28 setembro 2020

Cadê os Aevps SAP?: Policiais penais apreendem mais de 100 celulares e 27 kg de maconha no CPP de Tremembé/SP

Apreensões foram feitas em duas tentativas de entrega nas madrugadas de domingo (27) e desta segunda-feira (28). Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Drº Edgar Magalhães Noronha (Pemano) em Tremembé (SP).

Por G1 Vale do Paraíba e Região

28/09/2020 

Policiais penais apreendem mais de 100 celulares e 27 kg de maconha na Pemano em Tremembé
 Imagem: SAP / Divulgação
Policiais penais apreenderam mais de 100 aparelhos celulares e mais de 26 kg de maconha em duas tentativas de envio de drogas a detentos do Centro de Progressão Penitenciária Drº Edgar Magalhães Noronha (Pemano) em Tremembé (SP). As apreensões foram feitas nas madrugadas de domingo (27) e segunda-feira (28).

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a primeira apreensão foi feita por volta das 5h quando um agente que fazia vigilância na torre do CPP viu dois homens tentando pular o muro da penitenciária.

O reforço foi acionado e a dupla fugiu, deixando uma mochila com 33 aparelhos celulares, 25 cabos USB, 33 carregadores de celular, 34 fones de ouvido, 14 chips, uma bateria, uma folha de serra, duas baterias portáteis, três caixas de massa epóxi e dois frascos de cola instantânea. Também foram encontradas porções de maconha com peso total de 2 kg e dez pinos de cocaína.

Policiais penais apreendem mais de 100 celulares e 27 kg de maconha na Pemano em Tremembé Imagem : SAP / Divulgação
A segunda apreensão foi após os policiais penais verem três pessoas se aproximando da unidade na madrugada desta segunda. Ao notar a movimentação, os servidores tentaram ir até o trio que fugiu pela vegetação deixando para trás três mochilas que estavam carregadas com 7,7 kg de maconha, 400 gramas de cocaína, 41 chips telefônicos, 74 aparelhos celulares, 24 cabos USB, 69 baterias, 21 fones de ouvido, 66 carregadores, dois alicates, dois litros de bebida alcoólica e duas serras.

Os materiais foram apreendidos e enviados para a Polícia Civil que registrou os casos em boletins de ocorrência. A direção do Pemano instaurou um procedimento disciplinar apuratório para investigar o caso.

Parabéns a Todos os Servidores e a Equipe por este excelente trabalho realizado, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do Governo, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.  

Fonte: G1

Contraponto: 

Semiaberto é zona de confronto, de invasões e de destruições autorizadas por Lei


No vídeo abaixo vemos evasão em massa ocorrida no início do ano

Inadmissível  na atual conjuntura prisional, onde as superpopulações carcerárias que extrapolam estatísticas, ultrapassam as perspectivas de "gestores", e sufocam as palavras vazias de especialistas.

Termos nestes tempos de insegurança, que ver e presenciar diuturnamente a ousadia de criminosos que sabedores da fragilidade das Unidades dos Centros de Progressão Penitenciária do estado de São Paulo, ousam e invadem, arremessam, estouram muros, cortam alambrados, desafiam a frágil segurança composta por homens valorosos e honrados.

Mas que porém estão desarmados e impossibilitados de proporcionar a correta segurança, não só a U.P., mas também a estrutura classificada como "próprio do estado", e por último, a segurança sua e de seus companheiros de trabalho. 

Passou da hora de revermos esta norma absurda que impede os Profissionais( Aevps) de lá prestarem trabalho, sendo que estes profissionais, altamente treinados, preparados e de fato equipados enfim tragam a segurança para todos os acima já relatados. E assim que também tenhamos a alegria de ver estes valorosos profissionais no perímetro dos CPPs. 

Governador mente ao vivo na CNN, afirmando que não houve fugas

                                                 

Pois sabemos que independente de dar a segurança aos profissionais ali lotados e ao "próprio do estado", também e por último sabemos que grande parte do sentenciados ali alojados, são reincidentes, com processos ainda em andamento e sem as condenações dos mesmos, com penas grande, pois com o advento também do fim da não progressão para os delitos hediondos, temos detentos que cumprem 1/6 da pena e ali estão com TCP que ultrapassam mais de 20 anos de condenação.

Então está na hora dos especialistas se mexerem e darem um fim nesta bagunça, coibir, e de forma armada e no estrito cumprimento do dever. Largar o aço nos vagabundos. Coloca-los no devido lugar, e acabar com o medo que ronda os CPPs. 

Policia militar no dia dos ocorridos, mas o governador disse que era apenas dois incêndios

Nota da Sap no dia dos ocorridos

Nota da SAP

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que "estão ocorrendo atos de insubordinação (rebelião)nos Centros de Progressão Penitenciária de Mongaguá, Tremembé e Porto Feliz, além da ala de semiaberto da Penitenciária II de Mirandópolis, devido à suspensão da saída temporária, que ocorreria amanhã [terça-feira (17)]. Tanto o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) quanto a Polícia Militar foram acionados e estão cuidando da situação."

Ainda de acordo com a nota, "a medida foi necessária pois o benefício contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto que, retornando ao cárcere, teriam elevado potencial para instalar e propagar o coronavírus em uma população vulnerável, gerando riscos à saúde de servidores e de custodiados."

A SAP informou que ainda não é possível saber quantos presos estão foragidos.

Leandro Leandro

3 comentários:

  1. Tem que ter ronda ao redor do presídio!

    Os vagabundos vão continuar tentando jogar os ilícitos, eles vivem disso...

    Acorda Restivo, acorda diretor!!!

    ResponderExcluir
  2. Não sou AEVP mas, conheço bem a deficiencia de pessoal e limitações de execução do trabalho. Pra quem conhece o CPP de Tremembé, sabe que a forma de execução da pena naquele local, facilita esse tipo de ações. Isso, em minha opinião, sempre irá acontecer naquele local. Você passa na Rodovia e simplesmente encontra presos do semiaberto fora da Unidade, sendo vigiado por um único funcionário. Estão apenas enxugando gelo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.