21 março 2021

União do Sistema por vacinas, a morte não espera: A luta é pela vida - Operação Legalidade - Vacina Já!

Policiais penais e demais servidores penitenciários são essenciais e se mobilizam na próxima segunda-feira(22) em todo o Brasil. 

Por Redação Fórum Penitenciário Permanente

Publicado: 20 Março 2021

Apenas com a União e a Mobilização de todos em prol deste ideal é que iremos atingir nossos objetivos
Em São Paulo, Fórum Penitenciário Permanente quer união da categoria para registrar atos nas unidades prisionais e pressionar governos pela prioridade da imunização aos servidores da segurança pública. No sistema prisional paulista, 60 trabalhadores já morreram vítima do coronavírus

 Na próxima segunda-feira(22), profissionais de segurança pública de todo o Brasil vão se mobilizar em defesa das atividades policiais como essenciais para o país em um momento de gravíssima crise sanitária. Na linha de frente de combate à pandemia do coronavírus, os policiais penais demais servidores penitenciários de São Paulo defendem a prioridade da categoria na vacinação. Para chamar a atenção da sociedade, vão ser organizar por meio da Operação Legalidade, que acontecerá simultaneamente em todas as regiões do Estado.

Coordenada pelo Fórum Penitenciário Permanente - grupo que une o SIFUSPESP, o SINDASP e o SINDCOP - o ato é explícito sobre o fato de os funcionários do sistema prisional serem considerados essenciais por estarem trabalhando presencialmente desde o início do estado de calamidade pública, em março de 2020. Até este sábado(20), 60 servidores do sistema prisional paulista morreram vítima da COVID-19.

A Operação Legalidade será a principal arma da categoria para demonstrar ao governo do Estado e ao governo federal o descontentamento dos trabalhadores não apenas com a demora na chegada da vacina, como também pela falta de valorização e de reconhecimento pelos serviços prestados ao longo da pandemia. Isso porque os profissionais do setor foram atacados pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional(PEC) 186/2020, que permitirá o congelamento dos salários do funcionalismo pelos próximos 15 anos.

Entre as orientações para o ato, os sindicatos indicam o cumprimento à risca do que determina a lei para as funções de cada servidor. Policiais penais da segurança e custódia não dirigem viaturas, enquanto os da escolta e vigilância devem conduzir os veículos dentro da velocidade permitida pelas vias. Auxiliares administrativos não devem fazer atendimento da população carcerária, e psicólogos não podem emitir laudos criminológicos.

Dentro das unidades, todos devem se recusar a cumprir ordens para movimentação de detentos, seja ela externa ou externa, bem como qualquer outra atividade caso não tenham recebido equipamentos de proteção individual(EPIs) - máscaras, luvas, aventais e álcool gel - com alto índice de proteção contra o contágio pelo coronavírus. Toda e qualquer tentativa de assédio moral deve ser comunicada ao superior imediato e aos sindicatos.

Três cartilhas digitais da Operação Legalidade, disponíveis nos links deste parágrafo, foram elaboradas pelo Fórum para orientar os Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs), Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs) e aos servidores da área meio.

Não espere ser você o próximo contaminado, sua vida depende de suas decisões, vamos lutar pela VIDA

A luta agora é pela vida, policiais penais são essenciais

Para que a mobilização de segunda-feira tenha repercussão positiva, é fundamental que os policiais penais registrem os atos feitos em suas unidades prisionais espalhadas pelo interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, uma vez que a pandemia e a necessidade de isolamento social impedem protestos unificados em apenas um local. Para fazer o registro, é muito simples.

O primeiro passo é imprimir em papel A4 os cartazes elaborados pela equipe de comunicação do Fórum - disponíveis neste link - para que sejam afixados nos murais das unidades. Também é possível tirar fotos dos cartazes nos locais e enviar aos integrantes do Fórum pelos seguintes números de Whatsapp:

SIFUSPESP: (11) 99339-4320 e (11) 99309-4589

SINDCOP: (11) 14 99748-7006

SINDASP: (11) 99608-2320

Use a hashtag: #policiaissaoessenciais

Os dirigentes e advogados do Fórum estarão de plantão. Caso o servidor precise de apoio ou assistência jurídica, basta entrar em contato:

SIFUSPESP:  (11) 2976-4160 - Celular/Whatsapp (11) 99339-4320 e (11) 99309-4589

SINDCOP:  (14) 99748-7006

SINDASP:  (18) 3904-2098 – Depto. Jurídico - Celular/Whatsapp: (18) 99725-9400

“Os policiais penais são essenciais e estão alertas contra o coronavírus. A vacinação é a única forma de proteger os servidores contra esta doença letal, que tanto está sangrando nosso país e que já matou dezenas de companheiros de sistema, centenas de outros doentes e com sequelas, deixando famílias destruídas. Não podemos mais esperar enquanto nossos guerreiros tombam. É preciso lutar pela memória dos que se foram e evitar novas mortes”, explicam os dirigentes do Fórum Penitenciário.

Mobilize-se você também! A luta dos sindicatos é pela vida!  

Fonte: Fórum Penitenciário

21 comentários:

  1. E depois vai demitido e o sindicato vai pedir pra fazer vaquinha kkkkkkk nunca existiu e nunca vai existir operação legalidade pq é simples , quem faz desvio de função é pq é puxa saco. Simples assim. Não vai ter . SP segue a normalidade kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a hiena tem razão

      Excluir
    2. Mestrão??? Como tá o fundão???

      Excluir
    3. Não. Não será demitido. A hiena não tem razão. Operação Legalidade é fazer somente o que a lei determina (sem desvio de função) e ninguém pode ser punido por isto. Há meses vejo alguém enchendo o saco pra q se faça greve (esta sim, dependendo dos excessos, pode levar à demissão).Não sou sindicalizado, mas apoio esta operação, e já faço na unidade que trabalho. Basta cada um fazer. Quem tá em desvio de função deve "largar a galhada" e descer pra carceragem. Pouquíssimos farão isto. Depois não reclamem qdo o governador nos trata como vem nos tratando. Como o PSDB age. Ninguém q não luta pelos seus direitos é digno deles.

      Excluir
    4. Falou a voz da experiência , RAMELÃO detectado , mamãe de raio.

      Excluir
  2. Aí genteeeeemmm, fui alí vacinar, já volto.

    ResponderExcluir
  3. BRINCADEIRAS A PARTE , EM SP ESTÁ DIFÍCIL ENCONTRAR UMA VAGA EM HOSPITAL.

    ResponderExcluir
  4. Estou pensando se seria possível uma reunião no hot dog do Marquinhos. Podemos conversar e saborear o melhor .... O irresistível e delicioso hot dog... Tomando aqla serrana trincando.... Todos policiais penais e junto com os cara da roupa invocada...

    ResponderExcluir
  5. Pessoal alguém aí sabe se vai ter chamadas esse ano.?Favor avisar kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vão te chamar. Só estão esperando o Palmeiras ganhar um mundial primeiro.

      Excluir
    2. GIL DO VIGOR DETECTADO

      Excluir
    3. Quem é esse Gil do vigor? Em qual unidade esse loki trabalha?

      Excluir
    4. VÃO te chamar SIM, só se for de trouxa

      Excluir
    5. Mas estou nas vagas .Tenho direito líquido e certo.Já sei porque vcs torcem contra ..Sei muito bem , só lamento para vcs kkkkk

      Excluir
    6. ÔÔÔ ANIMAR , APENAS BRINCADEIRAS, TORCEMOS SIM POR VOCÊS!!!

      Excluir
    7. 13:15. Sou ASP. A gente só zoa aqui. Lógico q a maioria, eu inclusive, torce pra q remanescentes asps, aevps, técnicos enfermagem... sejam convocados e venham trabalhar na SAP.

      Excluir
  6. ESTAMOS TORCENDO POR VOCÊS , JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.