07 novembro 2020

Número de presos infectados por covid-19 em SP cresceu 771% em quatro meses; e ainda assim SAP libera visitas

Ao menos 10.023 dos quase 219 mil presos do estado de São Paulo foram infectados pelo coronavírus nas prisões subordinadas à SAP (Secretaria da Administração Penitenciária). Já são 34 os detentos mortos pela doença nos presídios paulistas. 

Josmar Jozino

Colunista do UOL

07/11/2020 09h09

Vista aérea do CDP II de Pinheiros, superlotado, cuja capacidade é de 793 presos provisórios
 mas que tem uma população de 1836 detentos em 06/11/2020 conforme dados da SAP
No dia 7 de julho, o total de prisioneiros infectados — testados pelo PCR e exame rápido ­— era de 1.150. Isso significa que nos últimos quatro meses houve um aumento de 771% no número de presos vitimados pela covid-19. Os mortos eram 15 no mesmo período e agora mais que duplicaram.

Segundo a SAP, os exames de PCR detectaram 982 presos infectados e os testes rápidos tiveram resultados positivos em outros 9.041. Os dados constam no site da SAP publicados na sexta-feira (6) e são atualizados diariamente. 

Entre os funcionários do sistema prisional paulista, o teste de PCR apontou 1.079 infectados e o teste rápido mais 775, totalizando 1.854 servidores. A covid-19 causou a morte de 31 agentes penitenciários, chamados agora de policiais penais.

A SAP informou ao UOL que 65.711 pessoas, entre presos e funcionários, foram testadas no estado. A secretaria acrescentou que não houve óbitos por covid-19 entre mulheres e estrangeiros presos. 

Já no site do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) constava, na noite de sexta-feira (6), que 36.132 presos foram infectados pelo coronavírus nas prisões brasileiras e que 121 morreram. Porém, os dados não estão atualizados, pois o órgão contabiliza 33 presos mortos em São Paulo, um a menos em relação ao número divulgado pela SAP.

Presos do CDP 1 (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros (zona oeste de São Paulo
 Imagem: Caio Guatelli/Folhapress

Visitas são retomadas em São Paulo 

Mesmo em meio à pandemia, a SAP anunciou a retomada das visitas presenciais na maioria das prisões paulistas a partir deste sábado (7). Só poderá entrar um visitante por preso, pelo período de duas horas.

A entrada será permitida apenas para pessoas com idades entre 18 anos e 59 anos. A proibição se estende para crianças, idosos, gestantes e pessoas com sintomas gripais.

Funcionários do sistema prisional foram orientados a medir a temperatura e saturação de oxigênio dos parentes de presos logo na entrada da unidade. Os visitantes deverão usar máscaras e higienizar as mãos.

Segundo a SAP, a retomada gradual e controlada das visitas presenciais faz parte da 3ª fase do projeto Conexão Familiar. A primeira etapa foi a criação de um sistema de troca de mensagens por email entre presos e seus parentes. Na segunda fase foram realizadas visitas virtuais.

Penitenciária Federal de Catanduvas/PR, no Sistema Penitenciário Federal continua suspensa as visitas

Presídios federais seguem sem visita 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública suspendeu as visitas nas prisões brasileiras em meados de março deste ano para combater a possível proliferação de coronavírus entre presos e servidores. 

Nos presídios federais, onde estão recolhidos chefes de facções criminosas e de milícias, as visitas continuam suspensas. O contato dos detentos com familiares é feito por meio de uma carta virtual de três linhas no máximo e ainda submetida à censura pela direção de cada unidade prisional.

No estado de São Paulo, a Justiça autorizou a retomada das visitas presencias em 175 das 177 penitenciárias. As exceções por enquanto são Taquarituba, que depende de decisão judicial, e Paraguaçu Paulista, não liberada por entendimento da equipe médica.

Fonte: UOL

13 comentários:

  1. Morre tudo essas desgraça de preso morre o fila da puta do dória de câncer no cu morre o fila da puta do secretário de avc morre os coordenadores tudo fila da puta tudo puta do dória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta revortada nega? Eu to tranquilin aqui na minha salinha na coordenadoria só assistindo de camarote kkkkkkkkkkkkkkkkk.

      Excluir
  2. CONCURSO PÚBLICO , 6 MIL VAGAS PARA PREFEITO E 60 MIL VAGAS PARA VEREADOR . DIA 15/11/2020

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a formação exigida , nenhuma , basta saber escrever o nome , pode ser primário incompleto .

      Excluir
    2. Esses são os requisitos para ser AEVP?

      Excluir
  3. Que comecem os jogos mortais!!!!

    ResponderExcluir
  4. Os agentes que se cuidem... deixa o resto explodir tudo... lance normal, segue o jogo...

    ResponderExcluir
  5. Época de eleição..não podíamos esperar outra coisa... o preço a se pagar será caro e infelizmente os funcionários estão entre a cruz e a espada..

    ResponderExcluir
  6. Quem TÊM contatos com os PÉS VERMEIOS , PELO MENOS AVISEM PARA NÃO VOTAREM EM NENHUM VEREADOR DO PSDB , SENÃO , CADA VEZ FICARÃO MAIS FORTES NAS CADEIRAS /CÂMARA PSDB INIMIGO DA SEGURANÇA PÚBLICA.

    ResponderExcluir
  7. VAMOS PASSEAR NO PARQUE EO EO DEIXA OS MENINOS VISITA ,EO EO , VOU LIGA PRA ESSE MENINO, OLHA QUANTO BOY OLHA QUANTA MINA , COROA RICA ISCA PREDILETA, EA GUARDAIADA TA DE TOUCAAAAAA,KKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. O governo diz que está TRANQUILO, sob controle , ESSE COVID PODERÍA QUEBRAR um galho e CHEGAR na classe política e fazer uma limpeza .

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.