Esta quarta-feira, 9, foi marcada como um dia importante para os servidores que atuam nos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins.
Maria Gabriela – Governo do Tocantins
09/12/2020 - 19:27
PEC que cria a Polícia Penal do Tocantins é aprovada e o Estado passa a contar com uma nova força policial instituída à Segurança Pública - Seciju/ Governo do Tocantins |
Nos dois turnos de votação, os parlamentares aprovaram a proposta com unanimidade. Com a deliberação na Casa de Leis, os servidores que atuam no Sistema Penal tornam-se uma nova categoria integrante da Segurança Pública.
A proposta vincula a Polícia Penal à Administração Pública, sendo responsável pelo Sistema Penal, e também estabelece que a nova profissão seja composta por atuais e futuros agentes aprovados em concurso público.
A iniciativa foi motivada pela necessidade de adequação do artigo 104 da Constituição Estadual à nova redação da Constituição Federal (CF) que, após a promulgação da Emenda Constitucional n° 104, de 4 de dezembro de 2019, alterou o inciso XIV do artigo 21, o parágrafo 4° do artigo 32 e o artigo 144 da Constituição Federal, para assim criar as polícias penais federal, estaduais e distrital.
Servidores que atuam no Sistema Penal tornam-se uma nova categoria integrante da Segurança Pública, a Polícia Penal - Miller Freitas/Governo do Tocantins |
Ainda segundo o secretário da Seciju, “é importante ressaltar o apoio do governador Mauro Carlesse que dentro das possibilidades trabalha pela valorização dos servidores; e também enfatizar a atuação do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade e os demais deputados estaduais”, concluiu.
Para o Policial Penal Ádamo Tadeo Póvoa Mello, membro do grupo de trabalho que trata sobre os interesses da categoria, “a aprovação da PEC no âmbito estadual marca o reconhecimento da categoria enquanto integrante da Segurança Pública, o que é de extrema importância para o fortalecimento da classe. Ainda temos uma caminhada rumo ao alcance de outros anseios dos policiais penais, mas o dia de hoje representa uma conquista para a Polícia Penal e para o Tocantins, que ganha mais um ente nas políticas de segurança pública para a sociedade”, finalizou.
Fonte: Secretaria de Cidadania e Justiça
Em SP o governador tem um grande interesse na privatização. Se nos tornássemos policiais de direito ele teria mais dificuldade nesta privatização.
ResponderExcluirEita
ExcluirQue coisa, não...?
ResponderExcluirSangue fogo e fúria! Os gemidos serão ouvidos por muitos dias, a crise fará até os fortes tremerem de medo. Os relatos causarão arrepios e náuseas, a visão será de terror por todos os lados, sem esperança, será o fim. A fumaça do sistema subirá a estratosfera, junto com as almas dos milhares de mortos.
ResponderExcluirCredo, que horror! Defenderei meu DG com meu kit de sobrevivência de polícia administrativa, com minha tonfa neste formato: 8===D
ExcluirE meu spray de pimenta com odor de morango na barraca camuflada de oncinha só para dois. Selvaaaaa!!!!
VIXIII ESSE CHAPOU DE VEZ, que horror !!! NÃO vindo FUMAÇA no setor da ADM , vou deixar o ar condicionado no 10 .
ResponderExcluir