16 outubro 2020

Vídeo: Polícia mata 17 em operações contra milícias no Rio de Janeiro

Suspeitos integravam, segundo as investigações, um dos maiores grupos criminosos do país.

RIO DE JANEIRO | UOL

Herculano Barreto Filho

16.out.2020 às 12h18

Policia apreendeu oito fuzis, metralhadoras, granadas, pistolas e munição durante ação
 que deixou 12 milicianos mortos — Foto: Henrique Coelho / G1
Em um intervalo de apenas 24 horas, a Polícia Civil do Rio matou ao menos 17 suspeitos de integrar o Bonde do Ecko, considerada uma das maiores milícias do país, em duas operações em municípios da Baixada Fluminense.

A última delas ocorreu na noite desta quinta-feira (15), em Itaguaí (RJ), deixando 12 suspeitos mortos.

Entre eles, o ex-policial militar Carlos Eduardo Benevides Gomes, conhecido como Bené, apontado como um dos chefes do grupo na lista dos criminosos mais procurados do Rio. Monitorado há duas semanas, o grupo teve um comboio interceptado em Itaguaí e trocou tiros com os agentes, segundo a polícia.

Num vídeo já em posse dos investigadores, um ex-integrante da quadrilha revelou ao Ministério Público do Rio que, em setembro de 2018, Bené havia participado do assassinato de dois membros do próprio grupo criminoso.

Morto em confronto em em Itaguaí (RJ), na Baixada Fluminense, o ex-PM
Carlos Eduardo Benevides Gomes era um dos criminosos mais procurados do Rio - Reprodução
A Promotoria denunciou 44 suspeitos de integrar o grupo pelo crime de organização criminosa. Cinco meses depois, o corpo da testemunha foi encontrado no porta-malas de um carro com marcas de tiro

Após o depoimento de André Vitor de Souza Corrêa, ele foi jurado de morte pela quadrilha, segundo o Ministério Público.

Segundo o relato, Wellington da Silva Braga, o Ecko, o chefão da milícia, mandou Bené matar dois integrantes da organização criminosa por supostamente usarem o nome dele para extorquir dinheiro de moradores em um condomínio do programa federal "Minha Casa Minha Vida".

"O Bené já veio dando a explicação, dizendo que era parada de homem. Disse que o Ecko mandou resolver. Só que o Paulinho [apelido de uma das vítimas] ainda estava vivo. E gritou assim: 'Pelos meus filhos, não fui eu que meti a mão'. O Bené veio com a AK-47 e deu um tiro na cara dele. Depois, mandou a gente botar os corpos na caçamba do carro. Aí, fomos para o cemitério clandestino", disse André Corrêa, em depoimento gravado.

"O Bené deu uns cinco tiros nele. O sangue espirrou na minha cara", completou.

BENÉ CHEFIAVA 'FRANQUIA DO CRIME'

Bené chefiava uma espécie de "franquia" do bonde do Ecko em Itaguaí, um dos municípios da Baixada Fluminense, segundo informações obtidas com a Polícia Civil e pelo MP-RJ.

Tandera, também citado pela testemunha encontrada morta depois de depor, é apontado pelas autoridades como o segundo homem na hierarquia do grupo e responsável direto pela criação dessas franquias na região.

Segundo fontes ligadas à polícia, ele estava com o grupo localizado pela Polícia Civil na última quarta (14), em uma operação que causou a morte de outros cinco suspeitos de integrar a organização criminosa em uma troca de tiros numa região conhecida como km 32, em Nova Iguaçu (RJ), também na Baixada Fluminense. Mas conseguiu escapar e segue foragido.

Apreensão de armas e munição após confronto em Itaguaí — Foto: Divulgação/Polícia Civil

GRUPO MONITORADO POR FORÇA-TAREFA

Na noite desta quinta, uma ação em conjunto entre a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a Polícia Civil do Rio interceptou um comboio de suspeitos de integrar a milícia de Itaguaí.

A movimentação do grupo estava sendo monitorada há duas semanas pelo serviço de inteligência de uma força-tarefa para coibir a interferência de organizações criminosas nas eleições deste ano.

Segundo a polícia, os criminosos abriram fogo ao perceberem a aproximação dos agentes, dando início a um confronto que contou com a participação de agentes da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil).

Matéria jornalística

Um dos agentes foi atingido, mas não se feriu com gravidade porque o tiro atingiu o colete à prova de balas.

Além de Bené, Émerson Benedito da Silva, conhecido como Macumba, também teria sido morto. Ele é apontado pelas autoridades como um dos homens de confiança de Bené. Os outros dez suspeitos mortos ainda não foram identificados.

Após o confronto, a polícia apreendeu ao menos oito fuzis, pistolas, munições, carregadores, aparelhos de comunicação e os quatro carros roubados ou clonados que faziam parte do comboio. Os agentes verificaram, ainda, que os suspeitos usavam fardamento militar, coturnos e coletes.

Fonte: Folha de São Paulo

27 comentários:

  1. A FAMILÍCIA VAI DECLARAR LUTO OFICIAL, KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viúva do lula detectada...

      Excluir
    2. lula ja era mane virou fossil politico inventa outra que essa não cola mais.

      Excluir
    3. Outra viúva do Lula detectada...

      Excluir
    4. e voce é ressentida do bozo

      Excluir
  2. EM BRASÍLIA BANDEIRAS A MEIO MASTRO KKKKKK

    ResponderExcluir
  3. O GABINETE DE BRASÍLIA DEVE ESTAR COMEMORANDO A QUEIMA DE ARQUIVO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igual à queima de arquivo do Celso Daniel em 2002?????

      Excluir
    2. voce precisa se informar melhor e parar de ver fake news , a polícia tucana investigou desesperadamente , chegou a conclusão é só ler o inquérito que esta disponível , para de acreditar em mamadeira de piróca e kit gay. acorda mané.

      Excluir
    3. Ah,tá.Até o legista e o garçom que serviu o Celso Daniel foram mortos(queima de arquivo) e você acha isso fake news?Se informe melhor.

      Excluir
  4. Antonio da Costa Santos, ex-prefeito de Campinas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem tem que dar satisfação ao povo brasileiro é o bozo , micheque flavio rachadinha , eduardo bananinha, carluxo gabinete do ódio fake news, essa caterva asquerosa miliciana , com dinheiro na cueca e no anus que coage testemunhas, roni lessa , adriano da nobrega cade os celulares do miliciano

      Excluir
    2. O BOZO DEVE ESTAR CHORANDO JUNTO COM A CATERVA KKKKKKKKKK

      Excluir
    3. OS BOZOPATAS FICAM PIRADOS IRRAAAAA

      Excluir
    4. CHORA BOZOLÓIDES KKKKKKKKKKKK

      Excluir
    5. A notícia é sobre bandidos que foram mortos em confronto com a polícia, quem politizou o assunto foram as viúvas do Lula.Esquerdopatas fanáticos, vão pra Venezuela, Cuba, China...

      Excluir
    6. TA COM MEDINHO DO BARBUDINHO TÁ BOZOPATA CUIDADO LOGO ELE VOLTA AI VOCE CHOOOOOORAAAAA

      Excluir
  5. E agora quem poderá nos defender??

    ResponderExcluir
  6. dinheiro na cueca desmoraliza ainda mais o discurso anti corrupção de bolsonarista, e da caterva que o segue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta chorar, estamos livres do Lula e do maldito foro de São Paulo.

      Excluir
    2. Petrolão,refinaria da Petrobras de presente para a Bolívia(a mesma que entope o Brasil de cocaína e imigrantes ilegais) e filhinho que limpava bosta de elefante e depois que papai virou presidente esse filho ficou milionário, isso também desmoraliza discurso anti-corrupção, ou não??????

      Excluir
    3. A CORRUPÇÃO DO PT NÃO LEGITIMA A CORRUPÇÃO DO BOZO, QUE VEIO COM UM DISCURSO ENGANA TROUXA, AMBOS TEM QUE SER PUNIDOS , TENHO PENA DE QUEM ACREDITOU NO BOZO E SUA CATERVA , PESSOA QUE REVERENCIA PERSONALIDADE POLÍTICA TEM UM SÉRIO DESVIO ÉTICO E MORAL, PRECISA DE TRATAMENTO É POR ISSO QUE O PAÍS SE ENCONTRA ÉTICAMENTE DOENTE , O BRASIL DE HOJE VIROU COMÉDIA MUNDIAL FORMADOS POR NEWPENTEC, PETISTAS , BOZOPATAS, ETC.

      Excluir
    4. LOGO LOGO O BOZO E SUA CATERVA VAI ESTAR EM BANGU 8 , VAI ACHANDO QUE O ENGAVETADOR AUGUSTO ARAS CONSEGUE SEGURAR POR MUITO TEMPO OS B.O . LULA E BOZO VÃO SER PRESOS JUNTINHO

      Excluir
    5. ENGRAÇADO 17 MORTES ALGUMA COINCIDENCIA KKKKKKKK

      Excluir
    6. KKK COITADO DO PETISTA

      Excluir
  7. LULA E BOLSONARO DUAS PRAGAS QUE EMPESTEIAM O BRASIL

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.