09 abril 2021

O drama de André Ricardo M. de Oliveira; policial penal em coma há 06 meses por sequelas da Covid-19

O policial penal André Meireles de Oliveira de apenas 38 anos de idade foi acometido de infecção no mês de outubro de 2020, e então se iniciou um drama em sua vida e de todos os seus familiares.

Leandro Leandro

08/04/2021

Este era o policial penal André Ricardo até o fatídico dia que resolveu ir ao hospital
André R. Meireles de Oliveira fez muitos concursos, mas no ano de 2012, se inscreveu no concurso de Agente de Segurança Penitenciária, e no início do ano de 2013 ele participou da prova inicial do concurso tendo sido aprovado.

Após este início, passou por todas as fases posteriores, até ser convocado para iniciar a Escola de Administração Penitenciária(EAP), em janeiro de 2015, terminada a "Escolinha", foi designado para trabalhar no Centro de Detenção de Diadema/SP, ainda no ano de 2015, e lá ele ficou por 03 longos anos.

Ele se encontrava feliz pois enfim estava trabalhando na segurança publica e fazendo o que gostava, e para melhorar no dia 20 do mês de junho, do ano de 2018 sua tão sonhada transferência "cantou", para a Penitenciária II "Sargento PM Antonio Luiz de Souza" de Reginópolis, foi publicado no Diário Oficial, que era a cidade mais próxima de Bauru, onde ele residia anteriormente com seus pais, pois o policial penal é solteiro. E mesmo distante de sua residência, sofreu por estar ausente quando seu pai faleceu. 

E assim um novo ciclo se iniciaria em sua vida, agora mais próximo do lar, ele enfim poderia também cuidar de sua Mãe, vez que ela estava viúva e era essencial sua presença no lar. 

Mas a vida é cheia de percalços, de surpresas, de obstáculos que muitas vezes nos impelem para situações inesperadas e até mesmo desesperadoras. 

E então veio o ano de 2020, André estava trabalhando de forma normal, cumprindo com suas atribuições na U.P., onde é muito querido por todos, e onde os exames de Covid-19 eram feitos periodicamente, e sempre dando os resultados negativos, porém dia 18 de outubro ele chegou em sua residência, estava em estado febril e se queixando de dores de cabeça, disse que na U.P lhe haviam dado xarope para tomar. 

Porém seu último exame teria sido feito no dia 30 de setembro do mês anterior, isso implica dizer que os exames eram feitos mensalmente na U.P. Mas mesmo assim ele foi trabalhar no dia 19 de outubro, tendo chegado em sua residência no final do dia, em situação ainda mais grave que no dia anterior, se sentindo extremamente ruim, tendo ficado a maior parte do dia 20 de outubro acamado, e se se alimentar, pois não tinha apetite.

Imagem do policial penal André Ricardo logo após ser extubado depois de 27 dias, e ainda com consciência
Após insistentes pedidos de sua mãe enfim, no dia 21 de outubro deu entrada no Pronto Atendimento(PA) da Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru, onde foi diagnosticado com suspeita de Covid-19 e imediatamente internado. Durante dois dias ficou apenas no oxigênio e com medicações, porém seu estado se agravou no dia 24 de outubro e isso foi necessário dado a baixa oxigenação sanguínea, a intubação do paciente, ele também continuava com febre contínua, e seguiu intubado por mais 27 dias.

No dia 19 de novembro foi enfim "extubado" por volta da meia noite, tendo inclusive a seu pedido, gravado um vídeo por uma enfermeira para acalmar os familiares na manhã do dia 20 de novembro. Ainda que estivesse ofegante e com dificuldades para se comunicar, deu um bom dia a todos e disse que em breve retornaria para o lar e estaria junto a todos. 

André pede a enfermeira gravar um vídeo para mostrar a família que está bem

Porém, instantes após a gravação desse mesmo vídeo, ocorreu algo inesperado, ele teve uma para cardíaca de 11 minutos, os médicos conseguiram reanimá-lo e foi necessário nova intubação, tendo ficado novamente por mais 07 sob intubação. Foi extubado novamente dia 28 de novembro e logo ocorreu uma nova parada cardíaca, foi novamente reanimado e foi constatado a baixa saturação de oxigênio no sangue. Foi então necessário nova intubação neste mesmo dia. 

Os médicos então o deixaram nesta condição até o dia 09 de dezembro, quando foi notificada sua mãe para a necessidade autorizar a equipe médica a realizar uma "traqueostomia", pois o repetido processo de intubação e extubação acabou por lesionar sua traqueia, feita a traqueostomia neste mesmo dia, e ainda na Unidade de Pacientes com Covid-19.

Dia 15 de dezembro o policial penal André foi transferido da UTI, da Unidade de Covid-19 para uma UTI normal, o que infere-se que ele tenha sido curado, porém no mesmo dia sua família foi informada pelo corpo médico que André sofrera uma sequela neurológica em decorrência da Covid-19, pois segundo estes médicos, ele devido a falta de sangue oxigenado em seu cérebro, ele entrou em "Coma Vigil", onde ocorre um estado patológico em que há perda de consciência, ausência ou redução das  reações a estímulos e eventual alteração de funções vitais.

Nesta UTI normal André permaneceu por mais 07 dias, tendo recebido alta e transferido para um quarto no dia 23 de dezembro até os dias atuais, André continua neste estado de coma, os médicos não informam se André poderá ou não vir a sair do coma, e no entanto eles afirmam que ele já se encontra em estado de Tetraparesia(Que é uma enfermidade que ocorre quando todos os quatro membros experimentam fraqueza anormal, por causa de danos ao nervo ou porque os músculos não funcionam normalmente). 

Desde este período ele permaneceu até o dia 06 de fevereiro neste setor, e então teve alta médica para ir para sua residência, mesmo com todos estes problemas e também com uma nova doença, desta vez "Osteomielite" que nada mais é que uma infecção por microbactérias no interior dos ossos. Doença esta adquirida dentro da área sob cuidados do Hospital. 

E mesmo diante deste gravíssimo estado clínico foi concedida a Alta Médica, o que a família contesta veementemente, pois André está em coma, com Tetraparesia e Osteomielite, e com Escaras(feridas) na parte dorsal de seu corpo, porém mesmo assim a Equipe Médica não aceitou a contestação dos familiares e André foi então para casa dia 06 de fevereiro.

Durante 10 dias André permaneceu em sua residência de forma precária e sem os devidos atendimentos médico-hospitalares, onde veio a ter uma piora em seu quadro clínico, tendo que ser levado com urgência, dia 16 de fevereiro, novamente para o Pronto Atendimento da Beneficência Portuguesa, conforme se vê no Laudo abaixo. Teve que ser internado diretamente na UTI da Beneficência, onde permaneceu neste local por mais 20 dias. Tendo alta da UTI dia 09 de março e sendo levado para um quarto médico. E lá estando até os dias atuais. 

Laudo Médico do quadro de saúde atual do policial penal

Situação do policial penal é gravíssima e ele se encontra em coma
André necessita de fazer o tratamento na Câmara Hiperbárica, que é na verdade uma terapia de oxigênio puro que permite uma cura e cicatrização mais rápida, pois ele tem feridas(escaras) em seu dorso que cabem o punho de um homem. 

Também necessita de fraldas geriátricas tamanho G e Extra G.  André envelheceu neste pouco tempo em que sua vida foi de encontro ao Covid-19, suas rotinas mudaram. Já não tem amigos e nem mesmo o carinho de seus familiares, a não ser nos horários concedidos pelo hospital, não sabem nem mesmo se ele tem consciência de sua condição de saúde. 

Sua mãe e sua irmã, e demais familiares sofrem com sua situação, pois se sentem inertes e impossibilitadas de fazer qualquer coisa, com as mãos literalmente amarradas. No entanto precisam de ajuda também, não apenas material, mas também de orações. 

A SAP por meio de sua Coordenadoria Regional e da própria Diretoria da Unidade Prisional, neste tempo todo sequer apareceu para saber se a família tinha alguma necessidade, não mandou ninguém e nem mesmo enviou mensagens para saber da condição de saúde do servidor,  apenas seus amigos de plantão têm feito ajuda financeiras para seus familiares, e é claro dentro de suas limitações, cada um auxiliando com o pouco que pode. 

Situação atual de André Ricardo, inconsciente, debilitado e com os membros atrofiados


Estive hoje na residência de sua irmã Ana Claudia e de seu marido Rogério, passei boa parte da tarde desta quinta feira ouvindo-os, foi mostrado imagens de André Ricardo que mesmo eu que sou uma pessoa forte e que já vivenciei muitas situações de desespero e de dor, me comovi, chorei de verdade, e por este motivo reforço a vocês todos meus amigos, se cuidem, e se vacinem, não temam, ela só irá dar resistência aos nossos organismos.

Não irei colocar muitas das coisas que me foram mostradas pois são imagens fortes e que chocam, mas quero que vocês entendam da importância de sermos imunizados e de evitarmos de qualquer maneira de contrair este vírus, mesmo porque, se estivermos vacinados os efeitos dele serão menores, e não quero de maneira alguma que isso venha a ocorrer com nenhum dos servidores da SAP, seja ele quem for. 

Pois a dor que esta família está passando é indizível, é cruel, é avassaladora e destrutiva, apenas pessoas realmente muito fortes como sua Mãe e sua irmã Ana Claudia para suportar tudo o que estão passando e vivenciando, apegadas a um milagre de Deus para ver o filho e o irmão de volta para casa, assim como ele foi com sua Mãe, aquele dia lúcido e consciente para o hospital, sem sequer imaginar o que estava traçado em sua vida. 
 
O tratamento de Oxigenoterapia Hiperbárica é feito na câmara hiperbárica e seu custo é alto

Estes são os dados bancários do André para quem quiser fazer doações:

Banco do Brasil - Agência: 6533-1 / Conta nº 148.898-8

Nome: André Ricardo Meireles de Oliveira

CPF : 299318778-39

PIX para deposito em nome do André: 14997730862

Situação de André Ricardo em 10/04/2021, no Hospital Beneficência Portuguesa

Estamos em oração por você André, e minha parte irei fazer.

Leandro Leandro

26 comentários:

  1. Poderia por favor passa o contato dos familiares?

    ResponderExcluir
  2. Que triste... doença maldita!!!

    ResponderExcluir
  3. Li e não aguentei, o choro desceu! Vamos dar uma força pessoal, se td mundo fizer um pouquinho já vai ajudar muito blz! Tks pelo empenho.

    ResponderExcluir
  4. Vou fazer minha parte também, uma pequena doação pode fazer a diferença na vida de quem está passando por uma experiência dolorosa e absurda como esta do companheiro.

    ResponderExcluir
  5. Muito triste, uma sequência de catástrofes na vida deste rapaz e família. Parece a história de Jó, relatada na bíblia.

    ResponderExcluir
  6. Farei minha parte também, pouco mas de todo coração.

    ResponderExcluir
  7. Leandro, tentei fazer transferência pelo aplicativo, não deu certo, pede o CPF da pessoa que irá receber o depósito. Tem outra alternativa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, vou ver se consigo o CPF com os familiares dele e disponibilizar aqui na matéria.

      Excluir
    2. Obrigado Leandro por atualizar. Vou fazer minha doação agora.

      Excluir
  8. Esse cara é uma das melhores pessoas com quem trabalhei ,uma pessoa totalmente do bem, que apenas quem conviveu com ele pode ter dimensão de como esse mlk é sensacional,que puder por favor vamos fazer uma forcinha a mais e ajudar ele e sua família que são mto humildes e pessoas bonissimas também

    ResponderExcluir
  9. Triste , conheço o André uma excelente pessoa e um excelente profissional , sem palavras e sinto também o descaso da SAP como instituição e as unidades prisionais que nos tratam como escória é não como trabalhador , lamentavellll

    ResponderExcluir
  10. E a unidade que não dá assistência alguma ,,, exemplo são vários,,, kd a humanidade????Ela só existe para funcionários da alta cúpula ou seja os peixes do aquarioooo,,,

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Leandro por relatar a realidade e a verdade q todos vivem nessa classe (todos da Sap ) implantadas, pelos,Monarcas de vida vitalícia nessa pasta denominada Sap

    ResponderExcluir
  12. Grande amigo, e irmão, oro por vc todos os dias, uma das melhores pessoas que eu conheci dentro e fora do sistema. Só gostaria de aproveitar o momento para dizer que assim como acredito que acontece em outras Unidades, até o dia de hoje foi realizado sómente um teste de Covid nós funcionários e não testes regulares como menciona a reportagem. Deus está com vc André...🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Leandro!
    Trabalho nessa unidade e essa informação esta equivocada: "onde os exames de Covid-19 eram feitos periodicamente".
    Os exames nunca foram feitos periodicamente e se não fosse a ajuda dos funcionários, com certeza a família estaria passando por sérios problemas financeiros. A diretoria foi omissa com ele e com sua família.
    E pior, quando do falecimento do Servidor Fernando Genaro (14 anos de unidade, 10 anos como Disciplina) nem comunicar os servidores foram capazes(ficamos sabendo via Skype), quem dirá um momento de luto essa diretoria foi capaz de fazer. A unidade continuou seus a fazeres como se nada tivesse acontecido. Uma omissão pessoal e sentimental com seus amigos e familiares.
    Escrevo anônimo por medo de perseguição dessa Diretoria. Mas estou a disposição para maiores esclarecimentos e dúvidas. Nós faça uma visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma, repito... nenhuma unidade fez ou faz exames periodicamente.

      Excluir
  14. Exames periódicos,,,, kkkķkkk, isso é uma piada 😱😱😱😱, estamos abandonados por essa SAP é pelos coronéis dela que fazem oque querem desde perseguição, roubos e tudo que os favorecem ,,,,, vergonhaaa

    ResponderExcluir
  15. Boa noite o André eu conheço desde que era uma criança ele sempre foi uma pessoa do bem um vizinho sempre da nele agente fala oi sempre educado a dona cida então nem se fala e hoje vemos a luta deles,mais creio que juntos em ajuda e principalmente em oração somos mais forte 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  16. Deus guarde os srs , brincadeiras a parte .Se cuidem e orem a Deus ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Logo você fará parte desta categoria e será um policial penal honrado, com a graça de Deus.

      Excluir
    2. Xééééé... só se tiver novo concurso, e vc passar...

      Não sejamos mocorongos... nem crer no impossível...

      Né?!?!

      Excluir
    3. 18:27 O aevp não chamou ninguém ainda..Não entendy vossa excelência ..pela ordem sr presidente kkk

      Excluir
  17. Deus está no controle e já abençoando a vida do nosso irmão André

    ResponderExcluir
  18. Muito triste esse relato, nosso irmão passando por essa doença maligna só Deus pra nós proteger,vamos orar pela recuperação do amigo irmão guerreiro André.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.