13 abril 2021

PEC que propõe criação da Polícia Penal no Paraná chega à Assembleia (Alep)/PR

A criação da Polícia Penal teve mais um avanço com o envio, pelo Governo do Estado, da proposta de uma emenda constitucional (PEC) à Assembleia Legislativa.

Redação

13 de abril de 2021

Os cargos doa atuais Agentes de Segurança Penitenciária, serão transformados em Policiais Penais-Foto: Divulgação/Sesp
O documento foi encaminhado na última semana pelo governador Ratinho Junior ao presidente da casa, Ademar Traiano, com as alterações legais para oficializar este departamento como instituição policial voltada à atividade de execução penal.

O poder de polícia ao Departamento Penitenciário é tratado há mais de um ano pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). O tema foi estudado pelo secretário Romulo Marinho Soares, junto com a direção da secretaria, para que haja uma nova perspectiva do sistema penitenciário do Paraná. Com apoio do Governo do Estado, a proposta de criação da Polícia Penal foi aperfeiçoada e adequada, após diversas reuniões internas.

“A Secretaria da Segurança Pública organizou a minuta sobre a criação da Polícia Penal do Paraná. É um passo muito importante esse assunto ser deliberado na Assembleia Legislativa”, disse o secretário Marinho Soares. “Após a criação, haverá a regulamentação, que inclui a análise do plano de carreira, as promoções e progressões dos profissionais. Tudo isso envolve uma integração entre as secretarias da Segurança Pública, da Administração, Planejamento, da Fazenda e a Procuradoria-Geral do Estado em consonância com a Casa Civil”, completou.

TRÂMITE NA ALEP

O documento que inicia a tramitação no Legislativo segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) onde terá que ser aprovada a admissibilidade da PEC. Após isso, será criada uma Comissão Especial que vai analisar o documento. Nessa Comissão os deputados também poderão apresentar alterações ao texto da proposta. Somente após os trabalhos da Comissão Especial é que a PEC seguirá para votação em plenário, sendo necessário o voto favorável de 33 deputados, em dois turnos, para a aprovação.

Após os trâmites na Assembleia Legislativa, com a aprovação do texto, inicia-se a criação de Lei Complementar para regulamentação da Lei Orgânica da instituição.

“É um avanço para o sistema penal no Brasil, principalmente no Paraná, que é um dos primeiros a elaborar um projeto de criação da Polícia Penal. Também significa a valorização a todos os funcionários que atuam no sistema penitenciário e esperamos que isso venha para aprimorar o trabalho que já vem sendo realizado”, apontou o diretor-geral do Departamento Penitenciário, Francisco Caricati.

Com a criação da Polícia Penal, o Departamento Penitenciário do Paraná passará a se chamar Departamento de Polícia Penal (Deppen) e a instituição terá poder de polícia como os demais órgãos de segurança pública do estado – polícias Militar, Civil e Científica.

Na prática, o Deppen terá gestão sobre fiscalização, controle e segurança de unidades penais, além da fiscalização do cumprimento das medidas alternativas à prisão. O texto da proposta de emenda constitucional prevê ainda a transformação dos cargos de agente penitenciário em policial penal.

Fonte: PARANAPORTAL

23 comentários:

  1. Lá no Paraná tem esse tal de ARANDÚ? Kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concurseiro, vc está convidado para saborear um delicioso hot dog do Marquinhos e tomar uma serrana trincando aqui em Arandu.

      Excluir
    2. Escreveu CERTO, É HIATO

      Excluir
    3. 15:28 descobri que não é hiato .. poxa , escrevi errado

      Excluir
    4. Fiquei sabendo que sem chamadas,o hot dog do Marquinhos e a pensão da dona graça , corre risco de irem à falência.

      Excluir
    5. NÃO FIQUE TRISTE , ARANDÚ É HIATO.

      Excluir
  2. Quem reclama do sistema penal de SP é porque não conhece o Paraná, conseguem ser piores em tudo e ainda tem um governador do naipe do Doria, o tal do Ratinho Jr. é mais esquisito que um sapo pulando de trivela e odeia os policiais penais.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto aqui em SP, vai chegar 🐢🐢🐢🐢

    ResponderExcluir
  4. QUEREMOS AUMENTO DE SALARIO E NÃO SER POLICIA!!! TÁ OK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU não quero SALÁRIO, EU quero é ser POLÍCIA !!!!! SONHO DE CRIANÇA.

      Excluir
  5. A única coisa que vai acontecer depois de muita canseira é a transformação em POLÍCIA PENAL por força da CF, esquece aumento, apenas aumento de trabalho. O golpe tá aí, cai quem quer.

    ResponderExcluir
  6. MÁS, É gostoso SAIR de VTR DANDO TAPAS NA PORTA , EU AMO ISSO !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 22:27 é sonho com isso todo dia kkkkk , tipo rota ...sai , sai da frente no trânsito ...

      Excluir
  7. Quando eu chego na minha unidade , meus olhos ficam VERMELHOS, É sangue nos ZÓIOS...

    ResponderExcluir
  8. É lamentável alguns comentários, estamos perdendo colegas , o sistema sucateados somos esquema do Judiciário sem contagem de tempo sem nenhuma perspectiva de melhora e infelizmente um tentando denegrir a imagem do outro... Se entre nós existe isso imagina como a sociedade nos ver.
    Um dia seremos Policiais Penais mas infelizmente boa parte não serve nem para lavar viatura.

    ResponderExcluir
  9. Só quero a hora de virar POLICIA PENAL parar com a vtr no hot dog do Marquinho e não pagar nada e também na padaria do Zé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na hora que vc chegar com a VTR na rua da sua casa liga o giroflex para avisar o Ricardo...

      Excluir
    2. Vixi...que receita hein

      Excluir
    3. Imagina com a toca ninja, colete tatico, jeito de mal, cinturão igual do batmam, mas com a pasta levando o oficio do meu DG, vixi

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.