Secretaria de Administração Penitenciária diz que todos os casos foram assintomáticos e que muitos já saíram do isolamento.
Mônica Bergamo
11.ago.2020 às 23h16
A Defensoria Pública do Estado de SP identificou no Centro de Detenção Provisória II de Pinheiros, em São Paulo, 46% da população carcerária contaminada pela Covid-19 (748 presos), 33 policiais afastados e uma superlotação de 203%. Os dados foram obtidos em inspeção realizada na última sexta (7).
EXPONENCIAL
O número pode ser considerado alto —a taxa de contaminação pelo coronavírus entre a população adulta da cidade de São Paulo é de 17,9%, segundo o monitoramento SoroEpi MSP.
EM ORDEM
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) diz que não houve qualquer internação hospitalar na unidade e que todos os detentos estavam assintomáticos e “com boa saúde”. “A SAP aplicou todas as medidas de higiene e distanciamento preconizados pelos órgãos de saúde desde o início da pandemia”, diz em nota.
NOVA CHANCE
E o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) vai analisar, nesta quarta (12), dois mandados de segurança da Defensoria que pedem a reavaliação de habeas corpus coletivos, impetrados pelo órgão em prol de presos do grupo de risco. Ambos foram indeferidos pelo presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, Guilherme Strenger.
![]() | ||||
Interior do CDP II de Pinheiros, em São Paulo, em 7 de agosto de 2020 - Divulgação |
Leia, abaixo, a íntegra da nota enviada pela SAP:
"A testagem em massa realizada pelo Governo do Estado às pessoas privadas de liberdade e aos servidores do sistema penitenciário paulista obedece a um cronograma técnico da área da saúde, no qual o Centro de Detenção Provisória de Pinheiros II já foi inserido. Deste balanço, não houve qualquer internação hospitalar, todos estavam assintomáticos e com boa saúde. Entre os presos, 816 tiveram resultado positivo no teste rápido. Na ocasião, foram isolados, mas todos já saíram do isolamento. Entre os servidores, houve o registro de 4 confirmados com Covid-19 e também já retornaram às suas atividades.A SAP aplicou todas as medidas de higiene e distanciamento preconizados pelos órgãos de saúde desde o início da pandemia, como a distribuição de material de proteção individual (EPIs) a seus servidores, entre máscaras, luvas, aventais e produtos para higienização das mãos, como o álcool gel.
Sobre o déficit de vagas no sistema prisional, a SAP informa que está em andamento a construção de novas unidades prisionais. Em 2019 foram cinco novos presídios e, atualmente, outros oito vão se somar aos atuais, sendo sete deles já em 2020. Além disso, o Governo do Estado de São Paulo vem adotando medidas que vão além da ampliação da infraestrutura prisional, como o incentivo à adoção de penas alternativas ao encarceramento, parcerias com o Poder Judiciário para a realização de mutirões."
Fonte: Folha de São Paulo
Contraponto:
As Unidades Prisionais inauguradas o ano passado, bem como as que serão estão próximas de serem inauguradas foram todas construídas nos governos anteriores e as restantes só não foram ainda inauguradas pelo simples motivo de o governador e seu séquito insistirem na ideia de privatização das Unidades Prisionais, pois estão quase todas literalmente prontas.
E mentem mais uma vez pois não irão inaugurar as sete(070 U.Ps., como afirmam ainda este ano, mentem de dia, a noite, na madrugada e nos intervalos das refeições, para as mídias e para a população, um governo infelizmente feito e alicerçado apenas sobre uma teia de mentiras e, a própria população paulista é testemunha destas mentiras todas, e sabemos muito bem onde isso tudo irá acabar. Lamentável.
Importante frisar que isso não é culpa da maioria dos gestores das Unidades, pois infelizmente também cumprem ordens, e seja quem for que ali estiver e não concordar com as mentiras, está fora, e como sabemos tem uma fila interminável de pessoas despreparadas e sequiosas também para assumir se for o caso.
Nossa eu fico indignado como mentem como diz o ditado papel aceita tudo .falar que vai inaugurar 7 ainda este ta de brincadeira como esta escrito acima a mentira se tornou comum neste atual governo eles brincam com os pais de familia quantas familias estao separadas porque eles nao inauguram os presidios a tiram a chance dos funcionarios trabalharem pertos de suas casas. E mais ainda falam que os funcionários ja sabiam que era assim antes de começar a trabalhar
ResponderExcluirEnquanto não houver uma manifestação muito forte em todo o sistema penal paulista nós não vamos ser ouvidos.Esse ser que está em um cargo que era para ser honroso(Governador do estado de São Paulo) só pensa em seus interesses pessoais e mente mais que o Alckmin.Greve, operação legalidade,operação tartaruga;alguma coisa tem que ser feita,pois só falar não surte efeito.Força e honra!
ResponderExcluirUm presidio com o triplo da capacidade eu gostaria de saber onde eles estao isolando estes presos
ResponderExcluireu creio na justiça de Deus
ResponderExcluir