27 agosto 2020

Servidores penitenciários não existem para Justiça de São Paulo ou para os Institutos de Defesa, apenas o preso

Justiça manda governo de SP tomar medidas contra Covid-19 em presídios. Descumprimento da determinação acarretará multa diária de R$ 50 mil

Fábio Zanini
27.ago.2020 às 19h50
CDP II de Pinheiros, o segundo da esquerda para a direita, localizado no Complexo de Pinheiros em SP
 tem 46% dos presos infectados pela Covid-19

SÃO PAULO -  O governo de São Paulo deverá adotar, em até dez dias, uma série de medidas para prevenir a contaminação de presos pela Covid-19.

A ordem foi dada pela juíza Alexandra Fuchs de Araujo, da 6ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, a partir de ação civil pública do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD).

"No atual cenário de gravíssima crise de saúde pública deflagrada pela pandemia do novo coronavírus, os direitos fundamentais da população carcerária têm sido colocados sob risco e afronta ainda maiores", afirma a ação do instituto, que reúne alguns dos mais renomados advogados do país.
Interior do CDP II de Pinheiros, em São Paulo, em 7 de agosto de 2020 - Divulgação


Em decisão da última terça-feira (25), a juíza determinou a realização de campanhas sobre a Covid-19 nos presídios, com informações sobre medidas de prevenção e tratamento, além do fornecimento ininterrupto de água, abastecimento de remédios e garantia de acesso a alimentação pelos presos.

"A Constituição Federal prevê, no rol dos direitos e garantias individuais, que é assegurado aos presos o respeito à sua integridade física e moral (art. 5º, inciso XLIX), sendo certo o dever estatal 
de assegurar a saúde dos presos", afirmou a magistrada em sua decisão.

O descumprimento da determinação acarretará multa diária de R$ 50 mil.
Penitenciária de Franca: 505 presos com covid-19, OAB pede providências
O pleito inicial do IDDD foi parcialmente atendido pela juíza. A entidade pediu que o Estado fosse obrigado a atender nove itens, entre eles o estabelecimento de triagem de todas as pessoas que entrassem em instituições prisionais, garantia de banho de sol diário de seis horas e fornecimento de itens de limpeza e higiene pessoal.

A juíza, no entanto, entendeu que parte dessas exigências já é cumprida pelo governo estadual. Em outros casos, como a exigência de respeito ao banho de sol e ao recebimento de itens enviados por familiares (conhecido como "jumbo"), Araujo concedeu prazo de 72 horas para o estado se manifestar.

"Essa decisão representa a urgência de o Estado tutelar a integridade física das pessoas presas, haja vista a situação absolutamente caótica de nossos cárceres. E desse papel ele não poderá se omitir", afirma o presidente do IDDD, Hugo Leonardo.

Penitenciária II de Sorocaba estava com 1/3 dos presos contaminados pela Covid-19, segundo a Defensoria Pública
O estado de São Paulo teve até agora 24 mortes por coronavírus nas prisões. Houve 4.685 casos confirmados da doença em presídios.

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária afirmou que já cumpre todas medidas citadas na ação.

"Desde antes da pandemia, a pasta vem realizando campanhas de esclarecimento tanto com os funcionários quanto com os presos sobre protocolos de saúde."
Desinfecção por causa da Covid-19 em presídio de Sorocaba, no interior paulista - Divulgação/Defensoria Pública
A nota diz que foram distribuídas nas unidades prisionais diversos itens de proteção, incluindo 3,2 milhões de máscaras e 69 mil litros de álcool gel, além de aventais, luvas descartáveis, óculos de proteção, sabonete líquido, detergente e termômetros digitais.

"Foram suspensas as atividades coletivas, e a limpeza das áreas foi intensificada. Além dos funcionários, a entrada de qualquer pessoa foi restringida, inclusive com a suspensão das visitas. Os presos que entram no sistema prisional passam por quarentena, e os grupos de riscos são monitorados", afirmou a pasta.

Fonte: Folha de São Paulo

Contraponto: Eu sei perfeitamente que o sistema penitenciário não foi feito para o servidor, e não é ser corporativista de forma alguma, é que ninguém nos vê realmente,  mesmo sabendo que é necessário os servidores para fazer a engrenagem funcionar, ninguém se lembra, somos a sujeira sob o tapete, aquela que ninguém quer ver.

A sociedade como um todo e principalmente os poderosos apenas se lembram dos servidores penitenciários quando tem rebeliões, fugas em massa e salve de ataques. Caso contrário esqueça. 

E o Judiciário principalmente, mesmo sabendo que estamos lá dentro, que somos a "Longa Manus" do Poder Judiciário, no efetivo cumprimento das condenações ou imposições impostas tantos aos detentos em espera de julgamento, quanto aos condenados,  fazem questão de nos tornar invisíveis, não estão nem ai, nem uma única palavra em relação aos servidores.

31 comentários:

  1. No cdp de serra azul o figurão foi na televisão falar que Apenas 6 agentes foram contaminados e afastados. Esqueceu de citar que alguns conseguiram fazer os testes em hospitais públicos, outros agentes tiveram que PAGAR o teste particular. O mesmo palhaço disse que 11 presos testaram positivo para covid, detalhe foram 19 presos testados ao todo, qual porcentagem da isso? Enfim. A incompetência pulou de nível, entrega de vez a ADM na mão da facção que será mais organizado, que palhaçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo os presos sao mais organizados que a sap

      Excluir
    2. Triste demais viver esse momento de tanta decadencia e incompetencia no mesmo lugar. Olha isso, só da pra sentir vergonha alheia

      Excluir
  2. Mas a movimentação de presos para atendimento com advogado não diminui. Tem advogado(a) que solicita 15 presos ou mais, por advogado. As unidades não podem misturar presos de outros pavilhões. Tem advogado que acha que pode tudo. Cade o procedimento de segurança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DG bunda-mole, Diretor de Disciplina bunda-mole, ASP bunda-mole...

      Excluir
  3. Sap(secretaria de ajuda ao preso)
    Sap(secretaria de atrasar o policial)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... que criativo... talento desperdiçado heim...

      Excluir
  4. Procedimento de segurança, que procedimento "de segurança" isso não existe só existe em penitenciária Federal, que realmente quem manda e faz e segue procedimento pois tem ordem interna e lei externa, pois aqui nas unidades paulistas , efetivo, material de trabalho, e ordem de cordenador e diretores não convém com a ordem segurança e disciplina, onde já se viu , vem preso e tem que trabalhar e estudar, na rua não quer trabalhar mas na unidade quer, ai então vem a ordem saca 80 detentos para trabalhar, sendo que o efetivo do dia não dá nem 40 agentes, ah desculpa e muita hipocrisia, a tendência e só piorar, todos sabemos, mas continuamos fingindo que um dia isso vai alterar, sim vai fortalecer a organização criminosa que só vem ganhando espaço e conceito mundial, pois usa a verdadeira inteligência " manipular o ser humano , que acha que o certo e o certo , e o errado e o certo,,, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. detalhe... preso quer trabalhar para comprar nutela, chocolate, bolo e "etc" e não para ajudar os filhos ou pagar a água e comida, porq se estivesse em liberdade , teria que pagar igualmente, estudar claro q querem, para sair daqui uma pessoa mais preparada para um trabalho e uma nova vida, claro q nao, e para ganhar remiçao, ja cumprem o minimo de pena e com remiçao menos ainda, simples, tira o direito a remiçao dos estudos, só continuará quem realmente tem a intenção de se aprimorar, sem relatar que estão tirando das escolas professores de crianças, lamentavel.

      Excluir
    2. 40 agentes onde vc trabalha onde é isso? Aqui em campinas são 9 agentes no turno do dia e 4 agentes no plantão da noite com 1.800 presos e vc esta reclamando de soltar 80 presos, aqui de dia ja chegou ter mais de 200 movimentação de preso com 8 agentes e o chefe de plantão, vc esta no ceu amigo deve trabalhar na P1 de Venceslonge ne

      Excluir
    3. Amigo, não é porq vc saca 200 presos com 9 agentes que é mais fódão que qualquer outro, minha unidade tem o mesmo efetivo que a sua, isso continua errado. Então o plantão que tem 3 e saca 500 é o melhor então? Acorda cara, você e seus colegas são explorados e expostos a riscos desnecessários, e se sofrerem agressões ou perderem a vida, o Estado dirá que vcs que sao culpados, onde ja se viu cumprir ordem ilegal sacando 200 com 9 agentes? Acorda filho, sai desse mundo de rios de nutela e céu de brigadeiro.

      Excluir
    4. Enquanto não houver GREVE, não vai haver respeito.Não adianta reclamar, nós já estamos sendo escravizados há anos pelo PSDB.GREVE, simples assim.

      Excluir
    5. Anonimo das 11:11, Não é o caso de mais fodão ou não troxa! Fica com o dedo no rabo tonto! Vc fala que somos explorado e tu ai diz que tem o mesmo efetivo que aqui e faz o mesmo trampo e fala que somos explorado! Seu troxa da porra to na lpt bem colocado pra minha cidade tu acha que vou bater de frente com diretoria? Se o sindicato que ganha pra nos ajudar não bate de frente eu vou bater! tu deve ser aero vp trabalha nas nuvens troxa! vem comentar o que não sabe cu de frango!
      Desculpe minhas palavras Leandro parabens pelo blog

      Excluir
    6. Concordo totalmente com o anônimo das 11:11,não devemos arregar para o estado.Já o anônimo das 13:03 só xingou, falou palavrão e mostrou que é um bunda-mole profissional("não bato de frente com diretoria';"se o sindicato não faz,eu não faço").Continue assim, anônimo das 13:03, o Doria precisa de tipos como você...

      Excluir
  5. Estamos infelizmente vivendo num país, onde só tem corrupção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nada... sééério?!?

      Excluir
    2. E vc, o espertão votou no dolly e no bozo, né?!?!?

      Excluir
    3. E tinha algo melhor?CangaCiro Gomes, Haddad(Maldade), etc...Com relação ao Doria, estou de acordo, tanto é que anulei meu voto,pois para mim nem um dos dois prestavam para ser governador.

      Excluir
  6. A justiça finge que cobra e a sap finge que cumpre e assim a banda toca e vida que segue e os funcionários se esgotando fisicamente e psicologicamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a Operação Legalidade???

      Excluir
    2. Eu me lembro qdo estava na Faculdade. Às vzs alguns alunos decidiam fazer a "semana do saco cheio". Não comparecer na Faculdade. Alguns ainda chegavam pros professores e perguntavam se ele iria por falta. Lógico que iria. Há algum tempo ouço falar em "operação legalidade". Alguns esperam que o "Sindicato" tome a frente. Esqueça. Provavelmente não tomará. A operação legalidade depende de cada um. Do indivíduo. A tarefa determinada não é atribuição? Não faça. Só que é aquilo q eu já disse, se eu fosse Diretor Geral e visse que meu departamento de recursos humanos não tem Oficial Administrativo suficiente para fechar folha de pagamento, dar andamento em pedido de aposentadoria, passar dados para lpt... provavelmente eu, como Diretor Geral, teria que solicitar a boa vontade seja de ASP, de AEVP de qqr um que se dispusesse a ajudar a fazer o serviço. Infelizmente o interesse do Governador é sucatear, mostrar a ineficiência e terceirizar. Eu não deixaria meus funcionários serem prejudicados. Digo meus funcionários por excesso, são todos colegas, mas é para deixar claro que o serviço é público. Serviço público é aquilo que é meu. É daquele q está lendo este texto e assumiu o cargo. É de quem trabalha na iniciativa privada.Todos somos donos. Não quer dirigir? Não faz parte da atribuição (por ora), então não dirija. Não quer ir na escolta externa? Se não faz parte da atribuição, não vá. Que diretor vai poder punir porque se está fazendo o que a lei manda? É assumir consequências. emanuel-assis

      Excluir
    3. Falou tudo, Emanuel.Se cada um de nós aprendesse à dizer NÂO para DGs,Diretores de Disciplina e Chefes de Plantão metidos a ditador já ia começar até a aparecer na mídia a falta de funcionários no sistema.Mas sempre tem puxa-saco que cumpre ordem absurda.E assim nós vamos perdendo nosso valor...

      Excluir
    4. Volta a trabalhar primeiro Emanuel, vc vive de licença e tá reclamando de que

      Excluir
    5. Nossa, anônimo do dia 31, das 11:07, eu devo ter te machucado mto, hem! Tô de férias, 15 dias, volto no plantao na quarta! Se quiser falar comigo pessoalmente! Enfim, difícil ser unanimidade! De qqr forma fico feliz por você expor seu pensamento! Já tá no caminho certo! Quem sabe no futuro você tbm não consiga a coragem de assumir o que fala colocando seu nome! A vida é mto curta! Poucos viverão mais que 100 anos. A maioria vive 70, 80 anos... Já imaginou passar 70, 80 anos aqui na Terra se esgueirando pelos cantos? Com coragem pra falar, mas sem a coragem pra assumir o que fala? Deste jeito você vai ficar "ad aeternum" esperando que o "grupo", o "Sindicato" tome atitude Seja operação legalidade ou qqr outra coisa... Na vdd esqueça este negócio de assumir o que fala num blog. Assuma o que fala e faz na vida. Boa sorte, aí!

      Excluir
    6. Vixi, Emanuel, este aí das 11:07 deve está apaixonado por você! Tá cuidando, hem! Que cara mais prego! Nem deve ter lido o que você escreveu e se leu não entendeu nada! Kkk

      Excluir
    7. Melhor ficar de licença do que trabalhar pra politico vagabundo, faz 8 meses que estou de licença e vou esticando até quando der, é 60 dias de coluna, 90 de psicoloco e ai vai, sara a coluna o psicologico abala, e vamos indo se todo asp fizesse isso queria ver esse governo não chamar os aprovados nos concursos

      Excluir
    8. Parabéns Emanuel, reclamação justa.Quanto ao anônimo das 11:07, deve ser diretor ou um frustrado que quer ser diretor mas não consegue.

      Excluir
  7. SE NÃO EXISTE CONSENSO SOBRE O VALOR DOS DIREITOS HUMANOS , É PORQUE NÃO EXISTE CONSENSO SOBRE O VALOR DOS SERES HUMANOS.

    ResponderExcluir
  8. Pensa num governador ruim agora multiplica.ele ainda consegue ser pior kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2022 vai ser Fora Escória!(Isso se ele não sofrer impeachment antes, devido aos seus atos suspeitos).

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.