa? Duzentos e quarenta garrafinhas, chega ao ponto do ridículo”, disse Arruda.

Fonte: Folha de São Paulo

7 comentários:

  1. Se esse fosse o único tipo de crime dessa gangue que pensa que manda no Brasil,até que não seria taã ruim.O pior são as vendas de sentenças, penduricalhos e esquemas com políticos corruptos.E, até quando são exonerados, continuam a receber seus absurdos salários.Brasil, país de tolos!

    ResponderExcluir
  2. será aposentado compulsoriamente, com salário integral e todos os penduricalhos da carreira de juiz e em breve estará exercendo a advocacia.
    Tenho certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das 20:45, pior é que eu acredito nisto tbm. Direitos adquiridos... estafa mental e blá, blá, blá! Talvez até consiga ser um "Coordenador Geral do Procon para momento de pandemia" ou algum cargo comissionado qualquer com salário exorbitante. Triste mesmo! E fé em Deus porque quem sabe não refaz a humanidade! emanuel-assis

      Excluir
    2. infelizmente meu irmão. Esse ai do procon é o ladrão da merenda das escolas púbicas? pegaram dois lagartos nesse B.O. mas o patrão ganhou cargo comissionado foi isso. LAMENTAVELMENTE

      Excluir
  3. Vagabundo e "sem futuro" existem em todos os cargos públicos. Na unidade em que trabalho os funcionários que "pagam" o Sedex confiscam um monte de coisas dos presos. Depois o preso fixa "perrecando" o dia inteiro na orelha do ASP que trabalha no raio. Na minha opinião é ladrao "pé de chinelo". Roubando bala e doce de leite de ladrão.Isso é algo vergonhoso. Bando de mendigos.Mas lixo existe em todos os cargos públicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde eu trabalho tem nego que faz isso e ainda se acha "monstrao". Kkkkkk

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.