Resolução do Conanda autoriza ‘visita íntima’ a menores infratores a partir dos 12 anos. Irresponsabilidade foi aprovada por 14 votos de ONGs e entidades como OAB e CNBB, contra 9 do governo.
Redação
18/12/2020
O impensável aconteceu e dentro de uma das mais importantes entidades, a Conanda, que autoriza visitas íntimas a menores a partir dos 12 anos de idade, o que contraria o próprio ECA |
A resolução, aprovada com os votos contrários dos 9 representantes do governo federal, contém mais de cinquenta artigos, também assegura aos criminosos de menor idade relacionar com outros internos, a partir dos 12 e até os 21 anos.
Segundo especialistas, essa resolução deverá “normalizar” o estupro de internos fisicamente mais frágeis, no sistema, segundo advertiu a Coluna Cláudio Humberto desta quinta-feira no Diário do Poder.
Participaram da decisão irresponsável representantes de ONGs, quase todas desconhecidas, e até de entidades que já inspiraram respeito ao País, como OAB e CNBB.
Monitores advertem que o Conanda favorece, com essa decisão irresponsável, que um menor de 12 anos seja coagido a manter relações com alguém mais velho e mais forte, no estabelecimento socioeducativo.
Monitores alertam sobre a decisão que pode fazer com que menores sejam coagidos por pessoas mais velhas e mais fortes a manter relações dentro do estabelecimento socioeducativo |
O artigo 41 diz textualmente: “Deverá ser garantido o direito à visita íntima para as adolescentes, independentemente de sua orientação sexual ou identidade e expressão de gênero”. Segundo o estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que é lei federal, a adolescência inicia aos 12 anos de idade.
A resolução ignora a lei e o próprio ECA, que consideram “estupro de vulnerável” relações sexuais com menores de 14 anos.
Veja os nomes de quem aprovou ‘visita íntima’ a menores a partir de 12 anos
Lista das 14 entidades da “sociedade civil” que na reunião virtual do Conanda, o Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, nesta quinta (17), decidiram autorizar “visita íntima” a menores infratores e abriram caminho para a normalização do estupro em unidades socioeducativas.
Na lista estão ONGs desconhecidas, mas também CUT, Ordem dos Advogados do Brasil e até a religiosa Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou nota afirmando ser contrário à resolução do Conanda.
Um absurdo impensável está ocorrendo e é necessário que as autoridades se manifestem e anulem esta decisão |
Veja a lista de quem aprovou a resolução gera indignação:
1 – CUT – Marco Antônio Soares
2 – Instituto Alana – Thais Dantas
3 – Centro de Educação e Cultura Popular – CECUP – Edmundo Vieira Kroger
4 – Associação Fazendo História – Heloisa de Souza Dantas
5 – OAB – Glícia Salmeron
6 – Conselho Federal de Psicologia – Iolete Ribeiro
7 – Rede Nacional Criança não é de Rua – Adriano de Holanda Ribeiro
8 – Inspetoria São João Bosco – Tatiana Augusto Furtado Gomes
9 – Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais brasileiras (FEBRAEDA) – Antônio Jorge dos Santos
10 – Casa de Cultura ILE ASE DOSOGUIA – Renato Cesar Bonfim
11 – FENAPESTALOZZI – Edna Aparecida Alegro
12 – Fundação Fé e Alegria do Brasil – Catarina de Santana Silva
13 – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG – Antônio Lacerda
14 – CNBB – Regina Coeli Calil Leão
Fonte: Diário do Poder
Contraponto: Isso e na verdade uma aberração sem tamanho do Conselho, e para que pedófilos venham a frequentar Unidades Socioeducativas do Pais, e praticarem sexo com crianças de 12 anos de idade com autorização do próprio Conselho.
Brasil, terra de ninguém...
ResponderExcluirLance normal, segue o jogo.
E aí jacudo? Fazendo "bravo" e não larga o celular. Se cuida Bambi.
ExcluirCala a boca FDP!!!O assunto é sério, palhaço!!!
ExcluirCorno bravo detectado
ExcluirE cá entre nós... esse lance de dormir de valete é só até apagar a luz... depois róla de tuuuuudoooo, e acordam de conchinha...
ResponderExcluirTá sabendo bem do assunto hein...experiente
ExcluirTrabalho no raio, conto os presos... já vc... deve ser o aevp que monta na bicicréta na hora que acaba o expediente...
ExcluirQue coisa, não?
ResponderExcluirÉ só "elas" começarem a liderar o campeonato brasileiro e já começam a se envolver até em política. Absurdo.
ResponderExcluirASP, SÃO uns ramelões
ResponderExcluirAEVP anda de bicicréta, nem arma tem, precisou o governo dar...
ExcluirCINCO RETARDADOS ACIMA
ResponderExcluir6 com vc ô chupatóra...
ExcluirSeis retardados acima detectados
ExcluirASP'S ANALFABETOS,como que passaram no concurso ?
ExcluirEssa OAB é um verdadeiro cancer no Brasil.Querem mandar mais que o presidente, e quase sempre estão do lado do mal.Até o termo "menor infrator" soa ridículo, pois nessas instituições há psicopatas que já mataram á troco de um celular.São bandidos da pior espécie,deveriam cumprir pena como adultos.Mas estamos na Bananalandia...
ResponderExcluirQuando vejo uma notícia dessas, me lembro de um bandido que,na época(ano 2000) tinha 17 anos.Pois esse "menino ingênuo",com tão pouca idade, já tinha matado mais de 15 pessoas e liderado rebeliões em várias instituições pelas quais tinha passado.O criminoso deveria ser julgado pela sua IDADE MENTAL e não pela idade cronológica.Se tem mente de adulto, pena de adulto.
ResponderExcluirAposentado da detenção, cheio de cachaça na veia, que fala gritando, detectado...
Excluirpqp ESTÁ parecendo o fim dos tempos
ResponderExcluirAté países atrasados com EL Salvador tem penas mais rigorosas para bandidos menores de idade que o Brasil.Lá, se o menor comete um crime pequeno(furto,tráfico de drogas em pequenas quantidades,etc.) pega pena leve.Agora se o crime é hediondo(assassinato,estupro,sequestro),eles podem ficar detidos por até 15 anos.Parabéns para eles, falta de dinheiro não quer dizer falta de escrúpulos e vergonha na cara!!!
ResponderExcluirQuem é que financia essas ONGs?Uma investigação da policia federal iria revelar muita podridão.Só pode ser gente podre, que só pensa nos seus próprios interesses.
ResponderExcluirPés vermelhos detectados!
ResponderExcluiresse pais é dominado pelo mal, tambem não poderia ser diferente, um pais idolatra, so maldição sobre o povo, em breve a taça irá derramar ai voces verao o que é a ira de Deus.
ResponderExcluirPorra, dá pra postar piada em um assunto nojento destes não. Essas organizações são uma aberração, acobertando uma maldade destas. Tomara que alguma autoridade tome providências e impeça esta merda.
ResponderExcluirAEVP É QUE DEVIA SER POLÍCIA PENAL. ASP DEVERIA SER VIGILANTE PENITENCIÁRIO. AEVP TRABALHA CORRETO.
ResponderExcluirQue biba esse AEVPera...ele trabalha con o reto kkkkkkk
ExcluirA ainda
ExcluirE spero
V irar
P olicia
ASP'S são baitolas
ResponderExcluirFoda-se!! Não compete ao ASP achar que lei ou resolução é certa ou errada. Somente cumora-se. -Põe no papel e manda dar ciência. Eu quero meu salário no quinto dia útil. Segue o Jogo! .
ResponderExcluirTrabalha com o reto? Vixi...essa marcha já escapou a muito tempo
ResponderExcluirQue bosta é esse "conanda"
ResponderExcluirQuem de verdade se importa?
Foda-se o preso literalmente
Que coisa, não?
ResponderExcluirAlguém chegou a ler a resolução????
ResponderExcluirComentar se ler e realmente saber o que esta escrito é burrice ...