10 dezembro 2020

De forma ilegal, SAP obriga servidores a trabalhar 24 seguidas em unidades prisionais do Estado de SP

Denúncias recebidas dão conta de que policiais penais da custódia, segurança, vigilância e escolta têm sido seguidamente “convocados” por diretores de unidades para cobrir um dia inteiro de plantão, em clara afronta à legislação. 

Por Giovanni Giocondo

Publicado: 10 Dezembro 2020

Síndrome de emparedamento atinge de forma ampla a todos os servidores do sistema prisional,
levando-os a situações de estresse e depressão profundas, agravando ainda mais a situação destes profissionais 
Diretores de unidades prisionais paulistas têm recorrido a convocações informais irregulares para obrigar policiais penais da custódia, segurança, vigilância e escolta a trabalharem 24 horas seguidas. A prática, além de ilegal, tenta mais uma vez esconder o déficit funcional que se aprofunda diuturnamente no sistema.

Para começar, a Lei Complementar 976/2005, que define o Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) determina que os agentes de segurança penitenciária (ASPs), atuem com jornadas de no mínimo 40 horas semanais. A resolução interna da SAP, publicada em 24 de abril de 2012, estabelece um plantão de 12 horas de serviço efetivo, com intervalo para alimentação, seguidas de 36 horas de descanso para esses funcionários.

Já no caso dos policiais penais agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs), a mesma resolução determina jornada de 12 horas contínuas de trabalho alternadas por 36 horas de descanso ou, a critério do diretor da unidade, 12 horas de trabalho seguidas de 24 horas de descanso, mais 12 horas de trabalho e, a seguir, 48 horas de descanso. Não há margem para estender o plantão para 24 horas seguidas.

Os servidores não podem ser pressionados de forma alguma, a fazerem mais do que manda a lei
De acordo com os relatos que chegaram ao SIFUSPESP, essas convocações têm acontecido sem registro oficial, portanto verbalmente. Como forma de barrar essas ilegalidades na origem, o sindicato orienta os trabalhadores a solicitarem o pedido por escrito. “Qualquer chamada precisa ser feita em documento do Estado. Ou é publicada uma portaria por parte do coordenador de unidades prisionais regional, ou um comunicado do diretor. O servidor precisa ter ciência”, alerta o presidente do sindicato, Fábio Jabá.

Para o sindicalista, a SAP ataca os direitos dos policiais penais em três aspectos principais. Primeiramente, porque ao tentar esconder o déficit gigantesco que campeia no sistema prisional, escancara o buraco deixado pela falta de servidores em diversas unidades. Em segundo lugar, desrespeita a lei porque os valores que são pagos aos servidores conforme o RETP não preveem trabalho 24 horas seguidas.

Finalmente, não há estrutura de alojamento nas unidades prisionais para que os policiais penais possam lá permanecer durante todo um dia, mesmo que estivessem recebendo vencimentos compatíveis com a atividade. “Ainda que o salário fosse de acordo com o serviço executado e a lei permitisse, não há espaço para descanso e revezamento do plantão. Ninguém tem saúde física e mental para tocar uma cadeia 24 horas sem dormir”, pondera Jabá.

Não se deixe intimidar, em caso de pressão denuncie ao Sindicato, sua vida e sua saúde são insubstituíveis

Denúncias e ações judiciais

Como forma de receber os alertas dos policiais penais, o SIFUSPESP quer que todos os servidores que estiverem sendo coagidos a trabalharem durante um dia completo denunciem a prática e a registrem oficialmente.

As pessoas que estiverem sendo submetidas a este tratamento devem entrar em contato com o sindicato para fazer o relato, citando nome e unidade onde trabalham, e terão a garantia do sigilo e da sua identidade. “Estes dados são importantes para auxiliar a embasar a ação junto à Procuradoria Regional do Trabalho”, informa o coordenador do Departamento Jurídico do SIFUSPESP, Sergio Moura.

O advogado considera a situação muito grave, e que enseja a intervenção do sindicato para que a SAP não passe a adotar essa prática como regra. “Isso pode se tornar uma tendência que seria prejudicial a todos os servidores e ao sistema”, pondera Moura.

Enquanto a diretoria do SIFUSPESP vai oficiar a SAP sobre o tema a fim de esclarecer se a prática tem realmente ocorrido de forma institucional, o Departamento Jurídico já estuda ações contra o Estado e a secretaria que visem a preservar a qualidade de vida de todos os trabalhadores prejudicados.

Um dos direcionamentos judiciais deve ser o Ministério Público do Trabalho (MPT), a quem o SIFUSPESP poderá recorrer para denunciar a jornada desumana relegada aos policiais penais. “Será possível comprovar, em consequência disso, que há um aumento no déficit funcional e disponibilidade, portanto, de espaço para que os aprovados em concursos da SAP sejam chamados para dar início ao trabalho e suprir essa falta de funcionários”, finaliza o presidente do sindicato.

Fonte: SIFUSPESP

56 comentários:

  1. Boa a todos, o seguinte tema sempre está ai aprovar a polícia penal, eu prestei concurso e não foi para polícia e sim agente penitenciário, se estão esperando que nome vai garantir direitos então estão bem equivocados , porque polícia não está ganhando o que merece em nenhum lugar aqui neste país Brasil porque nem respeito temos nem com nome e sem, estou farto a verdade todos sabemos ninguém que presta o trabalho digno tem valor , o que podemos dizer se o teto sempre está acima do alicerce, então se o governo decidir que tenho nome de corrupto , mas pagando o salário digno e correto o que prevalece e meu caráter e dignidade, não cometi crime, e mesmo assim sou tratado como, ou pior , até que no último plantão um detento me falou o senhor está cumprindo pena um dia sim outro não , pois é, então se quiser que eu trabalhe 24 sim é possível, mas se o governo decidir , garanto desde que garanta o dobro do salário, justo e justo , se é direito porque tenho que lutar por ele, " direito é direito , e não cumpriu ...

    ResponderExcluir
  2. OPERAÇÃO LEGALIDADE, OPERAÇÃO LEGALIDADE,OPERAÇÃO LEGALIDADE.SÓ É TRATADO COMO ESCRAVO QUEM ABAIXA A CABEÇA PARA O SISTEMA.FAÇAM DENÚNCIA AOS ÓRGÃOS COMPETENTES(SE POSSÍVEL, ORIENTADOS POR UM ADVOGADO) E CHAMEM A IMPRENSA(DIRETOR ESCRAVAGISTA CAGA DE MEDO DA IMPRENSA, SÃO COVARDES).SIMPLES ASSIM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então pq posta como anônimo???? Mostra a cara, se vc quer que os outros mostrem!!!????

      Excluir
    2. Ô anônimo pics in bunds... vc já começou isso na sua unidade?!?!?!

      Excluir
    3. Sim ,já comecei, não faço escolta nem dirijo bonde,não trabalho em 2 postos, tiro minha 1 hora de almoço(tive que ameaçar o DD, dizendo que eu faria uma denúncia aos órgãos competentes), não trabalho em desvio de função.Quanto ao fato de postar como anônimo,não sou trouxa de dar munição para quem quer me derrubar.Entenderam,anônimos!!!

      Excluir
    4. Na realidade vc é um put@ de um comédia que paga de "oposição ". Certeza que estava em alguma "gaiada" e agora "paga de revoltado". Já vi um monte de nóia como vc.

      Excluir
    5. Eu, comédia?KKKKKKK.Você não me conhece, cara...

      Excluir
    6. Quer enganar quem?É um puta de um comédia mesmo.

      Excluir
    7. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!

      Excluir
    8. Os covardes que não tem coragem para enfrentar o erro criticando quem tem. TSC,TSC. Valores totalmente invertidos...

      Excluir
  3. ISSO NÃO VAI CONTRA AS LEIS TRABALHISTAS?ISSO É O TIPO DE ATITUDE QUE, SE DENUNCIADA, PODE DERRUBAR DIRETOR DO CARGO.ESSES PILANTRAS NÃO SÃO DEUSES,ELES TAMBÉM ESTÃO SUJEITOS À LEI.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Vai vendo, depois eu que sou o loucão de pinheiros...

      Excluir
  5. O grito de dor será abafado pelo estampido da escopeta e o cheiro de sangue será uma constante em meio ao caos do sistema. Ganidos de cães, choro de luto e a mortalha da morte envolvendo a todos, covardes feridos e heróis tombando perante o aço afiado e frio. Guerreiros, muitos vão desejar não ter nascido quando esses dias chegarem, e eles se aproximam velozes como relâmpagos e sutis como a brisa. Quem sobreviver será testemunha da mais sangrenta e bestial tragédia jamais vista até hoje no coração do inferno que é o sistema penal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Credo, que horror! Defenderei meu DG com meu kit de sobrevivência de polícia administrativa, com minha tonfa neste formato: 8===D
      E meu spray de pimenta com odor de morango na barraca camuflada de oncinha só para dois. Selvaaaaa!!!!

      Excluir
    2. Comeu bosta até umas hóra heim tio...

      Excluir
  6. Tudo será reduzido a pó, sem possibilidade de restauração. Vísceras esparramadas e crânios esfacelados, a fumaça da pólvora entenebrecendo a visão. Nenhum fio de esperança restará e os vivos terão os olhos secos, sem lágrimas pra chorar. O grito desesperado se abafa com o odor de carniça, urubus se amontoam para saborear a presa, as muralhas permanecem incólumes. O fim vem, começa a revolução, abriram a Caixa de Pandora ao torturar continuamente a Polícia Penal, último fio de lã queimada que segurava todo o ódio do cárcere.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você parece a Sarah Connor, do filme Exterminador do Futuro 2,descrevendo o apocalipse causado pelas máquinas.

      Excluir
    2. Kkkk
      Reclamaram das piadas, virei profeta da negatividade.

      Excluir
  7. quem mandou votar no diabo, agora vai segurando, eu to aqui tranquilin na minha salinha na coordenadoria o resto que se lasque!!!

    ResponderExcluir
  8. esqueceram de citar as unidades que estão fazendo essa prática!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu policial Penal Administrativo, se preciso for, trabalho até 1000 horas direto na companhia do meu D.G., pq eu sou servidor estudado e capacitado para o cargo que ocupo... SELVA

    ResponderExcluir
  10. Será que a SAP nunca ouviu falar de uma tal Princesa Isabel, que acabou com essa prática no ano de 1.888???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lei áurea foi assinada á lápis , ninguém respeita.

      Excluir
  11. Manda os que estão em desvio de função tirar 24h. Assim agradam seus diretores e não perdem a mamata.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente o guarda também não ajuda, na unidade que trabalho tem guarda brigando para ser convocado e depois pegar uma folga, aí fica difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe, aqui no Cpp onde trabalho se convocar pra dobrar uma semana direto haverá fila enormes

      Excluir
    2. Aí convocam e dão folga, na que trabalham só convocam e pronto .

      Excluir
  13. Quem dobra plantão é trouxa, não existe cárcere privado para servidor, acabou as 12hs fecha o ponto vai embora, passa no PS pega um atestado e vai descansar.

    ResponderExcluir
  14. Por onde anda o emanuel- Assis que nunca mais comentou nada por aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, e eu me fiz esta pergunta estes dias atrás, ele sumiu mesmo, sempre com comentários inteligentes, lúcidos e pontuais. Faz falta. Apareça Emanuel Assis.

      Excluir
    2. UNS guardas ZERO Hora FICAVAM criticando seus comentários

      Excluir
    3. Esposa do Emanuel detectada

      Excluir
    4. bonito hein , além de corno , fofoqueiro. Ass. Pé VERMEIO ( CORTADOR de cana ).

      Excluir
    5. Eu também gostava mto dos comentários do Emanuel-Assis. Espero que um dia retorne. Aproveitando a oportunidade, o colega das 20:14 poderia citar qual unidade tá negando até doação de sangue.

      Excluir
  15. Além da jornada de 24hrs , ainda estão dando convocação em plantão inverso , e negando abonada e doação de sangue , alegando falta de funcionário pra cobrir folga, tá osso ... é constante a intimidação e assédio moral .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doação de sangue e direito por lei 4 por ano se a UP recusou teu atestado de doação de sangue faz bo

      Excluir
    2. A convocação está dentro da lei, afinal, recebemos RETEP para isso. Agora quanto a negar abono e doação, isso é ilegal.

      Excluir
    3. Opa convocação por falta de funcionários não entra no retp, se fosse assim o estado não pagava dejep obrigava todo mundo a dobrar de graça

      Excluir
    4. Doação de sangue TEM que ser um ato de amor, NÃO para se afastar e arrastar o PLANTÃO, coitada da Equipe , credo !!!!!!

      Excluir
    5. DIVULGUE o nome do CDP , COVARDE !

      Excluir
    6. Isso é pouco ainda , os gados resolvem

      Excluir
    7. Japonês de Capela detectado

      Excluir
    8. Este tá choque mesmo! Publica como anônimo então ninguém vai saber quem é e, ainda assim, não coloca o nome da unidade! Coloca o nome da unidade, caramba!

      Excluir
  16. E em janeiro não tem dejep, vai vendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém parece perceber que hj a cadeia só funciona com os dejeps, só zueira, desinformação, mas o fato é que estamos todos em déficit, grupo de risco afastado indo p praia e fazendo bico, e de janeiro até final de fevereiro, o governo interrompe a dejep, quem vai trabalhar?!?!?!?!?!?!

      Excluir
    2. Vocês , gados penais

      Excluir
  17. TODOS JOGANDO PALAVRAS AO VENTO... PRIMEIRO TODOS ANÔNIMOS... SEGUNDO... QUEM LÊ ESSA BOSTA?!?!?!?!?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué! Anônimo reclamando que outros anônimos postem!? Quem lê?? Vc leu.

      Excluir
    2. Deve ser visita. Isso é atitude de visita e de preso. Jogando palavras ao vento. Se situa Ze. Esse blog é para servidores do sistema prisional. O seu blog é o "guerreiras doc cárcere".

      Excluir
    3. Esse é ANTIGÃO BRAÇO curto

      Excluir
    4. Por que "braço curto"??

      Excluir
  18. DÓRIA PRESIDENTE 2022 ASS.ANÔNIMO DA ENXADA

    ResponderExcluir
  19. Quem poderá nos salvar ????? Tomara que surge um LÍDER no meio de tantos ZÉ RUELAS,

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.