05 novembro 2020

Contra a irresponsabilidade, só uma resposta, "Operação Legalidade"

Governo do estado de São Paulo irá autorizar as visitas nas Unidades Prisionais do estado a partir deste sábado, 07/11/2020, a missão dos policiais penais é apenas uma, fazer o que está previsto em Lei, nada mais, nada menos.

Leandro Leandro

05/07/2020

Clique nas imagens para ampliar.         

Para melhor visualizar esta matéria, vá até o final da página e clique em: Visualizar versão para web.

O estado patrão não faz favor pra servidor nenhum, não se esqueçam que somos todos
 titulares de cargos efetivo e não somos obrigados a fazer nada além de nossas atribuições
A única ferramenta dos policiais penais e servidores do sistema penitenciário do estado de São Paulo, é usar a Lei a seu favor, sendo assim, e sabedores do déficit funcional promovidos com as aposentadorias, exonerações, afastamentos pré-aposentadorias(noventena),mortes e os afastamentos dos servidores incluídos no Grupo de Risco, os policiais penais e servidores penitenciários não devem compactuar com desmandos e irresponsabilidades de pequenos ditadores.

A Lei é clara e objetiva, ninguém é obrigado a fazer o que não é sua atribuição, muito menos assumir responsabilidades além da capacidade de um único individuo, isso seria o mesmo que estar em dois locais ao mesmo tempo, e a própria lei da física não permite isso, um corpo não pode ocupar dois espaços ao mesmo tempo, isso é impossível.

Então se algum Diretor disser que irá escrever o funcionário, fale pausadamente e educadamente para ele prosseguir e escrever sim, pois isso será ótimo, mas que o mesmo escreva os motivos do porque o servidor não quer assumir dois postos, fazer trabalhos estranhos ao seu cargo, tais como aferir temperatura e oxigenação do corpo de visitantes, não dirigir viaturas, ou fazer escoltas externas, pois são funções estranhas ao cargo e por este motivo, passíveis de recusa. 

Não se esqueçam nunca que somos apenas números em planilhas de custos de um programa do excel
Ninguém é obrigado cumprir ordens absurdas, e qualquer ordem que se classifique ou que vá além de suas funções é assédio moral, e assédio moral é crime, não se esqueçam deste detalhe, estamos ali para cumprir com nossas responsabilidades dentro da legalidade e não para sermos assediados a fazer o que extrapola nossa capacidade.

Ao exercer funções que não são inerentes (específicas, peculiares) ao nosso cargo, e por ajudar o Estado, acabamos nos prejudicando, com acúmulo de funções e sobrecarga de trabalho nesse sistema ineficiente e ajudamos a tornar ainda mais precário o já claudicante quadros de servidores

O principal foco da Operação Legalidade é fortalecer e consolidar ao servidor nas suas atribuições. Ela forma base para que o governo se relacione com nossa categoria tendo como parâmetro a obediência da Lei.  

Fórum Penitenciário Permanente

Elaboradas pelo Fórum Penitenciário Permanente, os materiais oferecem subsídios e argumentos para os servidores, a fim de orientar e conscientizar o trabalhador sobre qual é o seu trabalho, por direito.

A Operação Legalidade consiste em cumprir estritamente as atividades e serviços atribuídos pela legislação, com minúcia e cautela quanto ao tempo de execução - na prática, sem desvio de função, cumprindo apenas o que a lei determina ao servidor e à servidora penitenciários.

O Fórum Penitenciário é uma iniciativa que reúne SIFUSPESP, SINDCOP e SINDASP para somar forças em defesa dos direitos da categoria, ampliar a organização e lutar contra o projeto de privatização do sistema penitenciário.

Pela legalidade

A Operação Legalidade é essencial para garantir que os servidores do sistema prisional exerçam o direito de trabalhar com a segurança do que está previsto, por lei, dentro de suas atribuições, sem sofrer pressão e assédio de superiores hierárquicos, e evitando processos administrativos decorrentes de atividades que não condizem com as funções dos trabalhadores.

A operação tem como base o inciso II do Artigo 5º da Constituição Federal, que define que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. Dessa forma, nenhum servidor estará cometendo infração ou ato ilegal por participar da operação, ao contrário, estarão cumprindo a lei.

Os departamentos jurídicos do SIFUSPESP, do SINDCOP e SINDASP estão a postos para atendimento caso algum servidor ou servidora, por fazer o que é correto e dentro da lei, seja comunicado pelo superior imediato, que com essa medida estimularia o desvio de função.

AEVPs:

- As viaturas de escolta em deslocamento devem obedecer a velocidade da via, conforme Normas de Trânsito;

- As unidades que não constituem os pólos de escolta e servidores habilitados para tal estão impedidas de realizar escolta ou custódia de presos;

- Os postos de vigilância deverão ser cobertos de acordo com o efetivo da unidade. Para cobrir todos os postos deve haver o efetivo completo de acordo com o módulo padrão da SAP;

- Custodiar presos somente sob condições determinadas pelo POP (para cada preso, dois AEVPs);

- Não fazer vigilância armada em locais adversos como em portaria, sub-portaria e administração;

- Não acatar ordem principalmente se for meramente verbal de quem não tem atribuição legalmente publicada e respaldada pelos cargos em vigor na LC 898/2001 (de Diretoria Técnica, de Divisão e de Serviço).

ASPs:

-  Não fazer escoltas, acompanhamentos de presos, bem como não conduzir viaturas (função do AEVP);

-  Não prestar serviços administrativos;

-  Não acumular postos de trabalho (1 posto por agente e não 2);

-   Em obediência ao POP somente acompanhar o preso quando houver dois agentes;

-   Contagem rigorosa dos presos;

-   Representar toda e qualquer ordem não condizente com as atribuições conf. Art. 10 do Estatuto do Servidor Público;

-   Controlar rigorosamente os atendimentos à população carcerária, sempre preservando a segurança da unidade.

Oficiais Administrativos e Operacionais:

- Não ultrapassar a carga horária, uma vez que não recebem hora-extra e nem utilizam banco de horas;

- Não realizar atendimento à população carcerária, pois esta atividade não está entre suas atribuições legais.

Área meio

Fonte: Leandro Leandro/ Fórum Permanente

43 comentários:

  1. O P E R A Ç Ã O , L E G A L I D A D E. EM SP , KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, O GUARDA TA DE TOUCA ATÉ O TORNOZELOKKKKKKKKKKKKK.

    ResponderExcluir
  2. NUM RECEBEMOS NEM FÉRIAS, NEM 13'QUANTO MAIS OPERAÇÃO BOÇALIDADE,KKKKKKKKKKKKKK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boçal é você, que ri da própria desgraça.Fale por você fracassado assumido, puxa-saco do governo.

      Excluir
  3. Tem unidade usando dejep no administrativo mesmo faltando ASP nos setores. ASP com desvio de função, sobrecarregando e colocando em.risco a segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O malandro só existe por também existe o otário.Quando o último otário da Terra morrer ou deixar de ser otário,o malandro morre logo em seguida, pois são como vermes, só sabem parasitar o próximo, nunca vão se sustentar pelo esforço próprio.

      Excluir
  4. Continuem pensando assim , logo VIRÁ, OPERAÇÃO ENXADA SEM CABO , de volta para casa , com uma mão na frente e outra atrás e POR aí vai... abaixam a cabeça e ACEITEM TUDO seus COMÉDIAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Operação enxada sem cabo foi foda!!kkkkkkkk

      Excluir
  5. Verdade , O sindicato convoca e SÓ aparecem MEIA dúzia de gatos pingados , eu cansei , TÊM UM MONTE DE ZÉ RUELAS que SÓ CRITICAM, MÁS, são.mansinhos , só ficam reclamando de salários e LPT , DESSE JEITO , VAI CHEGAR ...... P... DAS GALÁXIAS PARA VOCÊS PULIÇAS PERNAIS VERMELHOS KKKKKKKKKK KKKKKK KKKK

    ResponderExcluir
  6. Num RECEBEMOS, EITA, É NÃO recebemos , KKK ANARFA DETECTADO

    ResponderExcluir
  7. TOMARA QUE PRIVATIZEM TODAS AS CADEIAS E ACABEM COM A ESTABILIDADE QUE JÁ É A VONTADE DO GOVERNADOR , ASSIM FICARÃO SÓ OS MELHORES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que cor de calcinha você usa, prostituta do Doria?

      Excluir
    2. BRAÇO CURTO detectado

      Excluir
  8. Quem vai fazer a parte de enfermagem como medir a febre das visitas os orifícios se não estão mais largos.

    ResponderExcluir
  9. Onde? Quem? Como? Quando? Conta outra piada essa é velha...

    ResponderExcluir
  10. Tenho 29 anos de estado e sempre a corda estoura do lado mais fracp

    ResponderExcluir
  11. https://brasilacontece.net.br/atuais-servidores-podem-perder-licenca-premio-trienio-e-outros-beneficios/

    ResponderExcluir
  12. Pela omissão estatal, déficit de servidores e efeitos cascata da pandemia somados as velhas mazelas do sistema a projeção é de dia muito difíceis pela frente. Rebeliões, reféns e agressões estão para serem deflagradas em massa, e nos próximos dias. Fim de ano vai ser tenso, pode engraxar a PT enferrujada ou o oitão canela seca que nós vamos precisar.

    ResponderExcluir
  13. Valentes do anonimato como sempre. Que classe desunida, enquanto isso na Av. Morumbi 5000, e na Ataliba Leonel 556 tem gente que só da risada o tempo todo. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  14. Restivo... pede pra cagar e vaza...

    ResponderExcluir
  15. Em 16 anos de sistema, tranquei na unidades prisionais da CRC, CRN, COROMETRO, e agora na CROESTE. Sempre no fundão em correndo a LPT até chegar na última. Uma coisa eu afirmo, em todas as coordenadoras onde passei a pior é a CROESTE.. cheio de reclamações e passarinhos de Diretores. Minha família é daqui e não querem voltar pra capital. Mas aqui é faixada e faz de conta. Qdo os guardas vê pilantragem, respondem que não vão fazer nada porque estão em casa. Sistema LIXO!

    ResponderExcluir
  16. operacção legalidade? essa porra de sindicato deve estar de brincadeira! Pessoal afastadopra ser "representante" da categoria, mas não move uma palha pra nada... não se compromete com nada , sempro com a historia de fazer uma plenaria...coisa de vagabundo sem compromisso.
    TOMEM CORAGEM E CORRAM ATRAS DA POLICIA PENAL, DO RESTABELECIMENTO DOS DIREITOS DOS AGENTES, E PAREM DE FAZER POLITICA VAZIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito, reconheço a sua revolta e entendo, mesmo porque até eu estou pagando previdência e já aposentei faz um ano, porém gostaria então que você desse sugestões concretas de como fazer isso tudo o que você acabou de dizer acima, pois se todos os caminhos percorridos pelos sindicatos foram infrutíferos, ou seja o caminho Jurídico foi barrado com Negativas Judiciais e derrubadas de Liminares, o caminho Legislativo foi derrubado por que o governador tem a maioria dos deputados da Alesp em seus bolsos por meio de emendas parlamentares e outras benesses e assim todos os trabalhos feitos nos gabinetes dos parlamentares foram por água abaixo, e por último e não menos importante, o caminho de tentativa de conscientização da Categoria, também não surtiu efeito, pois era necessário estarem presentes nos atos convocados pelos sindicatos e eles ofereceram até mesmo condução e alimentação, para estar na Alesp o ano passado e este ano, durante as votações da reforma da previdência mas que porém não compareceu praticamente ninguém, a não ser o ano passado quando lá estiveram quase 700 servidores, mas a maioria da capital e região metropolitana.

      Então não é tão fácil lidar com um governo que tem a maioria dos deputados na Alesp, tem o Judiciário nos bolsos e o MP e a Procuradoria também trabalhando por penduricalhos e outras benesses se voce não percebeu, estamos vivendo em um estado praticamente totalitário, onde apenas a vontade do seu "gestor" e que de fato impera e manda.

      Mesmo porque se as entidades de classe chamarem uma greve para paralisar os serviços, depois da atitude do ministro Alexandre de Moraes, que proibiu as greves dos servidores da segurança pública e inclusive dos atuais policiais penais, sendo passiveis inclusive de prisão e de intervenção nos sindicatos não resta mais nada a fazer a não ser a Operação Legalidade. Porém os servidores não querem fazer o mais fácil, que é apenas cumprir a Lei. Sendo assim o último recurso que cabe aos sindicalistas seria entrar dentro do Palácio dos Bandeirantes e acuar o governador, porém isso está fora de cogitação pelo simples motivo da extrema segurança armada que ele possui.

      Então esperamos sugestões, pois dia 18 de novembro tem outra chamada para estar em São Paulo em frente da SAP, possivelmente terá a presença de deputados e autoridades, isso será pela Regulamentação da Policia Penal e de outros direitos dos servidores penitenciários, e espera sinceramente que tenha a adesão necesssária para podermos mostrar ao restivo e ao Doria que estamos insatisfeitos pela maneira como estamos sendo tratados, sem reconhecimento, sem valorização e com precarização extrema nos quadros de servidores e outras coisas mais. è dia 18 de novembro. E temos que estar lá.

      Excluir
    2. PRIMEIRO: Mentira que ofereceram onibus e alimentação, nem todas as regiões( a minha pelo menos) foram comtempladas com a Bondade do sindicato que pago a 27 anos.
      SEGUNDO: PARA O SISTEMA IGUAL PARAMOS EM 2004, QUANDO O SINDICATO FICOU COM MEDO DOS AGENTES,FICAMOS UMA SEMANA EM GREVE, DESCONTARAM 2 DIAS DE SERVIÇO, MAS CONQUISTAMOS AUMENTO SALARIAL, FOLGA SAP , ENTRE OUTROS BENEFICIOS.
      OS FUNCIONARIOS DO SISTEMA PRISIONAL PAULISTA É IGUAL A UM ELEFANTE AMARRADO EM UMA CADEIRA, DESCONHECE A FORÇA QUE TEM

      Excluir
    3. NÃO SOMOS DA AREA DE SEGURANÇA, NÃO SOMOS POLICIAIS PENAIS, POIS O ESTADO AINDA NÃO REGULAMENTOU , ENTÃO O QUE NOS IMPEDE DE FAZER GREVE? MULTA AO SINDICATOS?
      MIREM NO EXEMPLO DOS METROVIARIOS, ONDE A GREVE FOI PROIBIDA PELO STJ E AINDA SIM CONTINUARAM E NEGOCIARAM A NÃO APLICAÇÃO DA MULTA COMO CONDIÇÃO PARA ENCERRAR A GREVE.
      MAS COM CERTEZA O SIFUSPESP VAI CONVOCAR OUTRA PLENARIA , PARA DISCUTIRMOS ISSO ATÉ O FINAL DOS TEMPOS.... IGUAL A CAMPANHA SALARIAL DE 2018, AINDA EM PAUTA.

      Excluir
    4. Não é mentira, os servidores da central, oeste e noroeste que se dispuseram a ir tiveram sim a facilidade do ônibus, apesar de não saber a sua região e a alimentação e muitos que nem eram filiados foram também, e ninguém está falando de bondade ou de gratuidade, mesmo porque o único motivo da existência dos sindicatos são os trabalhadores. E em 2004 se você teve dois dias de desconto saiba que aqui na Noroeste, em muitas unidades os descontos foram maiores até de 05 dias, eu tive 03 dias de desconto e provo com o holerite. Porém eram outros tempos e sim, podíamos fazer greves, o que não ocorre mais, estamos proibidos pelo STF de fazer greves. Então só resta a Operação Legalidade, mas ninguém é obrigado a fazer, assim como ninguém é obrigado a pagar sindicatos. Mas voce não deu as sugestões concretas, mostre o caminho para nós, pois é difícil lutar contra este governo. E eu não sou do sindicato, sou apenas filiado, e fico feliz de saber que é também, porque mesmo aposentado continuo pagando, pois acredito que quem não é filiado em nenhum sindicato é porque acredita na política salarial e trabalhista do patrão, que em nosso caso é o governo, o estado. E por último eu concordo com você quando fala do elefante amarrado, porém os servidores podem fazer a greve, mas sem a chamada dos sindicatos, e ai neste caso, depois de tudo parado, e sem movimento nenhum ser chamado por eles, eles pode então intervir e negociar com o estado as condições da volta ao trabalho, mas sem em momento algum ele próprios chamarem a greve.

      Excluir
    5. Supremo Tribunal Federal proíbe greves para todas as carreiras policiais
      Ao julgarem direito de greve para policiais civis, ministros declararam inconstitucionais paralisações de todos servidores de órgãos de segurança. Caso terá repercussão geral no Judiciário.

      Por Fabiano Costa, G1 — Brasília
      05/04/2017 12h09 Atualizado há 3 anos

      Ao votar na sequência de Fachin, o ministro Alexandre de Moraes – que já atuou como ministro da Justiça e secretário de Segurança Pública de São Paulo – discordou da recomendação do relator pela legalidade dos movimentos de policiais civis e abriu uma divergência.

      O mais novo magistrado do Supremo defendeu que o tribunal declarasse a inconstitucionalidade de todas as paralisações de servidores públicos de órgãos de segurança, conforme está previsto no artigo 144 da Constituição. Mais tarde, Moraes disse a jornalistas que a restrição de greve se estenderá também aos agentes penitenciários.

      Isto é só um recorte da decisão do STF. Mas ai tem a data e é só pesquisar.

      Excluir
  17. meus deus mas não precisa fazer greve é só desvios de função pararem de ajudar o estado que só nos ferra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os gados não entendem esse vocabulário , pra quem estava com uma ENXADA na mão e agora TÊM uma arma na cintura , tá bom demais UÉ, cumpade.

      Excluir
    2. Então começa vc a recusar...

      Excluir
    3. Anônimo das 17:02,O que o anônimo das 19:04 falou é simples de fazer.Eu tenho feito operação legalidade por mais de 4 anos, depois que eu percebi que quando eu trabalhava em desvio de função, eu estava ajudando meu pior inimigo,o PSDB(para não mencionar diretores e ASPs folgados).É IMPOSSÍVEL para um DG punir o ASP por ele estar fazendo só a obrigação dele.Entendeu,vc já pode começar a fazer o mesmo, pois vc está atrasadíssimo!!!

      Excluir
  18. NUM TÁ BÃO EXONERA INTÃO. ASS: PÉ VERMEIO.

    ResponderExcluir
  19. O SINDICATO ESTÁ PEDINDO PARA TODOS COMPARECEREM DIA 18/11/2020 ÁS 10:00HS NA PORTA DA SAP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai lá gado, bater palma prá loko...

      Excluir
    2. SLK, não vou sair da minha salinha com ar condicionado na coordenadoria não. Tá gostosinho aqui.

      Excluir
  20. Operação ENXADA SEM CABO e OPERAÇÃO pombo sem asa

    ResponderExcluir
  21. É , pelo jeito TODOS estão contentes com a SAP . VAMOS AGUARDAR SE CAI alguma coisa boa NO colo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.