“Corregedoria da SAP fez vistoria surpresa semana passada e constatou irregularidades”, porém quais são é um mistério.
O Foco
21/05/2022
![]() |
Centro de Detenção Provisória de Nova Independência foi Inaugurado em 23/11/2018 - Imagem: Portal Independência |
Na semana (quarta, quinta e sexta), membros da Corregedoria da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), estiveram no órgão para apurar denúncias de envolvimento do diretor Geral e do diretor de Disciplina, à partir de denúncias dos próprios funcionários que não compactuaram com os ocorridos na Unidade Prisional, pois tal situação estava colocando em risco a própria segurança de todos os servidores ali lotados.
Inaugurado em novembro de 2018, o CDP de Nova Independência tem capacidade para acomodar 823 detentos, mas segundo dados da SAP de quinta-feira (18/05), a unidade possui população carcerária de 1.242 presos, com superlotação de 50% das dependências do estabelecimento prisional em regime fechado.
Segundo informações repassadas a nossa reportagem na condição de anonimato, algumas das regalias que os presos favorecidos obtinham na unidade, ia desde acesso a geladeira, até passeios “extra-muros” (lado de fora da cadeia), cujas mordomias são proibidas no regime fechado.
![]() |
CDP está com superlotação de 419 detentos, praticamente 50% de uma população carcerária acima de sua capacidade |
Os diretores Geral e de Disciplina estão afastados do cargo. Procurada por nossa reportagem nesta sexta-feira (20/05), a assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária informou que – “que os fatos estão sendo apurados pela Corregedoria da Pasta e os servidores foram afastados para não atrapalhar as averiguações”.
Não foi divulgado quais eram as “vantagens indevidas” que os Diretores receberam em troca do favorecimento dos detentos. Se comprovadas as denúncias, estes que foram denunciados pelos próprios servidores poderão responder por diversos crimes, como peculato, corrupção ativa e demissão do serviço público.
Fonte: O Foco
Ponto de vista:
Lamentavelmente as palavras que chegaram aos ouvidos deste que escreve, são execráveis, verdadeira farra, porém como não temos provas documentais e ninguém se atreve a testemunhar, por medo ser caçado e perseguido, temos então que nos calar diante de relatos bizarros que ocorreram nas madrugadas e finais de semana na U.P.
Segundo o que nos chegaram, passeios noturnos a cavalo e caça a porcos em canaviais, churrascos e libertinagens, mas como já disse anteriormente, sem provas fica difícil apontar o dedo e mesmo citar nomes ou afirmar se é ou não verdade. Não somos e nem queremos ser juízes e julgar, apontar o dedo e acusar sem conhecimento de fato do que ocorreu.
Que os servidores não se calem e não aceitem abusos que venham em algum momento até mesmo a comprometer a segurança das próprias Unidades Prisionais, que isso sirva de exemplo para muitos. Que as investigações e os investigadores cumpram com o seu papel, e se houver de fato culpados, que sejam punidos.
Eu vi varias vezes os detentos andando a cavalo extra muro e muito mais coisas. Sofri assedio moral ate o ultimo dia na devida Unidade, sem contar as tardes os prsos extra muro sentados em roda junto com o dito Diretor, E nem vou comentar o que os presos da copa nos diziam, no entando o apelido dele dentre os detentos e funcionários o apelido do dito era no "feminino"
ResponderExcluirQue vergonha, estas atitudes e atos são na verdade o que denigrem a nossa imagem perante a sociedade. Temos que ter a coragem de denunciar atos semelhantes, isso coloca em risco a segurança da própria Unidade Penitenciária, de todos os servidores que ali estão lotados. Que seja apurado rigorosamente.
ExcluirQualifiquei-me ao máximo no exercício da função, dezenas de cursos, duas faculdades presenciais e com muita dedicação. Ficaria muito grato por um cargo destes e me esforçaria para honrá-lo com muito respeito ao Estado e seus servidores. Agora esta política do QI mantém pessoas competentes esquecidas nas galerias rodando chave e bota outros de caráter duvidoso para comandar.
ExcluirVdd
ResponderExcluirCerteza que tem um vw Polo!!!
ResponderExcluirPior de tudo, que o fato foi denunciado para o coordenador da oeste todos conhecem, o que ele fez engavetou e alertou o ex DG, e para surpresa de todos é parente do ex DG da P2 de W e era ex supervisor dele na P2 de W também denunciado e afastado do cargo todos sabem o motivo .
ResponderExcluirFato teve que ser denunciado ao MP o único que apura os fatos de verdade, caso contrario estaria ate hj o prostibulo.
Supervisor principalmente e diretores eram omissos e negligentes dos fatos por causa do cargo, fazia patifaria na adm com os presos, servidores sempre questionavam os superiores mediato e relataram os fatos em ata, DG entrava com celular na unidade ,com aval dos diretores, onde estão até hj no cargo por causa do famoso três pingos e por favores, vergonha.
Cabe o secretario da sap mandar ouvir todos os servidores da U.P, inventaram uma conversa que a croeste ja estava investigando no intuito de passar um pano, agora que saiu no jornal tudo muda.
Essa é a coisa mais vergonhosas que vi nos meus 25 anos de sistema. Já vi todo tipo de talarico, canalha, pederasta, mas o que esse sujeito estava fazendo passou dos limites. O sujeito foi cotado para assumir na unidade que eu estou lotado. Graças a Deus nem aqui apareceu. Ele mandava a mulher que também é guarda para sua cidade de origem e dizia que ficaria na unidade "dando" plantão. Espero que seja demitido, é o mínimo que se pode fazer.
ResponderExcluirOlá eu fiquei preso nessa unidade Prisional de de 2020 até 2022 eo diretor geral Wander da mata fez de tudo um pouco naquela unidade viado sáfado só tem cara de brabo mas é um puto safado os preso tinha relação sexual com ele em troca de comida muitos se deixo levar por causa de comida e outras regalias safado pilantra vc paga o que vc fez com os nosso companheiros que não jogava seu jogo seu puto fora o que ele desvio da cadeia para beneficio dele nojento puto safado pilantra toma cuidado por onde anda safado
ResponderExcluirPilantra
ResponderExcluir