A chegada de novos nomes na presidência da Câmara dos Deputados e do Senado acelerou a criação de um novo auxílio emergencial para a população mais carente, diretamente afetada pela crise do novo coronavírus.
ISABELA VERÍSSIMO
EM 15 DE FEVEREIRO DE 2021
Servidores públicos das administrações diretas e dos baixos escalões irão pagar a fatura desta jogada política |
Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o ministro da Economia, Paulo Guedes decidiram pela votação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza o corte de custos por meio de redução de salário e de jornada de servidores.
Para que assim, o governo tome decisões como a criação do novo auxílio emergencial. A PEC se chama Pacto Federativo.
De acordo com o portal O Globo, deve-se inserir uma cláusula de calamidade na proposta para que o pagamento do benefício seja autorizado.
Salário dos servidores públicos entra na mira para bancar auxílio emergencial 2021 (Imagem: Reprodução / Google) |
A PEC fala ainda de uma inclusão de despesas com pensionistas no limite das despesas com pessoal e de uma lei que definiria os indicadores, níveis de endividamento e trajetória de convergência das dívidas.
Atualmente a prática é vetada pela Constituição Federal, e a PEC do Pacto Federativo virá antes da Reforma Administrativa |
No caso dos orçamentos para saúde e para a educação, seriam liberados apenas em prazos que excedem a um ano. Consequentemente, o Plano Plurianual (PPA) seria extinto.
Os valores da saúde e educação, que atualmente são divididos em 15% e 25%, respectivamente, seriam unificados em 40%. Caberia aos estados e municípios definir uma nova divisão de acordo com a necessidade.
“Receita pública não seria vinculada a órgãos, fundos ou despesas, com exceção de taxas, doações, fundo de participação dos estados e municípios e vinculação constitucional”, detalha o O Globo.
PECs propostas pelo governo Bolsonaro, irão tramitar no Congresso, autorizam cortes temporários para pagar auxílio emergencial |
Conheça o novo auxílio emergencial
O novo auxílio emergencial falado por Lira, Pacheco e Guedes é baseado no antigo, oferecido pelo governo federal em 2020, durante os primeiros meses da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Uma das diferenças é referente ao público apto para receber as parcelas, que seria mais restrito. O valor das parcelas também seria alterado de R$ 300 para R$ 200. Mulheres solteiras chefes de família não receberiam o valor dobrado, como acontecia no ano passado.
O calendário de pagamentos continuaria sendo definido pelo Ministério da Cidadania, mas ainda não divulgado. A forma de pagamento também seria a mesma: através do aplicativo Caixa Tem, que é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
O aplicativo está disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android e iOs e serve também para o pagamento de benefícios como o Bolsa Família e o seguro DPVAT.
Para usá-lo, é preciso usar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criar uma senha numérica de seis dígitos. Essa não pode, sob hipótese alguma, ser compartilhada com terceiros e desconhecidos, afim de se prevenir de possíveis fraudes em que poderia acontecer o saque indevido do valor dos benefícios, por exemplo. A senha é pessoal, individual e restrita.
Embora sejam amplas as informações a cerca do novo auxílio emergencial, que deve ser concedido durante três ou quatro meses, sua criação ainda não foi oficializada
Fonte: FDR
Se precisarmos fazer uma greve, será que os jóia da Sap (Aevp) ou os Asp Seguros e pelegos da Adm irão nos ajudar dessa vez? É a pergunta que não quer calar...
ResponderExcluirPODEM FAZER , AEVP'S DAREMOS TODA SEGURANÇA, COMO SEMPRE. GARÇONS
ExcluirAnde con as suas pernas Ze. Já fiz greve e estou respondendo PAD até hoje por "abraçar idéia" de "sem futuro" igual a vc. Vc é o típico cara que "paga de oposição" e depois se joga para a sub frota ou oara o ADM. Então, antes que eu me esqueça, VÁ A MERDA ZE GREVE.
ExcluirNinguém vai fazer greve porra nenhuma. Nem operação legalidade que todos poderiam fazer e não teriam nenhuma sindicância nem pad fazem, qto mais uma greve. Esquece greve.
ExcluirGreve: todos estão vendo que não dá (punição e exoneraçao ocorridas)
ExcluirAEVP: esquece.
Operaçao Legalidade: é a única forma hj de protesto legítimo, sem punição ( mas como dizem "ASP do Seguro" )ou seja ASP em desvio na Adm e como motorista e outros: por vários motivos, cada um com o seu, seja, medo de encarar tranca e presos, preguiça, falsa ilusão de status, comodidade por trabalhar sentado dia inteiro, computador a vontade, ar cond. ,Café, chá etc qd quiser, nunca funcionará, infelizmente é o único meio mas como é do ser humano pensar em si primeiro, mesmo q isso acarretará perdas a ele (salários e promoçao) ainda esses citados acima, ficará na sua zona de conforto, a falta de uniao está nos destruindo, infelizmente.
Vixi...que enquadro o Ze Greve tomou kkkkkk
ExcluirGreve eu estou fora!!
ExcluirMuito fácil falar de quem faz serviço burocrático. Se não é o seguro, como disse, fazer os processos pra compra de material, vc não tem nem o seu almoço pra comer. Não tem quem faça. Se não é o cara no pecúlio, não tem compra pros presos e o perreco é mato. Fora os outros setores. Cimic, sindicancia. Essa operação legalidade é uma pilantragem. Quer que outros façam greve pra cadeia toda, se ponham na linha de frente pra tomar tiro por vcs, os super asps. Dá licença. O sindicato é que tinha que tomar partido e ir pra cima, mas pra eles sim a gozolandia é ilimitada. Não fazem nada e não são cobrados, mas vivem com os bolsos cheios. Antes que venha algum babaca falar besteira, eu trabalho no fundão, mas reconheço o valor de cada companheiro que tá lá pra cima.
Excluir"Eu trabalho no fundão..." ah tá....quer enganar quem Ze?
ExcluirAnonimo da 01:17h, convenceu um total de 0 pessoas..
ExcluirAnonimo da 01:17h quanto blá blá blá.
ExcluirTá vendo. Apareceu 3 babacas. O servidor vagabundo e pilantra é bem previsível. Classe otaria, cheia de fodão do teclado. Tem mais é que se foder msm.
ExcluirEnquanto isso, num certo sindicato paulista, quando se pergunta sobre greve...
ResponderExcluir"NÃO É O MOMENTO" (Fábio Jabá)
Governo federal e estadual, dois loucos de dar dó...
ResponderExcluirFazem o que querem e ninguem questiona...
G
R
E
V
E
J
Á
!
Nesse panorama que vivemos, os sindicatos deveriam se reunir em algum local por alguns dias, convidar quem possa contribuir com alguma proposta de ação contra essa precarização do sistema e da nossa profissão, discutir até que tenham efetivamente elaborado um plano de ação! Tem que haver uma forma de manter o que já conquistamos, preservar e manter o Sistema seguro e bem gerenciado, valorizando com isso cada centavo suado dos pagadores de imposto e executar a Justiça Penal como já fazemos com nosso pífio efetivo!!!
ResponderExcluirINTELECTUAL DETECTADO
ExcluirBacharel em Direito (sem OAB) que trabalha no CIMIC detectado
ExcluirOu no jurídico!!! Tem vários "advogados" frustrados sem capacidade de passar na OAB,nas unidades se achando melhor que os outros!!!
ExcluirEsquece esse negócio de greve que não vai vingar, ergue suas mãos para o céu e agradece a Deus por estar empregado.
ResponderExcluirEU NÃO LI TODOS OS COMENTARIOS ACIMA. MAS O QUE É MAIS INTERESSANTE É QUE EM BRASILIA, NA ASSEMBLEIA NÃO SE FALA EM CORTES, ESTES CARAS SÃO POSTOS POR "TROUXAS" COMO NÓS.
ResponderExcluirPÉ VERMEIO detectado
ExcluirSugiro que ninguém perca tempo se irritando ou respondendo os posts desse imbecil aí acima, que toda hora fica falando que os aevps são a jóia da sap, que asp é seguro.
ResponderExcluirEm primeiro lugar, sabemos quem trabalha dentro da unidade, então deixa o cara falar o que quiser...
Em segundk lugar, sabemos quem tem melhor salário, por correr mais risco, então não deêm atenção ao mané.
Ignorem, só posta essas merdas p ver discussões, discórdia.
Sentiu...
ExcluirUi que coisa não
ExcluirNão devemos discutir com "viado e com louco". Esse 13 tem os 2 "atributos"
ExcluirMuito imbecil... toda hora...
ExcluirMuito imbecil ... inclusive o anônimo das 19:28
ExcluirVamos parar de terrorismo, Agente penitenciário ( Polícia Penal /Segurança Pública), carreira típica de ESTADO se o governo reduzir salário tem que diminuir carga horária,não pode somente reduzir o salário, não é o nosso caso.Podem até comentarem ao contrário, pelo menos esse é um problema a menos pra gente, vamos nos preocupar com o que realmente é verdadeiro.
ResponderExcluirAmigo das15:47 vc pode ter ate um fundo de razao , porem parece que voce NAO conhece o calcinha atolada , para esse demonio ant cristo nada é impossivel se tratando de tirar direito de alguem esse cara arranca ate os rins e figado dele mesmo , nosso governador esta a anos luz na frente do demonio . Se liga nisso.
ExcluirAmigo...quem falou que sou seu amigo? Te conheço por acaso? Se situa Ze
ExcluirVc se ofendeu pelo que disse a pessoa acima, das 17 de fevereiro 06:55, ter se referido a vc como amigo! Talvez deve ser porque seus amigos devem ser os matriculas com penas de artigos 33, 157, 121! Se situa Zé.
ExcluirAnt? O que é isso?
ExcluirA N T A
ExcluirATENÇÃO PÉS VERMEIOS DO CONCURSO 2017 = FOI HOMOLOGADO
ResponderExcluirDiário Of. de que dia?
ExcluirUfaaaa, agora canta a lpttttttttt
ExcluirItapetininga, projeto de governo/empresas!
ResponderExcluirSEI NÃO , SERÁ QUE VÃO TRANSFERIR O CADEIÃO DE PINHEIROS PARA ITAPETININGA ?
ResponderExcluirTa loco so...nem vo pode cume um bolinho de frango na feira...ir no parque do orto...dar umas vorta na campus salis... vo vorta pra angatuba
Excluirmito! mito! mito! mito! mito!
ResponderExcluirSei não hein...
Excluir