03 junho 2022

Conselho da Polícia de SP aprova demissão de delegado Da Cunha

Decisão pode torná-lo inelegível e governador Rodrigo Garcia terá última palavra.

Rogério Pagnan

2.jun.2022

O delegado Carlos Alberto da Cunha, o Da Cunha, que pode ser demitido da Polícia Civil após decisão do conselho - Reprodução
SÃO PAULO - O Conselho da Polícia Civil de SP aprovou na semana passada a demissão do delegado Carlos Alberto da Cunha, 44, o Da Cunha, sob a suspeita de ter inventado a prisão de um chefão do PCC para ganhar seguidores nas redes sociais.

O processo administrativo com o resultado foi enviado para a Secretaria da Segurança Pública e, agora, segue para o governador Rodrigo Garcia (PSDB). Só o governador pode exonerá-lo.

Caso a saída seja confirmada, Da Cunha, que anunciou candidatura a deputado federal, pode tornar-se inelegível, conforme a Lei da Ficha Limpa.

Integrante da equipe particular do delegado Da Cunha até 2020, responsável pela produção de conteúdo para redes sociais
O delegado responde a outros cinco procedimentos. Procurado pela Folha por volta das 16h, o policial não se manifestou até a publicação desta reportagem.

As reuniões do Conselho são sigilosas. A reportagem falou, porém, com cinco integrantes da cúpula da Polícia Civil que confirmaram a decisão contra Da Cunha.

O delegado tem 3,7 milhões de inscritos no canal dele no YouTube, sucesso que o estimulou a se lançar candidato. O policial ganhou projeção com a divulgação de vídeos de operações policiais, principalmente na zona leste de São Paulo.

Gabriel, então funcionário do delegado Carlos Alberto da Cunha segura fuzil usado pelo delegado em operações: Reprodução
Essas gravações eram veiculadas nas redes sociais do delegado, mas sem autorização dos superiores, segundo a polícia. Entre os vídeos mais acessados do canal, com mais de 30 milhões de visualizações somadas, está o da prisão de Jagunço do Savoy, suposto chefe do PCC.

É sobre essa prisão que envolve a decisão do Conselho, atendendo relatório da Corregedoria.

Conforme depoimentos de policiais civis, entre eles o do então chefe dos investigadores da equipe de Da Cunha, Renato Araújo de Lima, o suspeito preso por eles em abril de 2020 não é Jagunço do Savoy, ao contrário do que sustentava o delegado Da Cunha nos vídeos.

Ele seria outra pessoa de mesmo apelido, mas não o tal chefão do PCC.

Delegado youtuber inventou prisão de chefe do PCC para ganhar seguidores, segundo Conselho da Polícia
Fonte: Folha de São Paulo

20 comentários:

  1. Tem interesse político por trás dessa decisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara "forja" uma cena de crime e vc fala de "interesse político ". Quem é esse Nóia na fila do pão?

      Excluir
  2. Esse senhor se valeu do cargo e do aparato estatal para promover sua imagem pessoal durante o horário de serviço, protagonizando cenas teatralizadas e enganando os bonecos orgânicos sem filtros que o seguem nas redes. Ganhou muito dinheiro, porém deve suportar as consequências jurídicas causadas por suas escolhas desvirtuadas.

    ResponderExcluir
  3. Da Cunha é persona non grata no Hot Dog do Marquinhos, em Arandu. Ramelou já era, aqui só polícia padrão.

    ResponderExcluir
  4. Por onde anda o Concurseiro?

    ResponderExcluir
  5. Não vi mais postagens do nosso amigo concurseiro, alguém tem notícias dele??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso amigo? Não tenho amigo viado e/ou "sem futuro"

      Excluir
    2. Nofaaaaaa...quanto preconceito

      Excluir
  6. JÁ ESTOU pronto , VOU assumir

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Véi, na boa, a SAP chamou quase 900 ASP's e 1500 AEVP's e vc continua trabalhando de faxineiro de supermercado. Kklkkk

      Excluir
    2. Vc? Vc não kkkkkkkk

      Excluir
    3. Faxineiro de supermercado kkkkkk

      Excluir
    4. Este "com cu cheio da SAP" vai pedir recolha logo logo. No começo capaz de ficar quietinho pra ninguém descobrir o otário que foi este tempo todo com estas postagens. Mas se a gente descobrir quem é! Vai aprender a não ofender ninguém!

      Excluir
  8. Manda um abraço pra passarinhada do Dedeco!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.