25 outubro 2020

Policiais penais de Três Lagoas e Bataguassu/MS, concluem capacitação em vigilância e escolta armada

Sob coordenação da Escola Penitenciária, o curso foi ministrado por instrutores que compõem o Comando de Operações Penitenciárias (Cope) da Agepen.

Categoria: Capacitação 

outubro 25, 2020 

Clique nas imagens para ampliar.         

Para melhor visualizar esta matéria, vá até o final da página e clique em: Visualizar versão para web.

Ao término do Curso de Capacitação uma lembrança - Imagem: Agepen/MS
Com foco no aperfeiçoamento funcional e evolução da carreira penitenciária em Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) concluiu mais um Curso de Armamento e Tiro, Vigilância e Escolta (CAVE), com a qualificação de 34 policiais penais lotados em unidades prisionais de Três Lagoas e Bataguassu.

Realizada na cidade de Três Lagoas, a qualificação é um exemplo de como a instituição está buscando levar capacitação em atribuições inerentes à Polícia Penal, instituída em nível federal com a transformação da função de agente penitenciário e em fase de regulamentação no Estado, segundo destacou o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, durante a solenidade de encerramento da 4ª edição do curso nesta sexta-feira (23.10).

Apresentação dos selecionados ao Curso de Capacitação - Imagem: Agepen/MS
“Nossa intenção é qualificar todos os servidores, e, por isso estamos providenciando capacitações regionalizadas, não só na capital”, reforçou o dirigente, informando que o próximo curso será no início de novembro na cidade de Naviraí.

Para o diretor-presidente, o empenho dos servidores em se capacitar e da instituição em oferecer cursos, demonstram compromisso e profissionalismo. “Se quisermos ter uma instituição forte temos que demonstrar que temos trabalho, responsabilidade e que somos qualificados para isso”, disse. “Quanto mais qualificado nosso trabalho mais seremos valorizados”.

Aprendizado prático de técnicas de escolta - Imagem: Agepen/MS
Com carga horária de 40 horas, as aulas se dividiram em atividades teóricas e práticas que capacitam os servidores a manusear, bem como, entender o mecanismo, tipos, classificação e o funcionamento das armas de fogo; aplicar e entender as regras de segurança e a legislação; fundamentos e posições de tiro policial e tipos de munições.

Durante as aulas, os alunos também foram capacitados a conhecer os funcionamentos e filosofia da escolta a pé e embarcado, entender o posicionamento e função de cada membro da equipe na escolta, estabelecer critérios de vigilância e segurança nas muralhas das unidades prisionais, bem como os aspectos éticos e legais inerentes tanto à escolta prisional quanto à vigilância de muralhas.

Aprendizado prático de técnicas de escolta - Imagem: Agepen/MS
Diretor da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, Raul Ramalho, foi um dos concluintes do curso e reforçou a qualidade das instruções oferecidas e qualificação técnica dos instrutores. “É um momento ímpar para a Agepen, sendo a primeira vez que fez um curso dessa magnitude no interior”, pontuou.

A policial penal Simone de Carvalho Costa, do Estabelecimento Penal de Bataguassu, também elogiou a qualificação como uma forma de aprimoramento e de reforçar a segurança no trabalho. "Achei um curso maravilhoso , tudo foi ensinado com muita boa vontade e persistência", agradeceu.

Curso de armamento e tiro fez parte das atividades da capacitação dos policiais penais -Imagem: Agepen/MS
Para a realização do curso em Três Lagoas, a Agepen contou com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional, por meio da Penitenciária Federal de Campo Grande, Clube de Tiro de Três Lagoas, Corpo de Bombeiros Militar e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

A solenidade de encerramento contou também com a presença do chefe de Gabinete da Agepen, Valdimir Ayala Castro, do diretor da Escola Penitenciária, Vilson Guedes e do Comandante do COPE, João Bosco Correia, além de diretores de unidades prisionais de Três Lagoas, Bataguassu e Naviraí.

Policiais penais recebem instruções no passadiço da muralha - Imagem: Agepen/MS
Fonte: Agepen/MS

20 comentários:

  1. Enquanto isso... num lugarzinho no meio do nada (SP-PSDB)....não somos reconhecidos como Policiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fio... exonera...
      Presta prá pm fio...
      Prá civil fio...

      Excluir
    2. Faz um favor para todos os cidadãos paulistas e mude para o Líbano.

      Excluir
    3. Presta pra PM civil? Sou trouxa no MS agente prisional é mais valorizado que pm e civil babaca é nivel superior tonto vc deve ser aquele asp acomodado que so fala mal dos colegas não correga atras de nada e deve trabalhar na adm puxando o saco do DG

      Excluir
    4. Poxa ! você vem da roça para sp capital ganhando o triplo e ainda reclama , (lugarzinho ) AQUI é bem melhor do que ficar vendo CARA de Boi no interior , nossa !!!!!!!

      Excluir
  2. No MS e nível superior pra agente prisional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mude prá lá...

      Já foi?!?!

      Excluir
    2. Vc deve ser aquele asp2 merda ruim de serviço que só reclama do chefe e espera pelos outros

      Excluir
  3. Que se lasque a polícia penal. Quero ser valorizado é no meu mirrado salário e condições de trabalho. Polícia penal é pra deficiênte mental. Só teremos maiores atribuições. Dinheiro que é Bom, nada... tenho pena de que é cego. Vai ser um caminhão de pica, salário que é Bom, nem um real a mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou tudo..... deixa OS coitado, tarado por farda, se iludir.[PULIÇA, JÁÁÁ]

      Excluir
    2. nossa, um caminhão de pica???? hummmmmmmmmmmmmmm deliça

      Excluir
  4. Alesp... maioritariamente não vota contra o executivo!

    ResponderExcluir
  5. Falta mais algum estado regulamentar a polícia penal ou só o estado de SP mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. São Paulino detectado

      Excluir
    2. Ui ui ui quando virar puliça MESMO, vou tirar uma foto FARDADO e MANDAR lááááá ... para os meus parentes

      Excluir
  7. EU quero que se lasque , prefiro a minha sala com ar condicionado , bolachinhas salgadas , café e chá á vontade , puliça PENAL, UI prestem concursos para a PM OU PC GENTEEEEE !!! UI UI UI

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.