14 agosto 2020

Parabéns aos guerreiros do Ceará: Assembleia Legislativa aprova PEC que institui Polícia Penal no Ceará

O Ceará é o sexto estado brasileiro onde foi instituída a Polícia Penal.  A partir da aprovação da PEC, o trabalho dos profissionais passa a ser serviço essencial.


Por JÉSSIKA SISNANDO
23:39 | 13/08/2020
A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou nesta quinta-feira, 13, o Projeto de Emenda Constitucional (PEC)
 que institui a Polícia Penal do Ceará
A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou nesta quinta-feira, 13, o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que institui a Polícia Penal do Ceará.

Com a PEC, o preenchimento do quadro de servidores será feito exclusivamente por concursos públicos e por meio de transformação dos cargos isolados de carreira dos atuais agentes e dos cargos públicos equivalentes.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp-CE), Daniel Mendes, o projeto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional, mas era necessária a regulamentação por meio dos estados. O Ceará é o sexto estado brasileiro onde foi instituída a Polícia Penal.
Novos policiais penais tomam posse no Palácio da Abolição em Fortaleza/CE

Para o representante da categoria, a luta pelo reconhecimento da profissão, por ser uma atuação voltada para a segurança pública, começou há décadas. O trabalho dos profissionais não se limita ao interior de presídios e há atuação na inteligência penitenciária, escoltas, custódia de internos em unidades de saúde e diversas atividades que mostram um trabalho amplo e técnico, com conhecimentos em segurança e armamento.

Segundo Daniel Mendes, a aprovação da PEC valoriza uma identidade própria da categoria. Anteriormente, cada estado possuía uma nomenclatura para o policial penal, sendo elas agente penitenciário, inspetor penal, guarda de presídio e outras.

De acordo com Mendes, o Estado tem o dever de manter a Polícia, ou seja, não deve ser terceirizado. Ele relembra que em 2002 houve terceirização dos presídios do Estado e afirma que a atitude é prejudicial para a sociedade. A partir da aprovação da PEC, o trabalho dos profissionais passa a ser serviço essencial.
Policiais penais femininas participando do Curso em Aperfeiçoamento de Armamento e Tiro (C.A.A.T)
exclusivo para mulheres das forças de segurança do Ceará
Daniel Mendes afirma ainda que há necessidade de elaboração de uma lei específica para regulamentar a categoria e haverá elaboração dos direitos, deveres, prerrogativas, fardamentos, mudança nas viaturas e carteiras funcionais.

Nota do Site da SAP-CE

Durante a votação, a líder do Governo na Assembleia, deputada Augusta Brito, destacou que a proposta, uma demanda histórica dos profissionais e que agora se tornará realidade, foi amplamente discutida com a categoria.
Policiais penais femininas participando do Curso em Aperfeiçoamento de Armamento e Tiro (C.A.A.T)
 exclusivo para mulheres das forças de segurança do Ceará
A mudança constitucional beneficiará 3.700 agentes que agora se tornam policiais penais. A policial penal da unidade de Caucaia, Juliana Amaral, é taxativa. “A PEC dá consistência à carreira dos servidores públicos e fortalece a nossa categoria”, atesta. Já o agente Martins, do Grupo de Inspeção e Vistoria, coloca a segurança do profissional como grande ganho. “A nossa equivalência policial torna nosso trabalho institucionalmente e pessoalmente mais seguro”, assegura.

Para o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, a aprovação atende um desejo de toda a categoria. “A normatização chega pra regulamentar as ações práticas que os policiais penais do Ceará realizam com muito empenho. Além disso, a PEC gera uma aposentadoria justa e um respaldo mais forte na segurança pessoal e institucional para o trabalho dos agentes”.
Novos policiais penais tomam posse no Palácio da Abolição em Fortaleza/CE

Legislação

Com a nova legislação, os órgãos que integram a segurança pública, sistema penitenciário e a defesa civil estão identificados pelo comum objetivo de proteger a pessoa humana, e combater os atos atentatórios aos seus direitos, adotando as medidas legais adequadas à contenção de danos físicos e patrimoniais, velando pela paz social, prestando recíproca colaboração à salvaguarda dos postulados do Estado Democrático de Direito.
Policial penal leva toda a família para prestigiar sua posse no Palácio da Abolição em Fortaleza/CE

Dia do Policial Penal

Também foi aprovado o Projeto de Lei, do deputado Acrísio Sena, que cria o Dia do Policial Penal, celebrado em 3 de agosto, em substituição ao antigo projeto do Dia do Agente Penitenciário, do ex-deputado Artur Bruno.

Fonte: O POVO/SAP-CE

4 comentários:

  1. P A R A B E N S . QUEM LUTA VENCE, AQUI EM SÃO PAULO ESTA UMA VERGONHA. ESTAMOS ABANDONADOS A PRÓPRIA SORTE.

    ResponderExcluir
  2. Em São Paulo só se fala em PPP para os presídios, governo Dória ta passando com um rolo compressor em cima dos servidores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz isso porque nós deixamos, somos servis e conformados.Bastou fazer uma operação legalidade em todo o sistema para que esse governo escravagista reveja seus conceitos sobre nós.Mas 99% da categoria tem pavor de tirar a bunda da cadeira para protestar...

      Excluir
  3. E naquele estado que fabrica de 1 agulha até aviões,tem o maior parque industrial do Brasil,PIB maior que o de muitos países,o que os policiais penais ganham?Melhor nem escrever o que eu estou pensando,senão o comentário vai ser censurado...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.