15 agosto 2020

Superlotada, penitenciária de Franca/SP, tem 171 presos e 31 servidores com Covid-19, diz SAP, testagem não acabou

Detentos infectados foram isolados em leitos de enfermaria e celas especiais, diz Secretaria de Administração Penitenciária. Testagem total será concluída na segunda-feira (17).


Por EPTV2
15/08/2020 
Penitenciária de Franca, SP — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

Em oito dias, o número de presos infectados com o novo coronavírus na Penitenciária de Franca (SP) subiu de 94 para 171 - aumento de 81%. Segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o total de servidores diagnosticados registrou alta de 55%, passando de 20 para 31.

Os 202 casos positivos de Covid-19 no sistema penitenciário representam 8,2% do total registrado pela Vigilância Epidemiológica em Franca. Até esta sexta-feira (14), a cidade soma 2.516 moradores com Covid-19 e 53 mortes.

“Depois de quatro meses de controle absoluto, começou a ter número de casos. Logicamente o vírus entrou pela porta da frente da penitenciária e lá a dispersão é muito fácil de ocorrer”, diz o médico da Vigilância Epidemiológica, Homero Rosa Júnior.

A aplicação de testes rápidos na unidade prisional em funcionários e detentos deve ser concluída na segunda-feira (17). A penitenciária tem capacidade para 847 pessoas, mas abriga 1.702.
Penitenciária de Franca tem a capacidade para 847 presos mas estão com uma população carcerária de 1702 presos em 14/08/20
“Estamos ajudando, bolando novas estratégias e fazendo o máximo possível para conter a circulação do vírus para não ter casos mais graves, porque já teve um óbito de funcionário lá da instituição”, afirma Rosa Júnior.

A SAP informou que adotou protocolos para manter os presos isolados em leitos na enfermaria e em celas especiais, quando o estado de saúde não necessita cuidados intensivos.

Entre os servidores, 14 permanecem afastados em tratamento contra a doença e outros 17 já retornaram às atividades.

A pasta estadual disse ainda que não há pacientes graves, e que equipamentos de proteção individual (EPIs) e kits de higiene foram distribuídos na instituição. As dependências da unidade prisional foram limpas na terça-feira (11) com solução de hipoclorito de sódio.

Fonte: G1

2 comentários:

  1. Uma coisa que nao entendo o presidios esta com mais que o dobro da capacidade eles vem me falar que esta isolando os presos em celas especiais eu gostaria de saber onde existe estas celas

    ResponderExcluir
  2. Esta sap esta de brincadeira com presidios prontos para serem inaugurados mais de 600 asp aguardando escolha de vaga aprovados em concurso aguardando chamada e sap nao faz nada oque o sindicato esta esperando para entrar com denuncia de omissao pois a sap tem tudo pra tentar conter a situaçao mas se mantém omissa acorda sindicato

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.