15 setembro 2020

Detentos quebram parede e tentam fuga no CDP de Bauru/SP; foram recapturados ainda no entorno da U.P

Eles teriam quebrado parede de despensa para fugir pelo telhado da garagem externa, mas foram localizados.


por Larissa Bastos
15/09/2020 - 05h00
Detentos  do Centro de Detenção Provisória tentaram fugir na tarde deste domingo (13) / Foto: Vinicius Bomfim


Policiais penais conseguiram impedir que dois presos fugissem do Centro de Detenção Provisória (CDP)"ASP Francisco Carlos Caneschi" de Bauru, no último domingo (13). De acordo com os relatos dos servidores, os sentenciados envolvidos na ocorrência trabalhavam na cozinha da unidade prisional, e teriam quebrado a parede da despensa para acessar a garagem externa.

De lá, eles entraram em um matagal, mas foram avistados por um policial penal que alertou os colegas e pediu reforço, partindo então no encalço dos presos. Ambos foram recapturados além do Distrito Industrial, do outro lado da Rodovia Comandante João de Barros, mais conhecida como Bauru-Marília, já próximo do Núcleo Habitacional Fortunato Rocha Lima.

Servidores denunciam a falta de critério na seleção de presos para o trabalho, que pode ter levado a fuga

Os servidores do setor de segurança e vigilância afirmam que a tentativa de fuga possui relação direta com a falta de critério da diretoria da unidade em selecionar os presos aptos a trabalhar no local onde foi aberto o buraco. Um dos sentenciados envolvidos na ocorrência foi preso sob acusação de duplo homicídio, e o outro por feminicídio.

Ainda conforme os relatos dos policiais penais, um dos detentos inclusive teria levado uma faca consigo quando fugiu, e o outro antes mesmo de trabalhar na cozinha participou do serviço de obras do espaço, por possuir experiência como pedreiro.
Centro  de Detenção Provisória "ASP Francisco Carlos Caneschi" de Bauru
Indignados com o caso, os trabalhadores denunciam os riscos para o corpo funcional e para a população do entorno, em virtude da utilização da mão de obra de criminosos de alta periculosidade e que respondem na Justiça por crimes graves em um local tão perigoso como a cozinha da unidade.

Foi aberto um procedimento apuratório interno para investigar o caso, enquanto os sentenciados serão mantidos em isolamento no pavilhão disciplinar em razão da falta cometida. Apesar disso, os policiais penais dizem que a diretoria não tem se valido da  chamada “cela de seguro” como destino de presos envolvidos em situações semelhantes.

O buraco aberto na cozinha foi tapado pelos funcionários, enquanto a Polícia Técnico-Científica compareceu ao local para fazer a perícia e verificar qual a causa e os instrumentos utilizados na tentativa de fuga.

Fonte: JCNET

11 comentários:

  1. Aonde estava o guarda da copinha que escolta os presos ????????

    ResponderExcluir
  2. A onde estava o guarda da copinha da administração que escolta os presos ????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que guarda? Não tem agente nem na carceragem pra zelar raio, imagina escolta de coisa copa da ADM. Ps: os parasitas desviados de função não contam.

      Excluir
  3. Dois juntos mais 150 anos cadeia, quem colocou eles pra trabalhar lá? quem assinou? na adm no corredor da adm, onde estão os guardas picas das galáxias debaixo da barba dos sabem tudo? vergonha em 18 anos a primeira fuga, volta julinho ! volta Pliniozinho ! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Isso jamais aconteceria no cdp de serra azul, os presos são amados e bem cuidados pelo dg, usam até roupas e tênis do próprio dg, além de cuidado, muito amparo. Isso que faltou em Bauru, ass valdenyke

    ResponderExcluir
  5. Na opnião dos amigos, qual presídio de São Paulo está mais completo em termos de pessoal? Pelo que relatam aqui, a maioria está com pessoal a menos e maior risco de problema em consequencia disto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que alguns da capital, no entanto não escolha pelo efetivo e sim busque saber sobre a equipe e a diretoria que tem uma influência grande em seu trabalho. Infelizmente hoje algumas unidades estão vendidas por diretores incompetentes que não seriam nada além de um frentista (sem desmerecer essa nobre profissão) pq são incapazes até mesmo de escrever, em virtude de sua 'imprestabilidade' vendem-se ao crime, por vezes punindo quem busca responsabilizar crimes ou faltas disciplinares dos detentos.

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção e pela dica mestre, se der sorte de entrar, quero ter a competência de não estragar a sorte escolhendo um local ruim.

      Excluir
  6. Ué.. Recapturado próximo ao Fortunato?? Será que isso consta nos autos? Quem foi punido?

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe os nomes dos detentos?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.