30 outubro 2020

Berço esplêndido: Filho de ministro indicado a vaga de R$ 37 mil no CNJ só obteve carteira da OAB em 2019

Mário Nunes Maia, filho de Napoleão Nunes Maia, do STJ, teve o nome aprovado pela Câmara para o Conselho Nacional de Justiça; ao 'Estadão', o advogado de 44 anos se recusou a detalhar experiência acadêmica e profissional.

Breno Pires, O Estado de S.Paulo

30 de outubro de 2020 | 16h16

Atualizado 30 de outubro de 2020 | 16h16

Napoleão Nunes Maia é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Foto: Dida Sampaio/Estadão
BRASÍLIA - Indicado para uma vaga de conselheiro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de cúpula da administração do Judiciário, o advogado Mário Nunes Maia, de 44 anos, filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Nunes Maia, se nega a detalhar a pouca experiência que possui no mundo do Direito.  Segundo um documento obtido no site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Mário Nunes Maia foi aprovado no exame da ordem somente no ano passado. A obtenção da carteira da OAB é requisito indispensável para a atuação em processos como advogado. 

Por meio de uma articulação iniciada em julho, com apoio direto de seu próprio pai, Mário Nunes Maia teve seu nome aprovado pela Câmara dos Deputados na terça-feira, 27. O indicado ainda precisa ser aprovado no Senado. Se confirmado, assumirá o posto de conselheiro do CNJ por dois anos, com remuneração mensal de R$ 37,3 mil, quase o teto do Judiciário.

Questionado por telefone pelo Estadão sobre algumas informações de seu currículo de uma única página entregue à Câmara, o advogado encerrou a chamada abruptamente e não atendeu às novas ligações. A reportagem, então, enviou perguntas por escrito, por meio de um aplicativo de mensagens, mas o advogado não respondeu.

A despeito dos elogios dos líderes partidários que referendaram sua indicação, o currículo de Mário Nunes Maia, nas poucas linhas que possui, traz informações incompletas, que não permitem concluir se ele tem o notável saber jurídico exigido pela Constituição para a vaga de conselheiro do CNJ. O conselho é responsável por fiscalizar a conduta de juízes no País e formular resoluções para pautar a atuação dos magistrados. A reportagem pediu a confirmação a Mário Nunes Maia sobre a data de obtenção da OAB, mas não houve resposta.

No campo “atividades”, o advogado listou duas informações: “secretário da câmara cível do Tribunal de Justiça do Ceará” e “escritório de advocacia em Fortaleza e Brasília”. Ele não informa, porém, o período de cada uma dessas atividades, o nome dos escritórios, nem as funções desempenhadas. Em pesquisa feita pela reportagem na base de processos do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Regional Federal da 1ª e da 5ª Região, além do Tribunal de Justiça do Ceará, foram encontrados apenas três processos em que Mário Nunes Maia consta como advogado.  

Mário informou à Câmara que está cursando mestrado na Universidade de Lisboa e, ao mesmo tempo, três pós-graduações na PUC Minas. A instituição mineira confirmou a informação. A portuguesa não respondeu.

O filho do ministro menciona cinco livros em seu currículo que têm sua participação. Destes, três foram escritos em coautoria com o pai, Napoleão, conforme constatou a reportagem. Quanto aos outros dois livros, "As origens das leis escritas e do método de sua aplicação literal" e "Direito Fundamental de Acesso à Justiça", não foram encontrados registros na internet.

Ficha cadastral do advogado Mário Henrique Aguiar Goulart Ribeiro Nunes Maia.
No destaque a foto do seu pai. (OAB/Reprodução)
Idiomas

Seu currículo, atualizado pela última vez em 2016, informa que ele era advogado desde 2010 e, no campo “Idiomas”, lista apenas o português, com a descrição de que “Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem”.

O currículo entregue à Câmara nem sequer informa a instituição de ensino e o ano em que concluiu o curso de Direito. Há um registro, no entanto, na plataforma Lattes, de um currículo acadêmico em seu nome, que aponta a graduação na Faculdade Faria Brito, em Fortaleza, concluída em 2012, quando Mário Nunes Maia tinha 36 anos. Entre a graduação e uma cadeira no CNJ, portanto, são apenas oito anos de experiência.

A reportagem pediu a Mário Nunes Maia esclarecimento sobre algumas das informações do currículo. "Só vou me manifestar após a sabatina do Senado”, disse ele. A reportagem insistiu. "Vou aguardar, porque ainda tem a sabatina do Senado e prefiro não me pronunciar", manteve a posição, desligando o telefone logo em seguida.

Em um comunicado do Ministério Público do Estado de Goiás, em 2012, é informado que Mário Nunes Maia teve inscrição indeferida em um concurso para ingresso na carreira do MP estadual.  Em outro concurso público, desta vez para a Defensoria Pública do Estado do Paraná, também em 2012, o nome de Mário aparece como inscrito na primeira fase. Depois, não aparece entre os classificados para a segunda.

Sede do Conselho Nacional de Justiça em Brasília/DF

Deputado diz que recebeu pedido do ministro Napoleão: “Você pode conversar com ele?”

Um deputado federal de um partido com bancada relevante na Câmara disse à reportagem que o ministro Napoleão Nunes Maia lhe fez um pedido, para que conversasse com o filho sobre a indicação ao CNJ. “Meu filho é candidato ao CNJ e estava querendo falar com você. Você pode conversar com ele?”, contou o deputado, ao relatar o que teria ouvido do ministro Napoleão Nunes Maia, a quem conhece há bastante tempo. Essa conversa ocorreu em julho, segundo o parlamentar, que falou sob condição de anonimato.

Napoleão Nunes Maia é conhecido no Superior Tribunal de Justiça pela posição firme, sempre em defesa dos políticos. É comum que, em julgamentos no tribunal, ele se posicione a favor dos advogados de defesa em ações de improbidade, por não identificar dolo (intenção) na atuação de agentes públicos.

Às vezes, é o único voto vencido, como ocorreu no julgamento em que a Corte Especial do STJ – integrada pelos 15 ministros mais antigos no tribunal– decidiu manter o afastamento do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, em setembro.

A reportagem questionou Napoleão, por meio da assessoria de imprensa do STJ, se conversou com parlamentares para ajudar na indicação do filho. O STJ afirmou que o ministro não foi localizado.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) disse que alguns parlamentares de sua bancada tinham sugerido a indicação de Mário Nunes Maia, devido à boa relação com o próprio advogado e com a família dele. Questionada se essa boa relação incluía o pai dele, a deputada disse que havia uma “relação dele (Mário Nunes Maia) e da família dele com parlamentares nossos”, mas negou que tenha havido influência de Napoleão Nunes Maia na escolha.

Outros deputados ouvidos pela reportagem disseram que foram procurados diretamente pelo advogado. Um deles, Gutemberg Reis, do MDB-RJ, disse que um conhecido em comum lhe apresentou Mário Nunes Maia no Salão Verde da Câmara dos Deputados, alguns meses atrás, e optou pelo nome quando viu os demais candidatos à vaga, pois era o único que conhecia.

Sessão Plenária do Conselho Nacional de Justiça
O deputado Denis Bezerra (PSB-CE) chegou a estudar com Mário Nunes Maia em uma disciplina do curso de Direito no Ceará e disse que optou pelo advogado porque já tinha com ele uma relação pessoal. Denis elogiou o currículo de Maia, dizendo que ele tinha especializações, mas a reportagem apontou que essa informação não consta no currículo. O deputado então disse: “Se a gente for analisar essas questões curriculares dos três que estavam concorrendo (à vaga no CNJ), eu acredito que tenham pessoas ainda muito mais qualificadas (do que eles) que poderiam ser avaliadas, mas eram os que estavam inscritos e a gente acabou fazendo opção enquanto bancada, apenas no dia”, disse.

Entre os outros dois candidatos à vaga no conselho que participaram da votação, a advogada Janaína Lima Penalva, indicada pelo PSOL, é doutora em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), onde também é professora, e já trabalhou como diretora do próprio CNJ. O advogado Cesar Augusto Wolff, indicado pelo Novo, é professor universitário e mestre em Ciências Jurídicas. Mario Maia teve 364 votos. Cesar Wolff, 40. Janaína Penalva, 35.

Reação

Após a publicação desta reportagem, o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) disse ser “lamentável que essa decisão tenha sido feita assim de última hora” pela Câmara. “Todas as decisões da Câmara que são feitas dessa maneira são, normalmente, em virtude de acordos feitos de bastidor, que a maior parte dos deputados não conhece. E tudo indica que tenha sido a mesma coisa nesse caso. É triste que a gente veja, no Brasil, órgãos importantes como o CNJ, que foi criados justamente para ser um conselho e supervisionar o trabalho nas nossas cortes, sendo aparelhados por familiares de outros membros de tribunais, por exemplo, sem que tenham a devida qualificação.”

Na avaliação do parlamentar, o fato de ser um familiar não deveria ser um problema, “se a pessoa tivesse um currículo, uma trajetória que justificasse, e que não dependesse de lobby justamente de familiares para que fosse indicado, o que, inclusive, qualifica-se como nepotismo”. Hattem diz esperar que o Senado reverta a decisão da Câmara.

Fonte: Estadão


Contraponto: 

O EFEITO AVESTRUZ

O Efeito Avestruz consiste na tendência a ignorar informações potencialmente ruins, 
a fim de evitar o desconforto psicológico decorrente

Realmente será que tem alguém com a lucidez necessária para me explicar quando iremos ter políticos honestos neste país?

Quando iremos ver extinta a corrupção, sem o risco de vermos notícias como estas que doem os olhos de tão irreais que são? 

Oro a Deus todos os dias, mas acredito que não tenho sido um Homem de muita fé, ou talvez esteja orando de maneira pouco intensa, porque não é possível, é muita coisa errada, e tudo ao mesmo tempo. 

E ai então eu me pego a pensar, será o nosso histórico? Porque isso já perdura há mais de 500 anos, não cessa, é ininterrupta, é avassaladora e cruel, e faz com que sejamos de fato tirados como idiotas, pelo simples fato de não podermos fazer absolutamente nada, estamos de mãos amarradas, e não vejo reação de canto algum.  Porque? 

Porque somos vítimas do Efeito Avestruz, que são as reações que temos e que consiste na tendência a ignorar informações potencialmente ruins, a fim de evitar o desconforto psicológico decorrente.

Se você já evitou abrir a fatura do cartão de crédito com medo de lidar com os valores de gastos extrapolados, adiou uma consulta médica por medo dos resultados ou mesmo saiu mais cedo do trabalho para evitar ter de apresentar um novo projeto, então você já viveu o efeito avestruz.

Ao melhor estilo “o pior cego é aquele que não quer ver” o efeito avestruz traz grandes prejuízos a nossa vida. A estratégia de que quanto menos soubermos do problema, menor ele será para nós, não funciona na prática.

Ao se recusar a encarar possíveis problemas, normalmente acontece um efeito de bola de neve, em que os prejuízos se acumulam e as dificuldades se tornam mais difíceis de serem solucionada.

Precisamos urgentemente superar o Efeito Avestruz e começar a bater de frente com nossos problemas, e sabemos perfeitamente quais são eles, por quem eles são causados e cobrar diretamente dos mesmos as soluções. 

Pois se não o fizermos de forma urgente o Brasil irá ficar inviável a todos os brasileiros e teremos então que sair em exílio pelo resto do mundo. Toda a população que trabalha e que paga impostos terá que se auto exilar. 

Leandro Leandro

47 comentários:

  1. Respostas
    1. Nepotismo explicito, mas ele serve aos políticos.

      Excluir
    2. Pois e fico triste o Brasil nunca vai ter jeito! O amigo abaixo diz que não se muda do Brasil, mas as vezes penso em vender tudo que tenho aqui e ir pra outro país como canada e Austrália, tenho amigo na Austrália e o mesmo diz que e um país muito bom pra se viver sem crimes e o clima muito parecido com Brasil , o duro é ficar acreditando em que um dia tudo possa mudar pra melhor nosso país mas até quando? Já perdi até a fé em Deus

      Excluir
    3. Amigo na Austrália? Sei não hein
      Fortíssimos indícios que a marcha está escapando.

      Excluir
    4. Faz um favor para o povo brasileiro e vá morar com seu amigo na Austrália.

      Excluir
    5. Com certeza amigo acho que farei isso mesmo! e vc fica trabalhando pro Doria e dando risada de politicos tomando teu dinheiro, sua familia passando fome! E bem sua cara mesmo brasileiro acomodado deve ser nortista!

      Excluir
    6. Amigo? Não sou seu amigo não Ze. Não tenho amigo vagabundo e sem futuro. Vai atrás do seu marido australiano. Um "invertido" como vc envergonha a classe dos policiais penais.

      Excluir
    7. Anônimo de 2 de Novembro-20:06, faço minhas as suas palavras.

      Excluir
    8. anônimo DAS 10:54hs VC deve ser uma mãe na cadeia , mal educado , respeite a opinião dos outros , É para com essas CONVERSINHAS de chamar os outros de VAGABUNDO, comédia

      Excluir
    9. Biba australiana kkkkkk

      Excluir
    10. Invertido? O que significa isso?

      Excluir
  2. Esse e o verdadeiro ASPONE assessor de porra nenhuma Brasil pais dos QI e antes de algum fila da puta falar pra me mudar de pais ja aviso vai toma no cu da sua mãe! Não vou mudar de pais e quero ver meu pais melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer um país melhor?Comece fazendo operação legalidade,não dirija viaturas, não faça escolta, não trabalhe na ADM, não faça DEJEP, tire sua 1 hora de almoço e procure incentivar seus colegas de onde você trabalha a fazer o mesmo.Eu faço isso na UP onde eu trabalho.Já vou avisando, se prepare para ser criticado e odiado, mas já é um bom começo.Boa sorte, guerreiro.

      Excluir
    2. EU fiz isso no último PLANTÃO, me recusei , saída para ps , O chefe FICOU com uma CARA de - - e assim vai ser , SÓ carceragem

      Excluir
    3. Ja estou fazendo estou de licença saude e bem antes da pandemia

      Excluir
    4. Parabéns aos 4 anônimos desse comentário, se todos os outros ASPs fizessem igual á vocês, nosso salário seria decente e seríamos respeitados por esse governo que nos trata como lixo.Vocês são exemplo para o resto da categoria, não desistam!

      Excluir
  3. Ese pais ser de un povo pacato aceita tudo se é em mi pais natal, Líbano mandava tudo pro colo do cão, povinho mansinho aceita tudo de cabeca baixa....

    ResponderExcluir
  4. KKK acho que nenhum pé vermelho VAI falar alguma coisa , E NEM um COMÉDIA que sempre fala ( NÃO sei o quê , detectado , kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...vc não...vc não deveria nem comentar nesse blog...vc é burocrata da administração...Tufão detectado

      Excluir
    2. Filho do Dória detected...

      Excluir
    3. Ex-CORTADOR de cana detectado kkkkk

      Excluir
    4. O que você tem contra cortadores de cana, cara? Se acha melhor que pessoas decentes que trabalham horas a fio debaixo do sol para sustentar a família? Feio é ser ladrão, usurpando e cobiçando o que é dos outros.

      Excluir
    5. F.JABÁ -;SINDICATO ENTROU COM UMA AÇÃO PÚBLICA / REF. A DESVIO DE FUNÇÃO , LEIAM ANTES DE FALAREM BOBAGENS = ZÉ RUELAS

      Excluir
    6. Ui o culpa de, carma meu

      Excluir
    7. nossa como reclamam , É SÓ ir no RH EM CINCO MINUTOS ,conseguem exonerar , É rapidinho gente .

      Excluir
    8. Diretor de RH que nunca virou chave detectado

      Excluir
    9. O DG da P2 de Hortolandia nunca virou chave sempre trabalhou no ADM desde que entrou no CDP nem blitz descia na carceragem o tio DG o pai ADM ja viu o que ia virar

      Excluir
  5. Tô com raiva do meu PAI. Que Deus o tenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc taí porque ele TE colocou no mundo , mal agradecido , que horror

      Excluir
  6. O que são ações?
    Ações representam uma fração do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa, ou seja, de um negócio. Passa a correr os riscos deste negócio bem como participa dos lucros e prejuízos como qualquer empresário.

    Saiba Mais

    Como ganhar dinheiro com ações?
    A forma mais segura de conseguir bons retornos investindo em ações é comprar papéis de empresas bem geridas, que apresentem lucros sólidos e crescentes, e não ter pressa de vendê-las. O investidor deve buscar critérios de avaliação de empresas para analisar seus fundamentos e não se preocupar com as oscilações.
    Saiba Mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bettina detectada.

      Excluir
    2. kkkkkk
      Faltou dizer que o "trader" necessita de incansáveis especializações e infinitas horas de estudo, além de ter perfil psicológico para aguentar a pressão do mercado. Ademais, tem que ter dinheiro para investir e muito tempo para fazer análise técnica ou fundamentalista para tentar "adivinhar" onde vai lucrar, contando com a sorte também. Basta uma notícia ruim na economia para perder as economias de uma vida inteira. Enfim, não é para barriga-verde ou curiosos, estes perderão até as cuecas se forem na sua onda. Pequeno investidor só entra nessa para dar lucro aos grandes investidores, que são verdadeiros crânios da economia mundial. Um sistema podre que tem arruinado milhares de vida, destruindo famílias e levando pessoas ao suicídio. É uma grande irresponsabilidade induzir pessoas inexperientes a ingressar neste mercado, elas vão ser destruídas sem piedade.

      Excluir
  7. Herança de Portugal, país que veio ao Brasil para saquear e não colonizar.Isso tem sido mantido por 500 anos, como o Leandro citou no contraponto, mas cabe a nós, brasileiros dos dias atuais, acabar com essa imundície, através de protestos nas ruas , abaixo assinados, etc...O difícil é achar um líder que comece isso, ninguém com poder político tem interesse em derrubar essa gangue.

    ResponderExcluir
  8. O sindicato entrou com uma ação cível PÚBLICA REFERENTE aos desvíos de funções , MÁS, brigar sozinho FICA difícil , OS agentes NÃO colaboram , e continuam SE jogando da CARCERAGEM PARA ADM, MOTORISTA, canil , manutenção , enfermaria , educação e POR aí vai... , até entendo (cagões)morrem de MEDO, fato COMPROVADO, acho difícil MUDAR essa situação , a SAP faz isso de propósito , para aproveitá-los em outras funções , CARCERAGEM SÃO PARA POUCOS, essa é a realidade,curso de formação é bem fraquinho , DEVERÍA SER mais rigoroso e selecionar por vocação , grande MAIORÍA QUE SE jogaram da CARCERAGEM, pode ter certeza que não querem voltar para lá , O sindicato não vai CONSEGUI reverter essa situação .

    ResponderExcluir
  9. Grande VERDADE, temos que nos unir PELO nosso bem , podemos começar com pequenas atitudes ,compartilhando para todos os contatos e grupos de AGENTES prisionais para fazerem SÓ o que lhe compete , nada mais de DESVIO de função , já SERÍA UM grande passo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta ai e vê se consegue...

      Excluir
    2. Tenta aí??????O que o anônimo das 15:55 recomendou é o que eu tenho feito HÁ ANOS!!!!Se você não consegue, é porque é muito covarde ou é puxa-saco de diretoria...

      Excluir
    3. Esse anônimo DAS 18:16hs é um parasita sem futuro , O ZÉ vai DIA 18/11/2020 na manifestação na ALESP , SE TIVER CORAGEM ,

      Excluir
    4. Disse tudo , É isso mesmo

      Excluir
    5. O meu chefe é muito gente BÔA, do BEM, ele me pediu para PILOTAR A VTR , EU CONVERSEI EDUCADAMENTE COM ELE , E EXPLIQUEI O MOTIVO , PELO COLETIVO , ELE ACEITOU TRANQUILO , CONTINUO DE BÔA COM ELE E AJUDANDO-O NO QUE ME COMPETE

      Excluir
    6. Chefe Bom? Sei não...essa coca é Fanta

      Excluir
    7. Não generaliza , ainda com pequenas exceções TÊM chefes bons , agora se você é BRAÇO CURTO e irresponsável no trabalho , com certeza não existirá nem um chefe bom , entendeu ZÉ (anônimo DAS 12:54hs )

      Excluir
  10. DIA 18 está chegando , ÁS 10:00 HS NA PORTA DA SAP , SINDICATO ESTÁ BRIGANDO POR NÓS , VAMOS APOIÁ-LO , CAMBADA DE PARASITAS , OPERAÇÃO BARRO VERMELHO NELES.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.