21 outubro 2020

Vídeos: Com retaliação e represália a sindicatos, Restivo inaugura CDP em Álvaro de Carvalho/SP

Unidade prisional é a primeira do estado entregue já com água quente para banho e dispõe de celas automatizadas, raio-x, portal detector de metais e escâner corporal

Assessoria de Imprensa - SAP

21/10/20

Clique nas imagens para ampliar.         

Para melhor visualizar esta matéria, vá até o final da página e clique em: Visualizar versão para web.

CDP de Álvaro de Carvalho é o primeiro no estado a ser inaugurado com a oferta de água quente aos detentos
Nesta última quarta, 21, foi inaugurado o Centro de Detenção Provisória de Álvaro de Carvalho, a 433 km da capital paulista. A nova unidade tem capacidade para custodiar 823 pessoas e destina-se a abrigar presos provisórios, ou seja, ainda não condenados, tendo 11.514,18 m² de área construída, com investimento da ordem de R$ 49 milhões.

Presente à inauguração, o Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Cesar Restivo, destacou a importância da nova unidade: “A coordenadoria carece de unidades dessa natureza, de detenção provisória. 

Remanescentes oriundos de várias localidades do estado de SP, fazendo sacrifícios no
intuito de sensibilizar o Administração em busca de sua tão sonhada vaga de trabalho no Sistema Prisional
A Penitenciária de Marília e o CDP de Bauru poderão remover presos do regime provisório para cá, aliviando a capacidade dessas duas unidades, e aqui também será utilizado para as inclusões automáticas. Isso vai ajudar muito a Coordenadoria, as unidades em volta e fiz questão de vir aqui para cumprimentar todos os servidores e dos funcionários que virão trabalhar aqui, além de prestigiar o trabalho do novo diretor”, salientou restivo.

O Coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado, Carlos Alberto Ferreira de Souza, destacou o ineditismo do novo presídio: “É uma unidade única. Única por conta da instalação do chuveiro quente em todos os pavilhões habitacionais, de um sistema moderníssimo de câmeras. Ela é única para a região, por ser uma necessidade de mais de uma década, onde abrigará presos provisórios de toda a região, Lins, Marília, Garça, Tupã e ela é única por estar atendendo os servidores que aqui se encontram na cidade, para poderem chegar mais perto de casa”, apontou.

Vídeo jornalístico

A unidade é a primeira do estado já inaugurada com chuveiros quentes disponíveis nos pavilhões. Além disso, possui sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. Trata-se de tecnologia desenvolvida 100% por técnicos da SAP. A nova unidade foi inaugurada também com todos os equipamentos de segurança, incluindo raio-x, portal detector de metal, escâner corporal e telas de proteção nas áreas de segurança.

O novo presídio foi projetado com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estavam em funcionamento. Ele possui pavilhões de trabalho e de serviço como cozinha industrial – onde os próprios presos preparam os alimentos –, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria (setores já existentes nas penitenciárias), incluindo sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis. A nova unidade está localizada na Rodovia Mamede Barreto (SP 349), Km 36, em Álvaro de Carvalho /SP.

Servidores e remanescentes de concursos expõem a indignação com a SAP

Retaliação as Entidades Sindicais

As três entidades sindicais que representam os servidores penitenciários foram proibidas de entrar na Unidade Prisional, neste dia de inauguração, em retaliação do secretário da Pasta Nivaldo Restivo, porque as entidades, preocupadas com Epidemia de Covid-19 que se alastrou pelo mundo todo e que no estado de São Paulo, se tornou o Epicentro na América Latina, pediu por meio de ofícios várias vezes o fornecimento de Materiais de Assepsia, Testes Rápidos e EPIs para os servidores, bem como a interrupção da movimentação dos presos dentro do estado, enquanto perdurasse a pandemia.

Dirigentes das 03 Entidades Sindicais que representam os servidores públicos foram barrados na Sub-Portaria da U.P.
Porém de forma autoritária e imperativa foram negados todos os pedidos, e preocupados não apenas com a saúde dos servidores públicos, mas também da população carcerária, fornecedores e visitantes, as Entidades Sindicais foram a Justiça, e após a SAP ser notificada judicialmente a responder pelas falhas apontadas e constatadas in loco, por Procuradores do Trabalho. A atual administração da SAP reagiu de forma negativa e cortou os canais de comunicação com os Sindicatos. 

Atualmente a única "Entidade" que mantém  diálogo com a SAP é uma de nome SINDESPE, pois segundo matéria publicada no jornal "TODO DIA", da Região Metropolitana de Campinas, cuja pauta era o retorno das visitas no Sistema Penitenciário de SP,  seus  dirigentes foram entrevistados e disseram, o que escreveu o jornalista: 

"O presidente do Sindesp (Sindicato dos Agentes de Escolta e Vigilantes Penitenciários do Estado de São Paulo), Antonio Pereira Ramos, não vê obstáculos para retomada das visitas. “O Estado cumprindo com o que é de lei, as normas da legislação da saúde, não vejo nenhum problema não”, opinou o Ramos.",  e a mesma não se opõe a liberação das visitas nas U.P.s,  mesmo sabendo que a doença já matou mais de 1 milhão de seres humanos no mundo, no Brasil mais de 153 mil e no estado de São Paulo mais de 38 mil mortes

Em matéria publicada em seu Site a Entidade nega que tenha sido questionada neste sentido e: Afirma ser a representante dos Agentes de Escola e Vigilância Penitenciária, e disse que falou apenas em nome dos trabalhadores por eles representados. 

E prosseguem em seu Site: 

Vale ressaltar que o “SINDESPE” esta de portas abertas funcionando todos  os dias com todos os diretores desde primeiro dia da pandemia da “covid-19” .

Da segurança prisional : o que não foi perguntado na reportagem do jornal ” Todo Dia” qual o risco?

Resposta: O maior risco seria pessoas com máscaras transitando em todos os lados das unidades, pode aumentar tentativas  de burlar a segurança, os presos podem tentar se passar por visitantes na saída, porque estarão de máscaras, o que dificulta a identificação na saída, podendo sim ocorrer fugas.

Vale ressaltar que o Estado não possui aparelho de reconhecimento Facial, este trabalho é feito pelos “AGENTES” que trabalham do lado interno das unidades prisionais, “ASP” Agente de Segurança Penitenciária.
Mapa dos números da Pandemia
Remanescentes dos concursos, em sua maioria desempregados e sobrevivendo de bicos,
tentam sensibilizar a Administração Pública em busca do tão sonhado emprego, fazendo sacrifícios e longas viagens
Fonte: SAP/Leandro Leandro

15 comentários:

  1. AEVP dando opinião sobre a volta ou não das visitas. Esse é o retrato da SAP. Pessoas que não entendem nada e ficam dando opinião sobre assuntos alheios. É pracaba!!!

    ResponderExcluir
  2. Acredito, pq infelizmente não posso ter certeza, que o pensamento dos Diretores do Sindespe não é o mesmo da maioria dos AEVPs. Acredito que muitos destes heróis estão do lado dos ASPs e entendem nossa luta. Imagino qual seja o interesse dos diretores daquele sindicado de ficarem babando os .... do Secretário e do Dória! emanuel-assis

    ResponderExcluir
  3. Para os AEVPS tanto faz,pois mantem distância segura dos detentos, e seu corpo funcional é menor,além de ficarem nas muralhas a maior parte do tempo,sendo assim,o risco de contaminação é menor para eles!!!

    ResponderExcluir
  4. sindespe, que porcaria é essa?

    ResponderExcluir
  5. AEVP só arrasta... não queriam a polícia penal, com medo de subir o morro, agora se acham os super hiper mega polícia power rangers... prá acabar mesmo!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que um sindicato (sindespe) não está falando em nome dos aevps e sim em nome próprio ..na sap pode colocar até Jesus Cristo para ser secretario e a SAP vai continuar sendo somente para o preso nós asps e aevps somos intrusos nesta secretaria que não nós ajuda em nada ....

    ResponderExcluir
  7. AEVP? O QUÊ É ISSO? DE ONDE VÊM?
    O QUE FAZEM? PRECISA DE CONCURSO PARA TRABALHAR EM MURALHA? SEXTA, NO GLOBO REPÓRTER.. .

    ResponderExcluir
  8. Sabem nada de cadeia, de preso, andam paramentados, cada um com algemas na cinta, pede p 1 deles algemar o preso... se cagam nas botas, dai vai lá o asp algemar... é o fim!!!

    ResponderExcluir
  9. "Jogar para a torcida em tempos de saúde pública mundial totalmente deteriorada"

    ResponderExcluir
  10. POLICIAIS TIU LU, AGECOP, SPIG E TKS, OS MAIS BRABOS DO CDPA... VOA GUERREIROS

    ResponderExcluir
  11. Respeita os AEVPs seus moleques ! SEUS LAMBEDORES DE BOTAS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk policial aevp brabão que tem medo de ladrão detectado!

      Excluir
  12. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.......

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.