Jhonny Ítalo da Silva, de 18 anos, foi preso por tráfico de drogas em 30 de novembro. No sábado (4), ele deixou o CDP Belém, na Zona Leste da capital, e foi levado à Penitenciária de Lavínia, no interior do estado. Cabo da PM que aparece no vídeo puxando rapaz foi afastado.
Por Kleber Tomaz, g1 SP — São Paulo
08/12/2021
A informação da transferência de Jhonny Ítalo da Silva, de 18 anos, foi confirmada ao g1 na terça-feira (7) pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio de nota. O caso dele ganhou repercussão depois que o vídeo viralizou nas redes sociais (veja abaixo).
De acordo com a pasta, a ida de Jhonny para um outro presídio se deve ao tipo de crime que cometeu. "A transferência faz parte de processo interno da Pasta, que encaminha os presos para unidades de acordo com o perfil de crime cometido", informa o comunicado.
Só omitiram que o "jovem" era na verdade um traficante
O rapaz foi autuado na Polícia Civil por dirigir sem habilitação e indiciado por transportar 11 tijolos de maconha escondidos numa mochila de entregas. Testemunhas que passaram pelo local filmaram o momento em que o cabo Jocélio, da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam), prendeu a algema que estava na mão esquerda de Jhonny na moto e o puxou pela Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na Vila Prudente, Zona Leste.
A defesa de Jhonny chegou a afirmar que seu cliente também foi arrastado, apesar de as imagens não mostrarem isso. O vídeo acabou compartilhado na internet, acompanhado por críticas à atitude do policial e protestos de especialistas e personalidades nas redes sociais.
A maneira como o jovem foi preso foi classificada como irregular. Segundo esses órgãos, o policial que o prendeu poderia responder criminalmente pelos crimes de tortura, abuso de autoridade e até racismo.
Tabletes de maconha apreendidos pela PM com rapaz que foi algemado e puxado por moto da corporação em SP-Foto: Divulgação/PM de SP |
'Racismo estrutural'
As associações Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) e o Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo entraram na semana passada com uma ação civil pública na Justiça contra o governo de São Paulo no caso de Jhonny.
Segundo essas entidades, o caso protagonizado pelo policial militar contra o jovem negro foi uma "manifestação explícita de racismo estrutural e institucional". Diante disso, elas pedem uma "reparação de dano moral coletivo e dano social infligidos à população negra e ao povo brasileiro de modo geral, em razão de graves atos de violência policial".
A ação proposta pela Educafro e pelo Centro Santo Dias solicita uma indenização de R$ 10 milhões do governo, a ser revertida ao Fundo Estadual de Direitos Difusos do Estado de São Paulo. Além disso, propõe que a Justiça obrigue o estado a implantar medidas antirracistas na Polícia Militar.
O que dizem os citados
A gestão estadual informou por meio de nota que não poderia comentar o assunto porque a ação ainda não havia sido analisada pela Justiça e que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) poderia se posicionar. A pasta informou num comunicado que repudia "qualquer ato de racismo ou injúria racial" e que já vem adotando "ações dentro das polícias para combater esses crimes, bem como estimular as denúncias".
A própria PM decidiu afastar temporariamente o cabo Jocélio depois da repercussão do caso. Em seguida, a corporação criticou o modo como o agente prendeu Jhonny. O g1 não localizou a defesa do policial para comentar o assunto.
A defesa do preso chegou a informar à imprensa que iria pedir a liberdade dele ao Tribunal de Justiça (TJ), alegando que o jovem foi "torturado". Apesar disso, o pedido de habeas corpus não havia sido encaminhado até a última atualização desta reportagem.
Jhonny Ítalo da Silva escreveu uma carta ao Fantástico — Foto: Reprodução/Fantástico |
'Me senti humilhado'
"Me senti humilhado, tive medo de morrer. Cometi um erro, mas não merecia ser humilhado", escreveu Jhonny num bilhete ao Fantástico, em reportagem exibida no domingo (5).
Segundo o advogado Ariel de Castro Alves, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, a transferência do rapaz de São Paulo para Lavínia prejudicou a família dele, que terá de viajar quase 8 horas de ônibus para visitá-lo na penitenciária.
"Os familiares dele estão angustiados", disse Ariel. "Essa transferência para Lavínia fica muito distante para visitarem."
Fachada da Corregedoria da Polícia Militar — Foto: Reprodução/TV Globo |
PM omitiu que puxou preso
Jhonny confessou que ganharia R$ 1,5 mil para levar de moto a maconha escondida na mochila até São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. O veiculo era emprestado e foi apreendido com o entorpecente.
No boletim de ocorrência do caso, os policiais contaram que algemaram Jhonny porque havia o risco de fuga dele, mas omitiram o fato de que o suspeito foi puxado algemado, com a mão esquerda presa na moto da PM.
Jhonny já havia sido detido pela polícia por roubo quando era adolescente. Ele cumpriu medida socioeducativa na Fundação Casa por dez meses. No início deste ano, foi preso por tráfico de drogas, mas estava respondendo ao processo em liberdade. Antes de ser detido pela terceira vez, Jhonny morava com a namorada de 17 anos em uma comunidade da Vila Prudente.
Fonte: G1
10 ��ões .
ResponderExcluirDesse jeito os estado tá ferrado!
Nossa, que absurdo. Fazer isso com um ser humano. E se acontece uma tragédia?
ResponderExcluirbom dia, por favor, o dono do blog poderia fazer uma materia a respeito da Policia Penal , sobre o que acontece agora que venceu o prazo legal de 2 anos para que os Estados regulamentem a criação da mesma?
ResponderExcluirObrigado!
Qual a única polícia que tem arma, mas não pode usar porque é acautelada, usa espartilho cheio de bujigangas, passa pretinho na hilux, não tem coragem de entrar na cadeia, e usa uniforme verde caganeira, não pode algemar o preso, pq morre de medo de chegar perto, e adora ver o pipi dos drão na hora do embarque??? Onde é o qto? Qual seu Romeu Golf?...e bora pro hot dog do Marquinhos tomar aquela serrana geladinha a melhor de Arandu e região.
ResponderExcluirQual é o cara que não consegue ser polícia por causa da altura, está há 8 anos esperando ser chamado prá aevp, quer espancar as portas das viaturas com seu bumbum guloso, gritando VAI VAI VAI! Sonha em tomar banho coletivo na base, em santana, onde vai jogar 6 sabonetes no chão e apanhar com a bunda. E vai perguntar pro ASP onde tá sua arma, mas agora tá chorando, pq apoio não será polícia penal??? ...e bóra encher o cu com salsicha e serrana, bóra... bóra...
ResponderExcluirParabéns a polícia penal de SP agora os direitos dos manos vai rodar uns km
ResponderExcluirO verdadeiro policial penal é o ASP penal!!!
ResponderExcluirO único policial do mundo que não tem e não pode usar arma em serviço, não tem colete, não tem VTR, não tem farda, usa apito tático( priiiiiiiii piiiiiiii priiiiiiiii piiiiiiii priiiiiiiii piiiiiiii), porta chaves camuflado, o invejável uniforme azul gari...morram de inveja.
E bora pro hot dog do Marquinhos tomar aquela serrana geladinha a melhor de Arandu e região.
Asp faz serviço de aevp ,aevp não faz o trabalho de asp!
ExcluirPq? Porque tem medo de ladrão ,acham que qualquer nóia é bandidadão,que Jack é ladrão, são bravos na muralha , quando vai falar com ladrão gagueja! Pipoca até para os ladroes que trabalha nas colunas ,ladroes seguros!kkkkk
*pipocam até para os ladrões que trabalham nas copinhas!kkk
ExcluirAsp faz o quê? ASP pode trabalhar armado? ASP faz escoltas,a esquecí faz acompanhamento kkkkk.Asp faz a muralha? AEVP é aevp e asp é asp,aevp não fez concurso para ficar pagando de garçon e muito menos de babá de preso.Vai lá faustão pagar um dipirona pro drão.Esse serviço já foi extinto da magnífica polícia civil.Até um vigão da gocil faz serviço de asp,aqui em minas tem milhares de contratados kkkkkkkk,já as funções de aevp o tercerizado não pode fazer kk.A sap fez licitação de armas para asp?Comprou fuzil para asp? Desce da frustração babá kkkkkk.Fui
ExcluirAsp faz o quê? ASP pode trabalhar armado? ASP faz escoltas,a esquecí faz acompanhamento kkkkk.Asp faz a muralha? AEVP é aevp e asp é asp,aevp não fez concurso para ficar pagando de garçon e muito menos de babá de preso.Vai lá faustão pagar um dipirona pro drão.Esse serviço já foi extinto da magnífica polícia civil.Até um vigão da gocil faz serviço de asp,aqui em minas tem milhares de contratados kkkkkkkk,já as funções de aevp o tercerizado não pode fazer kk.A sap fez licitação de armas para asp?Comprou fuzil para asp? Desce da frustração babá kkkkkk.Fui
ExcluirAsp nem armado pode trabalhar,aspão vc é um comédia chamado faustão..Os asps ouvindo discurso do SD zacarias na Alesp kkkkkkkkkkkkkklkkkkklkkkkkkkkkkkklll foi de cagar viu
ExcluirQual o serviço de polícia faz um AEVP? Ficar em uma torre (para a PM isso era castigo, tirava o PM da rua e mandava pra presídio), fazer escolta de ladrão. E o quê mais? Quem faz a segurança nas muralhas de Venceslau 2? Quem?
Excluir10:49 Então o aevp faz o que a polícia fazia né,mas logo a pm sai da torre lá.Kkk Não fica bravo não mas o aevp faz escoltas que antes eram feitas pela pm e pc.Falavam dos aevps agora aguentem as brincadeiras kkkkk🤭 e olha que nem sou do sistema kkk.
ExcluirRacismo? Kkkkkk... o cara é branco. Puta oportunismo de merda. Bando de safado. O cara é vagabundo, lixo, escória da sociedade. Não presta pra nada. Não produz nada e só envenena tudo aquilo que toca e ponto final. Ah tá! O PM foi incauto? Sim. A condução foi inadequada? Óbviamente sim. Até aí concordo. Mas essa porra de vitimizar o vagabundo é a receita para o desastre social. A hora que a polícia cruzar os braços e virarem verdadeiros agentes funerários (vão só pra ver o corpo), aí a anarquia se instala.
ResponderExcluirQuem estiver com dó leve-o para sua casa...ponto
ResponderExcluir"Os familiares dele estão angustiados", disse Ariel. "Essa transferência para Lavínia fica muito distante para visitarem." EU NUNCA VI ESTE SEM FUTURO DO ARIEL DE CASTRO ALVES RECLAMANDO PORQUE OS COLEGAS AGENTES ESTÃO LONGE DE SUAS CASAS A 10,12,15 ANOS. A MÃE DELE É UMA SANTA, MAS ELE É UM FDP
ResponderExcluirQueriam o que, que o policial sentasse ele no banco da moto, pra ele ir abracadinho com o Policial??? Vão procurar o que fazer, esses mimizentos!!!!
ResponderExcluirQueriam o que, que o policial sentasse ele no banco da moto, pra ele ir abracadinho com o Policial??? Vão procurar o que fazer, esses mimizentos!!!!
ResponderExcluirSinto muito mas, o espaço do carona na moto, já estava ocupado pelo baú.
ResponderExcluirBando de lixo social, se destroem automaticamente porque não passam de imbecis que falam mão de si. exonera essa aporra ja que não gosta doque faz pede pra sair , simples assim... qual a dificuldade não entendo...
ResponderExcluirQue porra de apito é esse que só deve existir na sua unidade.
Pesso desculpa aos caras que questionam criticas inteligentes que nos façam pensar e discutir...
Eu gostaria de saber porque o leandro não exclui os comentáris que não tem nada haver com os assuntos do blog.Tem um tal de concurseiro que só posta merda nem trabalha sa SAP.LAMENTÁVEL
ResponderExcluirO dono desse blog pelos comentários aqui postados deve ser igual ao tal concurseiro. Cara coloca em seu blog algo construtivo, não imbecis que ficam se degladiando falando de função a ou b. O ASP e o AEVP ambos estão fudidos e mal pagos por pertencerem a uma secretaria coordenada por pseudos intelectuais indicados por afinidade e não por capacidade.
ResponderExcluirQue bom que não estou sozinho e incomodado com certas falácias desmoralizadoras do nosso trabalho.
ResponderExcluirBom trabalho aos verdadeiros guerreiros.