16 outubro 2020

Não importam vidas, mas sim as eleições: Justiça autoriza retorno das visitas aos presídios de SP

De acordo com desembargadora, o Estado agora tem melhores condições para combater a doença. 

Por Redação Fórum Penitenciário Permanente

Publicado: 16 Outubro 2020

Clique nas imagens para ampliar

Enquanto países europeus decretam estado de calamidade pública, e no Brasil não cessam
 as mortes, Justiça autoriza as visitas, aumentando os vetores de contaminação, o que vale são as eleições
Em decisão monocrática, a Justiça autorizou o retorno das visitas presenciais em todos os 176 presídios de São Paulo. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) agora está autorizada a planejar o retorno da visitação, com adoção de medidas de preservação da saúde e de acordo com estudos regionais e boletins atualizados das autoridades sanitárias.

A decisão foi dada na manhã desta sexta-feira (16) pela 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Na última quarta-feira (14), o Estado de São Paulo pediu, em recurso, o efeito suspensivo do mandado de segurança do SINDASP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo) que havia garantido a proibição das visitas por causa da pandemia do novo coronavírus.

Relatora do processo, a desembargadora Maria Olívia Alves argumenta na decisão que autoriza a retomada das visitas que agora o Estado “encontra melhores condições e circunstâncias para combater a doença, diante da queda do número de novos casos, de óbitos, e melhor capacitação do sistema de saúde para atendimento da população”.

Dia de visita na P 3 de Hortolândia, só não vê que esta é uma decisão política quem não quer 

Irresponsabilidade

Representantes do Fórum Penitenciário Permanente, que reúne SIFUSPESP, SINDASP e SINDCOP, consideram a decisão irresponsável e lembram que o grupo havia solicitado uma reunião com a SAP para tratar do tema.

Os sindicalistas apontam também falta de efetividade na distribuição dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e de máscaras N-95. “Estamos lutando pela vida, sabemos que será um caos este retorno, uma vez , que a COVID já está presente dentro dos presídios”, lamentou Fábio Jabá, presidente do SIFUSPESP.

Presidente do SINDCOP, Gilson Pimentel Barreto também lamentou o fato. “Entendo que foi uma decisão mais política do que jurídica e caso ocorra uma eclosão nos números de casos e mortes dentro do sistema penitenciário, em servidores ou presos, nós iremos cobrar a responsabilidade do secretário da pasta e do governador João Doria”.

Para Valdir Branquinho, presidente do SINDASP, a retomada das visitas presenciais e pode colocar em risco o trabalho de contenção da doença feito pelos servidores. “Foi uma decisão precipitada”.

Além do risco do contágio se alastrar ainda mais pelo sistema prisional e à população em geral, o Fórum Penitenciário ainda alerta para o problema da falta de segurança e de condições de triagem de visitantes. O quadro de déficit de servidores se agravou nas unidades prisionais, tanto por conta dos afastamentos do grupo de risco e pelos infectados pela COVID19, quanto devido ao grande número de trabalhadores que se aposentaram.

Na ação ajuizada pelo SINDASP, que teve decisão favorável no final de maio, a juíza Ana Luiza Villa Nova havia pontuado não haver dúvida que “entre salvaguardar o direito à vida e à saúde e assegurar o direito do preso à visita, prevalece o primeiro”.

Boletim da própria SAP sobre a COVID19 aponta que, até hoje, 5.812 servidores e 10.240 presos se infectaram com o coronavírus nas unidades prisionais de São Paulo. Até o momento, 31 servidores e 32 presos morreram pela doença.

Dia de visita, a preocupação não é apenas com o corpo funcional, mas com os visitantes e a população carcerária

Retomada gradual

A SAP divulgou na última quarta-feira (13) que já estava preparando a retomada gradual das visitas nas unidades prisionais. Segundo a pasta, os protocolos de regras para visitação foram submetidos à análise e aprovados pelo Centro de Contingência do Coronavírus.

De acordo com a secretaria, a retomada das visitas presenciais faz parte da fase 3 do Programa Conexão Familiar. A visitação ocorrerá aos finais de semana e cada detento poderá receber apenas uma pessoa, desde que esteja cadastrada no rol de visitas, tenha entre 18 a 59 anos e não pertença aos grupos de risco da Covid-19.

As visitas íntimas continuarão suspensas. Segundo a SAP, haverá medição de temperatura e saturação de oxigênio antes das visitas entrarem nas unidades.

“A limpeza das mãos com álcool gel 70% será obrigatória, assim como a passagem por mecanismos de higienização dos calçados. Os visitantes e presos também deverão utilizar máscara durante todo o período de permanência nos presídios”, afirma comunicado da secretaria.

SAP diz que vai insistir juridicamente pela abertura das visitas

Aviso postado na página do Fecebook da Secretaria de Administração Penitenciária

Fonte: Fórum Penitenciário Permanente

27 comentários:

  1. Pessoal, agora é a hora de todos os guerreiros e guerreiras implantarem operação legalidade nas UPs.Não façam escolta,não trabalhem em desvio de função,tirem 1 hora de almoço(direito garantido,não um favor) e deixem a cadeia que se exploda.Duvido que as visitas entrem em tempo hábil com esse déficit de funcionários.Muitas ficarão de fora e vai haver tumulto, mas é o que a SAP merece.Sem guerra,sem vitória.

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer que a vida sexual do bandido tem mais valor que a vida de todas as outras pessoas?Esses juíze$ e desembargadore$ não merecem nem 1 centavo do gordo salário que ganham.OPERAÇÃO LEGALIDADE URGENTE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os presos são todos homossexuais. Um bando de "invertidos". Na unidade que trabalho tem preso que simula P.S. pois quer ficar com o "marido" que está internado na enfermaria. Outro preso subiu para o castigo pq colocou sêmen no pote de exame de escarro. Bando de animais. Escória humana.

      Excluir
    2. Ai a vida sexual do ladrão é diaria, pois a visita só presta pra levar jumbo o sexo eles fazem entre eles mesmos.

      Excluir
  3. Interessante, pra dizer o mínimo, é q foi o próprio Estado quem pleiteou a liberação de visitas. Visitantes correrão o risco de se contaminarem, de contaminarem os sentenciados e de levarem o Covid para suas casas colocando demais familiares em risco. O Governador colocou a saúde de funcionários, de sentenciados e de suas famílias em risco. Lembrem-se disto na eleição que se aproxima! emanuel-assis

    ResponderExcluir
  4. Cansaram de dar na Rua???

    ResponderExcluir
  5. Então os guardas afastados também voltarão ao trabalho? Pois não tem efetivo pra conduzir as marmitas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A visitação ocorrerá os finais semana e cada detento poderá receber uma visita não intima entre 18 a 59 anos e que não pertença aos grupos de risco da Covid-19,sendo assim então subentende se infelizmente que os mesmos não voltaram enquanto perdurar esta pandemia...

      Excluir
    2. VAI chorar BRAÇO CURTO, EFETIVO TEM ,MÁS , QUE TRABALHAM DE VERDADE .....

      Excluir
  6. Aos colegas de trabalho, não façam aquilo que não é sua função em relação as visitas, como medir temperatura, saturação de oxigênio, deixem os DGs se virarem, já que estão sempre ao lado do governo!!! Se não houver efetivo para seguir os protocolos elaborados pela própria SAP, logo eles vão ter que se explicar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva a P3, cadeia que abraça qualquer pica que chega.

      Excluir
  7. O engraçado que nem teste onde trabalho fez, nos PP mas todos estão quietos com medo, enquanto não organizamos e paramos.este safado do Doria ele vai conseguir tudo que quer e nos que vamos pagar a conta calados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EM LUGAR NENHUM QUE EU SAIBA FIZERAM OS TESTES

      Excluir
    2. Tá de toca até o tornozelo hein Ze

      Excluir
    3. NO ABCD ESTAMOS AGUARDANDO ESSES TESTES , VAI CHEGAR ...

      Excluir
  8. A categoria mais desunida da federação vão segurando...

    ResponderExcluir
  9. SEGUE AÍ UMA FALA ATRIBUÍDA AO SINDESP. TÁ AÍ UM SINDICATO QUE COMEÇOU A JOGAR CONTRA OS A.S.Ps (SE É QUE NÃO JOGAVA CONTRA ANTES). emanuel-assis. SEGUE: "(...) O presidente do Sindesp (Sindicato dos Agentes de Escolta e Vigilantes Penitenciários do Estado de São Paulo), Antonio Pereira Ramos, não vê obstáculos para retomada das visitas. “O Estado cumprindo com o que é de lei, as normas da legislação da saúde, não vejo nenhum problema não”, opinou o Ramos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais engraçado é que sem desmerecer,mas aevp tem a vê o que com visita em presidios? Já que além da muralha e escoltas na Capital,o contato com as visitas e os presos e com os asps.

      Excluir
  10. Em quanto isso mais desconto o Iamspe vai aumentar a contribuição de 2 para 3% fila da puta do dória essa vai morrer de câncer no cu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, pq vc votou nele então??? O cara ganhou a eleição, não vai falar que não votou nele... não vale heim...

      Excluir
    2. Governador do Ânus alargado

      Excluir
    3. Governador gente como a gente, gosta de comer umas bucetas, a diferença é que ele tem dinheiro e nao precisa ir pra enfermaria pega as amiga de trabalho.

      Excluir
  11. Muito MIMIMIMI....LS NA VEIA...RENOVANDO POR MAIS 60. TRABALHEM AI....FUI!!!!

    ResponderExcluir
  12. Na cadeia QUE TRABALHO, SP zona leste , não chegou OS testes , TEM um COMÉDIA que disse que estão de chapéu , NÃO ENTENDI, deve ser um sanfona de diretor , NÃO sai do colo do.dg

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.