28 outubro 2020

SAP vive dias de caos e abandono: 123 presídios de SP funcionam de forma irregular, sem laudos de Bombeiros

Nas unidades prisionais de São Paulo, a ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é regra, e não exceção. Situação põe em risco não só a vida de presos e servidores, mas de todas as pessoas envolvidas com o processo de execução penal.

Por Lucas Mendes

Postado em : 28/10/2020

70% das Unidades Penitenciárias funcionam de forma ilegal, contrariando as normas legais
Dos 177 presídios do Estado de São Paulo, apenas 27 estão em dia com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O documento certifica as condições de segurança contra incêndios em estabelecimentos públicos e privados. 

Dados obtidos pelo SINDCOP via Lei de Acesso à Informação junto a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) detalham a preocupante situação dos presídios paulistas.

Em todo Estado existem 123 unidades prisionais sem AVCB e duas em que o documento está vencido (PII Feminina de Tremembé e CRF de São José dos Campos). O levantamento não traz informações sobre os hospitais de custódia da SAP (Franco da Rocha, Taubaté e o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, em São Paulo).

Para outros 22 presídios o processo de renovação da vistoria está em diferentes etapas.

É o caso das penitenciárias de Lucélia e de Mirandópolis (I), onde o projeto técnico, documento prévio para obtenção do laudo, ainda não foi aprovado devido à “complexidade da estrutura da unidade”

Complexo de Pinheiros, apenas uma das 03 Unidades Prisionais tem o Laudo de AVCB
Outro caso é o de duas unidades de Pacaembu, a Penitenciária e o Centro de Progressão Penitenciária (CPP), que aguardam desde 2016 a atualização do projeto técnico, pois os presídios passaram por obras que alteraram sua estrutura. 

As informações mais recentes sobre a Penitenciária de Irapuru e o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém são de 2018. Na primeira o núcleo regional do Departamento de Engenharia da SAP aguarda há dois anos a documentação para seguir com o laudo. Em Icém a unidade aguardava o término de reformas com mão de obra dos presos para solicitar nova vistoria ao Corpo de Bombeiros. 

As justificativas acima são algumas das apresentadas pela SAP para as unidades prisionais que não possuem o AVCB ou que estão em fase de renovação - processo que em alguns casos está levando vários anos. 

Para o presidente do SINDCOP, Gilson Pimentel Barreto, a situação reflete o descaso com as pessoas envolvidas no processo de execução da pena.

“É uma questão de segurança para as pessoas que estão envolvidas com a unidade prisional. Nós já repassamos esse fato para órgãos que são ligados à execução penal e o próximo passo será acionar judicialmente a SAP, o Governo de São Paulo e até os Bombeiros”, ressalta.

Alarmante

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros certifica que, após a vistoria feita pela corporação, a edificação possui condições de segurança contra incêndio. 

Em São Paulo, o decreto 63.911, de 2018, instituiu o Regulamento de Segurança Contra Incêndios. Segundo o documento, caso os estabelecimentos não cumpram os dispositivos de segurança, é possível aplicação de advertências e multas, que podem chegar a mais de R$ 270 mil, dependendo da gravidade da infração (10.000 UFESP).

A situação da falta de laudos dos bombeiros nos presídios paulistas foi considerada “alarmante” por Marcelo Feller, vice-presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP). Para o advogado, o funcionamento irregular das unidades indica “possível aumento de risco à vida de pessoas privadas de liberdade e de agentes penitenciários em casos de incêndio”

Segundo Feller, o contexto também preocupa porque, em caso de incêndio nas unidades prisionais, não há uma rota de fuga, como ocorre em outros tipos de prédios públicos ou privados. “É necessário que existam planos de emergência claros e previamente estruturados”, pontua.

CDP e Penitenciária de Cerqueira Cesar segundo o estudo são U.Ps que estão também sem o AVCB
Para Leonardo Biagioni de Lima, defensor público e coordenador-auxiliar do Núcleo Especializado de Situação Carcerária (NESC) da Defensoria Pública de São Paulo, a ausência do AVCB põe em risco a segurança das pessoas que circulam pelas unidades prisionais, como visitantes de pessoas presas, juízes, oficiais de justiça, defensores públicos, advogados e promotores, além dos próprios presos e servidores penitenciários.

“Infelizmente, como mostram os dados, a regra é não haver esses laudos”, enfatiza o defensor. “Os motivos dados pelas direções das unidades prisionais são vários: ausência de solicitação ao corpo de bombeiros, não realização de projeto técnico para avaliação por falta de dinheiro, projeto em andamento, aguardando avaliação do corpo de bombeiros, necessidade de regularizar situações verificadas pelo corpo de bombeiros”.

Segundo Biagioni, quando a inspeção dos defensores constata ausência do documento o NESC requisita a elaboração e o acompanhamento do projeto, seja por meio de ofício à unidade prisional ou por meio de pedido de providências via corregedoria dos presídios.

O que diz o Governo

O SINDCOP questionou, via email, a SAP e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para apurar a responsabilidade e obter uma justificativa dos órgãos sobre os fatos da reportagem. Até a publicação da matéria não foi enviada nenhuma resposta.

O texto poderá ser atualizado, caso as secretarias se manifestem.

Fonte: SINDCOP

Contraponto: Caos, abandono e precarização são as marcas da Administração João Doria, "O Gestor".

31 comentários:

  1. O irmão corre atrás do pagamento das férias, 1/3 e outras coisas, fica atrás de AVCB, isso é serviço de quem não tem no que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o assunto e o tema, a seguranças das Unidades é importantíssimo pois trabalhamos lá dentro e na hora do atropelo, não é só preso que sai chamuscado não, os servidores também, e o estado tem a obrigação de se enquadrar nas Leis por ele editadas, pois qualquer obra de uso coletivo, particular ou privada e todas as obras públicas necessitam sim do AVCB. Já em relação aos descontos quem tem que correr atrás são os servidores, tem que parar, sindicato não faz greve, são os servidores que fazem greve, mas mesmo diante de toda a precarização de servidores e sem as contagens de tempo não vejo ninguém falando em parar. Fiquei sabendo ontem que o DG e o Disciplina de Flórida Paulista teve que descer na radial e conversar com os guardas por estes motivos, pois está cada dia mais difícil trabalhar, mas como eu disse ninguém fala nem em parar e nem participar da Operação Legalidade que é a única ferramenta de fato que o guarda tem nas mãos, pois se descer todo mundo da Adm para a subportaria e ninguém pegar as direções dos veículos, as Unidades param.

      Excluir
    2. Tá caído o barraco hein Ze. Já foi esse mês no banco refinanciar o consignado?

      Excluir
  2. Estou ancioso pelo fidback da SAP que sempre fez vistas grassas para a segurança dos funcionários...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nóssa... o Flintstone tá digitando...

      Aff...

      Excluir
  3. Gostaria de saber sobre os projetos arquitetônico\estruturais também? Tive o desprazer de visitar o cdp de serra azul, quanta irregularidade técnica, na oportunidade, fui informado que até placa de cimento (parede) já caiu na cabeça de preso por reforma sem projeto ou acompanhamento. Que a SAP é incompetente isso é indiscutível, agora migrou para a obscuridade técnica e ilegalidade. Que coisa horrenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no CDP Hortolandia não pode abrir as 2 folhas do portão da revisora onde passa viatura se abrir e perigoso cair uma placa de concreto que esta solta encima do portão com a muralha, o sindicato ja sabe disso e ninguem faz nada so vai fazer quando cair e matar um asp na cabeça do DG e DD não cai pq não entra na cadeia, cadeia ta na banguela a mais de anos

      Excluir
  4. SAP... ninguém quer essa bosta... dai vem um coronel que não entende nada de cadeia p ser secretário... pergunte neste 2 anos se ele visitou alguma unidade? Conheceu algum asp, algum diretor...

    Restivo... na boa... finge que vai cagar e pede prá sair...

    Boneco do Dória...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz esse secretario so quer receber o dele e tirar as horas dele e ja era! Acha que vai fazer alguma coisa pra beneficiar ASP? PM odeia asp como a civil odeia pm estamos na roça quem puder mete atestado e some da cadeia

      Excluir
  5. Não estão nem aí pra isso estão cagando e andando, e não vai mudar nada e não vai dar em nada os 3 sindicatos ao invés de fazer uma denúncia nos órgãos competentes também não estão nem aí pra coisa.

    ResponderExcluir
  6. Porque os sindicatos não entram com pedido na secretaria da sap pedindo que os funcionários em desvio de função vão trabalhar nos presídios que estão esgarguelados sem funcionários nas coordenadorias tem um monte em desvio de função.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso cansou de ser feito, e até ação judicial foi impetrada, mas o judiciário do PSDB fala que não pode interferir no Poder Executivo. Que quem sabe das suas necessidades é o Poder em questão, e assim é feito, ou seja não adianta. PSDB tem todos os poderes comendo em suas mãos. O Legislativo e o Judiciário.

      Excluir
    2. Vai contar preso guardinha, vc adoraria estar no meu lugar, levando café pro meu chefinho. Invejoso. Minha sala tem ar condicionado, a sua gaiola deve ter um ventilador empoeirado. Invejoso.

      Excluir
    3. Vc tem razão. O ventilador da gaiola está empoeirado mesmo. Mas continuo com as minhas "pregas". Agora, Vc? Acho que não. Vc é conhecido como o "burocrata do bumbum guloso e insaciável"

      Excluir
    4. é vou ter que trabalhar por voce e por outras dezenas como voce, mas Deus é justo e vai fazer justiça um dia

      Excluir
    5. https://esaj.tjsp.jus.br/cpopg/show.do?processo.codigo=1H000H9CT0000&processo.foro=53&processo.numero=1016717-13.2020.8.26.0053&uuidCaptcha=sajcaptcha_7aecec86f6434e9f8f5759785f4db75d AÇÃO CÍVEL PÚBLICA CONTRA DESVIOS DE FUNÇÕES / FÁBIO JABÁ

      Excluir
  7. É preciso ter ar condicionado mesmo, para que as pregas da bunda não derretam. Pregas soltas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Especialista em pregas soltas detected...

      Excluir
    2. Fique quieto o ZÉ ruela ( perdão vermelho )

      Excluir
    3. Kkkkk...nem escrever sabe

      Excluir
    4. CORTADOR de cana detectado kkk

      Excluir
    5. Carma cumpade , aqui é meiór que na roça sô

      Excluir
  8. P1 franco da Rocha Ala de progressão desumano pra os policiais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ataliba nogueira campinas mais de 3.000 presos 5 asp no turno da noite ja passou 4 chefe no plantão ninguem quer ficar

      Excluir
  9. PLANTÃO DA NOITE, NINGUÉM QUER FICAR ? ESTRANHO , OS ANTIGÃOS E OS BRAÇOS CURTOS ADORAM DORMIR , NOSSA !!! EU VOU CONTINUAR NO ADM , LÁ NÃO TEM POEIRA , SOU ALÉRGICO , TEM CHÁ , CAFÉZINHO É BOLACHINHAS SALGADAS , CARCERAGEM ESTOU FORA.

    ResponderExcluir
  10. PSDB MANDA E DESMANDA EM SP , SÓ TEM UM JEITO DE BRECÁ-LOS , NESSA ELEIÇÃO , NÃO VOTAR EM NENHUM CANDIDATO DO PSDB , TEMOS QUE ENFRAQUECER ESSE PARTIDO QUE TANTO MAL NOS FAZ.

    ResponderExcluir
  11. Acho que não tem saída , NOSSO salário defasado , MÁS, TEM café , almoço , DEJEP, TROCAS, isso é considerado o suficiente ,O último que sair APAGUE A LUZ.

    ResponderExcluir
  12. ÉÉÉ , para ninguém querer abraçar os cargos , O negócio está feio hein , normalmente os, BABA ôvo,puxa-saco , fofoqueiro , zoião, passa - fome SÃO loucos para derrubar chefaiadas e assumir um cargo , ESTRANHÃO.....

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.