Os problemas se iniciaram na sexta-feira, 23/10, houve então a retirada de 05 presos que foram para a inclusão e que fugiram na madrugada de sábado 24/10 e nesta madrugada mais 16 detentos conseguiram serrar a grade da cela e cair no mundo.
Por Flaviana Serafim
Publicado: 26 Outubro 2020
Policiais penais realizaram buscas dentro e fora do presídio, mas dententos não foram localizados Foto: Reprodução/TV Fronteira |
Na Penitenciária de Presidente Prudente, um total de 21 presos fugiram do semiaberto, dos quais cinco na madrugada de sábado para domingo (25), no turno III, e outros 16 fugiram no turno IV deste dia 25 de outubro. O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi para a unidade para realizar contagem e controlar a situação.
As fugas ocorreram após tentativa de tumulto e ameaça de quebra-quebra pelos detentos no sábado (24) devido à superlotação no semiaberto, onde as vagas são para 247 presos, mas a população carcerária é 669, ou seja, 170% a mais do que a capacidade.
Para piorar a situação, além da superlotação faltam servidores, pois vários policiais penais se aposentaram e o governo estadual continua sem convocar concursados mesmo com a gravidade da situação no sistema prisional paulista. De acordo com informações recebidas pela direção do SIFUSPESP, há dias na Penitenciária de Presidente Prudente em que há apenas dois policiais penais para cuidar de dois pavilhões.
No sábado, três presos do semiaberto tentaram pular o alambrado, agrediram funcionários, mas foram recapturados. Também houve intervenção do GIR, que isolou cinco lideranças do movimento em cela separada para transferência à Penitenciária de Presidente Venceslau, mas por volta da 1h da madrugada do domingo acabaram fugindo.
O Gir chegou na manhã desta segunda-feira no local, porém esteve de prontidão todo o final de semana e que poderia inclusive ser evitada estas fugas, e teríamos assim menos 21 criminosos nas ruas |
Caos se aprofunda, segurança está em risco, mas SAP não toma atitude, alerta SIFUSPESP
Semanalmente, a direção do sindicato tem alertado quanto ao aprofundamento do déficit de servidores no sistema prisional paulista, que se aprofunda a cada dia porque há mais de dois anos não há nomeação de concursados pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Ao mesmo tempo, vários servidores se aposentaram e a falta de funcionários se agravou com a pandemia devido aos afastamentos do grupo de risco, sendo urgente a reposição de servidores.
Considerando somente policiais penais que integram as carreiras da área de segurança (Agentes de Segurança Penitenciária - ASPs e Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciárias - AEVPs), há 4.767 cargos vagos. Além de denunciar o problema do déficit judicialmente e aos meios de comunicação, o sindicato vem cobrando reunião com a SAP, e inclusive o presidente Fábio Cesar Ferreira, o Jabá, abordou pessoalmente o secretário Nivaldo Restivo no último dia 21 de outubro, após a inauguração do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Álvaro de Carvalho.
“A reposição é urgente, não é possível mais continuar esse déficit de servidores. O risco é para todos, dentro e fora dos muros. É risco para toda a sociedade e a SAP é responsável por isso. O que mais estão esperando que aconteça para alguma atitude seja tomada?”, questiona o sindicalista.
Fonte: SIFUSPESP
Penitenciária de Montalvão possui população de 1.030, com capacidade para 696 presos, além de outros 669 do anexo de regime semiaberto, que comporta apenas 247 (Foto: Arquivo/AI/Unoeste) |
kkkkk
ResponderExcluirMuito boa a ironia, se eu fosse do governo e lesse isso sentiria vergonha.
"Gênios da SAP", hahahah
Podem mudar o nome e até trocar o cargo , mas somente quem trabalha no raio na porta da cela e que sabe o caus que é está profissão !
ResponderExcluirA pasta de assuntos penitenciários serve apenas para trampolim político , realmente não existe a pessoa que sonha com este cargo .
ResponderExcluirMuitos já passaram e por mais que faça continua na mesma situação .
Podem trocar o nome o cargo mas e final e a mesma regra de sempre somente quem está trabalhando no raio na trança e que sabe o que é está profissão .
Infelizmente está pasta do governo , não dá ao titular o estatos e reconhecimento , ficando apenas de trampolim político .
ResponderExcluirSe o ASP tivesse vergonha na cara cruzava o braço
ResponderExcluirFalou tudo, guerreiro.Os ASPs de São Paulo são, em sua maioria, os mais covardes do Brasil.Lastimável.Sem guerra,sem vitória!
ExcluirMuda de estado Ze.
ExcluirLidere o movimento, saia do anonimato, saia da sua zona de conforto, e ai, vai ser?!?!?
ExcluirO anônimo das 07:26 e puta de diretor da pra notar! O das 07:57 só reclama e espera pelos outros! E tô na minha zona de conforto trouxa tô de licença trabalha pra mim seu mané nem pra sair de licença vc presta deve está fazendo dejep implorando mais 1 desep pro diretor aí dotor preciso de desep e troca de plantão o que mandar fazer eu faço minha família tá longe sou obrigado a fazer tudo que o doutor manda! Esse e o discurso do ASP quando fala pra fazer operação legalidade aí a culpa e de sindicato e de ASP antigao
ExcluirVc não...vc é uma vergonha para a classe dos policiais penais.vc é bem conhecido no sistema... tá levando "bola nas costas" a muitos anos. Tufão bravao. Muge mais corno. Faz aminha que o chifre passa. Kkkk
ExcluirVergonha é vc que abaixa a cabeça pra diretor não presta nem pra sair de licença faz tudo que diretor pede vc e um escroto igual o Doria
ExcluirDisse tudo , podem mudar a nomenclatura , MÁS, O trabalho é esse , ABRIR AS TRANCAS , CONTAR , E FECHAR , CARCEREIRO , ASP , AGORA POLÍCIA PENAL , VAMOS AGUARDAR O PRÓXIMO TÍTULO , SALÁRIO QUE É BOM , NADA.
ResponderExcluirTOCANTINS ESTÃO tomando atitudes , se uniram ( OPERAÇÃO legalidade ) VAMOS ver em SP
ResponderExcluirNo cpp de mongagua tem capacidade de 1200 presos e atualmente esta com 3500
ResponderExcluirQuantos AGENTES?
Excluirenquanto houver asps fazendo serviço de oficial administrativo nas coordenadorias que ganham metade do salario do asp não vai mudar nada
ResponderExcluirFalou tudo, bando de egoístas sem-vergonhas que só prejudicam o resto da categoria.Com a benção dos DGs e Disciplinas.
ExcluirO asp contra o asp. Nunca vai mudar. O governo sempre colocou esses pseudosindicatos uns contra os outros. Mas nem precisava, pois o asp não é unido. O erro é do governo, não de quem está trabalhando pra unidade funcionar. Trabalho na guarda, mas meu companheiro do burocrático não é meu inimigo. Vamos ampliar os horizontes e enxergar.
ExcluirTrabalha na coordenadoria né e não quer ir trancar ladrão no presídio assim fica fácil demais eu trabalhando por você lá na caverna do Dragão
ExcluirG
ResponderExcluirR
V
E
J
Á
!
Culpa da sápi...
ResponderExcluirSem querer julgar, mas não se assume um plantão com apenas 2 funcionários.O correto seria fazer um comunicado de evento relatando o ocorrido e denunciar a situação aos orgãos competentes, além de chamar a imprensa(tem DG que se caga de medo deles).Duvido que eles não arrumem um número decente de policiais penais.
ResponderExcluirComeçe pela sua unidade, já fez?!?!
ExcluirO que eu acho engraçado é o fato de que todos os sindicatos tem conhecimento do que esta acontecendo nas Unidades Prisionais e não tomarem uma atitude efetiva. Só bla, bla, bla...
ResponderExcluir$INDICATO$$ FECHADOS COM DÓRIA, NINGUÉM QUER SE INDISPOR...
ExcluirGREVE???
"NÃO É O MOMENTO" (JABÁ)
Imperador Doria, tão amável com os detentos e tão cruel com os ASPs.Você ainda vai colher o que está plantando...
ResponderExcluirEle é chegado em que plantem nele.. banana, mandioca, cenoura, nabo e principalmente berinjela. Ele adogaaaaaaa....
ExcluirMeu Deus! Quanto preconceito! Quanta intolerância! Vc sabia que isso é crime?
ExcluirO asp tem o governador na merece ...muitos de nós votaram no dória .fizeram até vídeos juntos votaram na leitoinha da joisse kkkk do Arthur Duval agora ficam reclamando votaram no bozó como eu votei nele também mas fazer uma reforma da previdência e deixar a critério dos Estados kkkkk espere a reforma ADM em março kkkk
ResponderExcluirEu não votei nesse canalha.Se vc votou o problema é seu. Agora, vai lá ligar o ar condicionado do supervisor, buscar uma água gelada para o seu DG e para de encher o saco de quem REALMENTE trabalha em cadeia.
ExcluirKkkkk... que atropelo hein
ExcluirEu acho q vc só fala q trampa mais na verdade deve ser oficial administrativo kkkk
ExcluirAgora todo mundo fala q não votou nele kkkk vai sabe neh
ExcluirSÃO PAULO CAPITAL, O DÓRIA PERDEU PARA MÁRCIO FRANÇA , AGORA NO INTERIOR , DÓRIA VENCEU , TIREM AS SUAS CONCLUSÕES E NÃO FIQUEM COM BLÁ BLÁ BLÁ 99,99 % DOS AGENTES SÃO DO INTERIOR ( pé vermelho )
ExcluirDeixa fugir todos.
ResponderExcluirTragédia anunciada, diretoria fraca,e que tem medo de partir para cima do preso,falta de aviso não foi,e claro agora a culpa da cagada é dos funcionários, como sempre!E os covardes sempre deixando os linhas de frente falando,e depois se escondendo!!Nada muda,e vida que segue!!!DEUS no comando!!!
ResponderExcluirDeve ser regra em todas as unidades, aonde trabalho o diretor com medo de perder o cargo fica a favor das visitas e contra o corpo funcional.
ExcluirReféns do pro-labore. Em Capela tem diretor que se perder o cargo passa fome. Mendigos!
ExcluirEnquanto isso na sala da injustiça..,,.
ResponderExcluirÉ A CARA da SAP , CADA UM POR SI , É F.....-SE O RESTO
ResponderExcluirEu quero é mais , não vejo a hora de voltar a mil as ACADEMÍAS, AÍ OS guardas ficam sarados e bombados, ui ui ui VOU ficar olhando da minha janelinha do ADM.
ResponderExcluirBombacha Preta. Certeza que trabalha no Turno IV.
Excluir