09 junho 2021

STJ anula decisão do TJ de SP e restabelece condenações de PMs feitas em júris por massacre do Carandiru

Em 2013 e 2014, os policiais foram condenados a penas que variavam de 48 a 624 anos de prisão, mas 5 condenações foram anuladas por tribunal paulista. Ministro Paciornik entendeu que, mesmo que houvesse confronto balístico, não feito no caso, decisão final seria a dada pelos jurados.

Por Tahiane Stochero, G1 SP e TV Globo — São Paulo

09/06/2021 

Foto de arquivo de 2 de outubro de 1992 mostra carros da ROTA entrando no Carandiru para
conter rebelião — Foto: Mônica Zarattini/Estadão Conteúdo/Arquivo
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Ilan Paciornik restabeleceu as decisões tomadas em cinco tribunais do júri realizadas em São Paulo que condenaram policiais militares pelo massacre do Carandiru, ocorrido em 1992 e que deixou 111 mortos em um complexo penitenciário na Zona Norte da capital paulista.

Os julgamentos pelos jurados foram realizados entre 2013 e 2014 e anulados pelo Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo em 2018, que entendeu, na época, que os PMs haviam sido condenados de forma contrária às provas nos autos.

Presos sobreviventes são levados pela Tropa de Choque para o Pátio para revista geral
Pela decisão do TJ paulista, haveria necessidade de que os júris fossem feitos novamente. Ainda cabe recurso e o processo corre em segredo de Justiça no STJ.

Agora, pela nova decisão do ministro Paciornik, foram restabelecidos os vereditos dos cinco júris realizados contra PMs que participaram da operação. Os PMs argumentaram que não houve confronto balístico que confirmasse a autoria dos disparos.

Em 1992, o coronel Ubiratan Guimarães chefiou a operação policial que deixou 111 presidiários
mortos no massacre do Carandiru. Ele morreu em 2006, assassinado.
Paciornik entendeu que, "embora o confronto balístico pudesse melhor esclarecer os fatos a respeito da autoria dos disparos que acertaram as vítimas, tal elemento de prova, por si só, não afastaria a autoria dos demais policiais que concorreram de outra forma para o delito".

A decisão aponta que "houve impossibilidade técnica de realização da perícia" na época dos fatos. O Instituto de Criminalística de São Paulo afirmou no processo que o que impossibilitou a realização da perícia foi a "ausência de meios materiais e estruturais para sua feitura".

Após a invasão da Tropa de Choque corredores sujos e ensanguentados, testemunhas da matança
O ministro do STJ entendeu ainda na decisão que os policiais que participaram da operação e foram acusados pelas mortes tinham "liame subjetivo", pois estavam direcionados conjuntamente e com vontade de fazer a a tarefa para a qual haviam sido determinados.

Segundo ele, mesmo que existisse confronto balístico com as armas dos policiais apreendidas e utilizadas pelos PMs na operação, a decisão final seria dos jurados.

A Constituição Federal determina que cabe ao Tribunal do Júri decidir se acusados de assassinatos são ou não culpados, havendo soberania nas decisões tomadas pelas pessoas que participam destes julgamentos.

Arquivo 04/10/92 CIDADES – MASSACRE DE CARANDIRU – Corpos de presos mortos pela
PM, na CASA DE DETENCAO (CARANDIRU), foram autopciados no IML - FOTO EPITACIO PESSOA/AE
Em 2013 e 2014, policiais foram julgados e condenados a penas que variavam de 48 a 624 anos de prisão. Apesar disso, somente um dos agentes está preso, mas por outros crimes. Os demais continuam soltos.

Ao todo, 111 presos foram mortos durante invasão da PM no dia 2 de outubro de 1992 para conter rebelião na Casa de Detenção na Zona Norte da capital paulista. No tumulto, outros 34 detentos teriam sido mortos pelos próprios colegas de cela. Os PMs alegaram que atiraram nos presos para se defender e que cumpriam ordens superiores, em missão operacional.

Fonte: G1

27 comentários:

  1. EU SÓ ACHO QUE CADA UM DEVERIA TER UM NOME PRÓPRIO NO BLOG COMO EU TENHO , ESSE NEGÓCIO DE ANONMATO É RUIM ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANONMATO? O QUE SIGNIFICA ISSO?

      Excluir
    2. Alguém pediu sua opinião???

      Excluir
    3. Estranho eu digitei o i e ñ apareceu🤔

      Excluir
    4. VIXI...QUE ENQUADRO HEIN ZE

      Excluir
    5. Então seu nome é concurseiro? Mostra o RG aí

      Excluir
    6. Ñ PODE EU VOU SER P2 , AGENTE SECRETO DA SAP KKKKKK VOU SER CORREGE

      Excluir
  2. Minha tartaruga sedex ficou impressionada com a rapidez quê o caso foi julgado #avantepoliciapenal

    ResponderExcluir
  3. Para quem trabalha armado e para quem trabalha com apito, todos são policiais penais, vamos todos para o hot dog do Marquinhos tomar aquela serrana geladinha o melhor de Arandu

    ResponderExcluir
  4. Salsicheiro (que ama engolir a salsicha do Marquinho, em Arandu, inchada, cheia de leite) vazou.

    Ficou 1 retardado, o "concurseiro", mas só tomando bicuda no rabo... até o adm do blog não tá postando as merdas que esse Zé Roéla, paga pau de aevp posta...


    Democracia...

    Eu avisei... avisei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi...que enquadro hein Ze.

      Excluir
    2. E como é que vc sabe disso , ñ adianta fingir ,a escolta é só nossa kkk

      Excluir
    3. Esse concurseiro é um retardado nem faz parte do sistema ( e nem vai fazer) só fala merda.

      Excluir
  5. Mesmo rumo do ###Zé Cerquinha### e mestrão do prostatão...


    Zero...

    Nada...


    Vai saber se não são os mesmos jacudos, com nomes diferentes?!?!?

    ResponderExcluir
  6. O concurseiro vai ser chamado








    Vai ser chamado de imbecil kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkk
      Kkkkkkkkk
      Kkkkkkkk
      Kkkkkkk
      Kkkkk
      Kkkk
      Kkk
      Kk
      K

      Excluir
    2. O concurseiro só toma atropelo rsrs

      Excluir
    3. Eu atropelo??Srs vão ser polícia com esse temperamento?ixi kkkkkkkkkk relaxa zé

      Excluir
  7. Creio que o maior prejuízo a nação juntamente com as vidas dos detentos do pavilhão 9 nesse dia, foi o estopim do plano macabro do governo por Conta da especulação imobiliária em desativar a Casa de Detenção (o "Casarão") daquela região da zona norte, um lugar já com toda infra-estrutura para receber novos empreendimentos imobiliários e a valorização dos imóveis no redor, com isso o governo na época construiu dezenas de unidades prisionais espalhadas pelo interior para receber os detentos que saíram de lá, junto com eles foram levados os ovos da serpente para serem chocados, e aquelas gangues que tinham antigamente como membros da serpente negra, da SS (Seita Satânica), dos primos, que eram representados por pontos de tatuagem nos punhos dos detentos foram substituídos pelas figuras do palhaço, do tomycowtry, e do boneco puzy, e da carpa descendo que representam a facção pcc, um flagelo criado por uma mal governança ao meu ver, na figura talvez de um juiz aposentado.

    ResponderExcluir
  8. O CONCURSEIRO, chamada em breve

    ResponderExcluir
  9. A HORA QUE A CORDA ESTOURA , NÃO TEM MACHÃO QUE SEGURA O B.O , POLÍCIA NÃO É PRA SER EXECUTOR, MAS SIM CUMPRIDOR DE LEI. NÃO SE COMBATE CRIME PRATICANDO CRIME. AGORA CHORA NENEM. VAI SEGURANDO AI MANÉ. AAAAAHHHHHH MANÉ.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.