31 agosto 2022

CCJ aprova proposta que amplia a atuação da iniciativa privada no Sistema Prisional

Terceirização apoiará serviços de segurança em presídios, mas a responsabilidade continuará a cargo da polícia penal.

Reportagem - Emanuelle Brasil/Edição - Natalia Doederlein

Fonte: Agência Câmara de Notícias

31/08/2022

Privatização do Sistema Penitenciário é maquiagem para que empresas privadas possam se
 apossar de verbas públicas - Imagem: Sindarspen/PR
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite à iniciativa privada atuar no apoio a alguns serviços de segurança em presídios, como a movimentação interna de presos e o monitoramento por tornozeleira eletrônica.

A lei atual restringe essa atuação aos serviços de conservação, limpeza, informática, telecomunicações e manutenção de prédios, bem como prevê parcerias com empresas privadas na execução de trabalho pelo preso.

A versão aprovada é um substitutivo do relator, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM).

Segundo Neto, as alterações permitem que a iniciativa privada atue em apoio, e não diretamente nos serviços de segurança pública, como estava previsto na redação original do Projeto de Lei 2694/15, de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o Sistema Carcerário Brasileiro.

O deputado capitão Alberto Neto recomendou a aprovação da proposta com mudanças

Pelo texto aprovado, a responsabilidade pela atividade fim nos presídios continuará a cargo da polícia penal. "O sistema terceirizado não vai poder fazer a movimentação interna de presos, mas sim o apoio dessa movimentação. O sistema não vai poder fazer o monitoramento diretamente, mas sim apoiar com tecnologia. A responsabilidade ficará com a polícia penal", justificou o relator.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), o texto aprovado "contraria decisão do Congresso Nacional que criou a Polícia Penal e considerou seus agentes como parte da segurança pública (Emenda Constitucional 104)". Além disso, a deputada argumentou que ainda é preciso "definir a estrutura desse órgão antes de decidir sobre a entrada da iniciativa privada".

“Se busca regulamentar a privatização dos presídios, sem que se tenha clareza sobre quais são os parâmetros para essa própria privatização”, criticou. Erika Kokay também defendeu a manutenção de concurso público para policiais penais porque, segundo ela, seria difícil aferir a qualificação de terceirizados para atuar no setor.

Na mesma linha, o deputado Subtenente Gonzaga (PSD-MG) disse que o texto, “apesar do ajuste feito pelo relator, ainda é frágil do ponto de vista da segurança jurídica”. Ele reiterou que "a segurança de presídios é uma política de Estado, portanto não é delegável à iniciativa privada".

Tramitação

O texto ainda precisa ser analisado pelo Plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Contraponto: 

Interesse das empresas é puramente financeiro em uma área que é política de estado
O lobby das empresas de Terceirizações é forte no Congresso Federal, e como disse a Deputada Erica Kokay e o Deputado Subtenente Gonzaga, é temerário inserir a iniciativa privada dentro do Sistema Penitenciário, sem ao menos realizar a "Estrutura do Órgão Polícia Penal", que foi inserido na Constituição Federal por meio da Emenda Constitucional 104, mesmo porque a Segurança do Sistema Penitenciário é uma política de Estado.


15 comentários:

  1. VTRs novinhas chegando para os policiais penais externos e para os policiais penais internos o invejável apito tático priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii...e bora pro boteco do Proença em Arandu tomar aquela serrana geladinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Gocil tá no pente para usar os apitos táticos do asp kkkk

      Excluir
    2. como pode ser trouxa desta forma !!!!!!!!

      Excluir
  2. O Tarcísio vai nos ajudar, fiquem tranquilos!!!

    ResponderExcluir
  3. Fique de olho em todos os candidatos. Cuidado em quem você vai votar!

    ResponderExcluir
  4. Pqp é pra acabar o pequi de Goiás. Eu apoiando Tarcísio, Bolsonaro... Todos partidos de direita e vem uma Deputada do PT pra defender nossas atribuições. Pra acabar mais ainda um PM, capitão Alberto Neto, grande FDP, é o relator do projeto q nos ferra. Vai acabar privatizando tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o Bolsonaro e Tarcísio nunca esconderam que são a favor da privatização...

      Excluir
  5. Eu e o meu grande amigo concurseiro somos favoráveis a privatização, assim só teremos policiais penais externos, os apitos táticos deixem pro pessoal da gocil.....priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, o Billy Aranduense e meu amigo Concurseiro aproveitamos a ocasião para saber se por aqui há algum ASP parente do Negão da Piróca, porque gostaríamos muito de conhecê-lo em particular. Estamos fazendo uma pesquisa científica sobre mastruço e precisamos fazer análises mais criteriosas, pessoalmente.

      Excluir
  6. A voracidade de empresários para abocanhar o sistema penal é monstruosa, pressionam os políticos com lobby fortíssimo, imaginem o que devem estar prometendo em vantagens e propinas, haja vista o empenho do governo e dos atuais deputados/senadores para aprovar estas leis (notoriamente inconstitucionais) em tempo recorde.

    ResponderExcluir
  7. Podem falar o que quiserem, mas a única possibilidade de escaparmos da privatização é se o candidato do PT for eleito (infelizmente).
    O Tarcísio irá privatizar com toda a certeza, é a natureza essencial dele e é o que sabe fazer, totalmente alinhado com iniciativa privada e Estado mínimo.
    Rodrigo Garcia é continuidade deste monopólio "PSDbista" em SP, com este secretário morno a frente da SAP, contratado pelo Doria para enfraquecer a SAP e desmontar toda a já precária infraestrutura, abrindo caminho para as empresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse secretário da SAP, foi um arrumadinho entre amigos. Na verdade, ele iria pra outra Secretaria e, não deu certo pois, havia um " peixe maior" no esquema. Conheço um oficial que trabalhou com ele. Esse Cel está " boiando" na SAP.

      Excluir
    2. PT fecha com o crime organizado, PT nunca mais!

      Excluir
  8. Tem que privatizar mesmo. Tá cheio de funça gordão dormindo nas gaiolas e ainda pagam de 2ª profissão mais perigosa do mundo!!?. Imagina se não fosse!! PrivatizaJá!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.