Conhecido popularmente como "Pemano", o presídio destinado a detentos do regime semiaberto é chamado pela própria população carcerária da unidade como a "biqueira do milhão".
Josmar Jozino
Colunista do UOL
14/12/2022
![]() |
CPP (Centro de Progressão Penitenciária) "Dr Edgar Magalhães Noronha" de Tremembé tem uma População prisional na data de : 12/dez de 2928 custodiados, mas com capacidade: para 2672 - Fonte: SAP/SP |
Conhecido popularmente como "Pemano", o presídio destinado a detentos do regime semiaberto é chamado pela própria população carcerária da unidade como a "biqueira do milhão". Biqueira é o termo utilizado por traficantes para designar os pontos de venda de droga.
Durante as investigações foram apreendidos 64 kg de maconha, 7 kg de cocaína, 98 selos de LSD, duas folhas de K-4, uma droga sintética, além de 291 aparelhos de telefone celular e farta documentação da contabilidade do tráfico de drogas do PCC.
![]() |
Apreensão no CPP (Centro de Progressão Penitenciária) Edgar Magalhães Noronha - Imagem: Reprodução |
O juízo de primeira instância admitiu a imputação da prática de associação à organização criminosa para todos os acusados, mas aceitou parcialmente para alguns dos réus a denúncia pelos crimes de associação ao tráfico e introdução de drogas e celulares em presídio. O MP-SP recorreu da decisão.
Na segunda-feira (12), a 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo julgou o caso, aceitou o recurso do MP-SP e determinou o recebimento integral da denúncia contra os 14 acusados de traficar drogas e introduzir telefones celulares no Pemano.
![]() |
CPP (Centro de Progressão Penitenciária) Edgar Magalhães Noronha era chamado de 'biqueira do milhão' Imagem: Reprodução |
Funcionário no esquema
Os investigadores apuraram que o preso Wesley César da Silva Branquini, 40, chamado de Marlboro ou Oito Letras, era o líder do tráfico de drogas na unidade prisional. Ele usava telefone celular na prisão e as ligações foram interceptadas com autorização judicial.
No diálogo de 6 de abril de 2021, às 23h15, Wesley diz a um comparsa que o Pemano é a "biqueira milionária do comando", em referência às atividades do tráfico de drogas exercidas pela organização criminosa vinculada ao PCC no interior do estabelecimento prisional.
A Polícia Civil também apurou que um agente penitenciário que desempenhava a função de diretor do setor de inclusão da unidade participava do esquema e recebia propina dos presos, conforme reportagem publicada nesta coluna na edição de 14 de junho deste ano.
![]() |
CPP (Centro de Progressão Penitenciária) “Dr. Edgard Magalhães Noronha”, o Pemano de Tremembé, ao fundo, uma vasta área com precariedade de servidores |
A nota diz que o objetivo da operação foi desarticular uma organização criminosa que arremessava materiais ilícitos dentro do presídio. As investigações tiveram início em fevereiro de 2021, logo após a prisão do agente penitenciário flagrado tentando facilitar a entrada de droga na unidade prisional.
A pasta informou que participaram da ação 100 integrantes do Grupo de Intervenção Rápida, unidade de elite da instituição, e que o serviço de inteligência e segurança penitenciária atuou durante os três meses da operação "Ninjas" com o levantamento e cruzamento de informações necessárias para o desfecho da ação.
![]() |
Ex- servidor infiltrado já com sua nova vestimenta e com a devida matrícula, já está condenado por tráfico e associação ao tráfico de drogas |
A SAP acrescentou que reforçou a segurança no CPP, sendo instalados sensores de presença, alarmes, iluminação de LED, cerca elétrica e implantação do canil. Informou ainda que Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária realizam rondas 24 horas na unidade e, com isso, foram inibidas novas invasões ao presídio.
A reportagem não conseguiu contato com os advogados do preso Wesley César da Silva Branquini, mas publicará a versão dos defensores dele assim que houver um posicionamento.
Que coisa, não?
ResponderExcluirVários vagabundos ganhando dinheiro no rol de visitas, acertando a vida do ladrão e a casa nunca cai crime perfeito entra diretoria e sai diretoria e o esquema continua, tem cara que só perfume de marca de 500. 600 reis o faz tudo da cadeia, se intromete em tudo o ASP de estimação da diretoria, na outra cadeia onde trabalhava só ficava na subportaria por gosta de dinheiro igual flor gosta de água, sua casa não cai porque você é protegido dessa diretoria que é tão corrupto quanto você, essa unidade é: 72:00hs aguardem......
Excluirsem ideia para passar detectado
ExcluirTem algo pra falar fala, fica enrolando, não sai do lugar. Tem denuncia? Bora fazer! Cria coragem, larga mão de ser covarde.
ExcluirE outra, está vendo o ilícito e não está fazendo nada, é prevaricação. O crime deles é maior, mas você, covarde que é, está errando também. Cadeia neles pelo "corre", e em você, por ser bunda mole.
Excluir00:22 você foi cirúrgico na ponderação. O cidadão aí das 15:42 tá tão bem informado por que não faz a denúncia? Pra ajudá-lo, segue O LINK https://www.webdenuncia.org.br/cidadao/denuncie
ExcluirDá nome aos bois filhão, tá sabendo e não faz nada, é corrupto também
Excluirdá nome aos bois filhão, tá sabendo de tudo e não faz nada é corrupto também...
ExcluirZe Fofoca de Capela detectado
ExcluirQue fita, né?
ResponderExcluirsem assunto, sem noção e sem marido
Excluir13:31hs O polícia meu respeito e consideração até que fim um cara neutro, sem estar amarrado a PCC e nem diretores corruptos fica difícil fazer uma denuncia de um diretor que impediu um comunicado de evento a um detento, tem que ter testemunha, quem vai ser testemunha em estado probatório que tem medo, os antigões com vícios de cadeia não querem se envolver não todos é lógico sem generalizar, eu copiei o link e tenho uma denuncia com mais consistência para dar alguma coisa, mas a minha intenção é mudança o ASP tem que ter autonomia de levar qualquer detento para disciplina sem chefe vagabundo ficar advogando e impedindo o comunicado de evento principalmente para integrantes do PCC passei em 4 unidades e sempre teve essa patifaria, aos que me critica me indica uma unidade que chefe não faz pano PCC e ASP que não fica pegando nada de ladrão assim terei ponto de referencia para uma LTP
ExcluirQue bosta, heim?
ResponderExcluirnão sei o que falar, sou introvertido e quero sair do armário
Excluiros puliças de plantão osaso ASP pego na portaria com droga BO feito transferido, ficou respondendo, foi inocentado pela SAP e justiça e se aposentou, ASP pega com visitante tentando entrar com droga no dia de visita foi presa, mas foi solta logo em seguida já foi inocentada pela justiça, ASP se envolveu com ladrão foi transferido e casou com ladrão e seu marido ou marida fica indo na unidade com criança e almoçando junto com funcionários e as vezes vem no meio da semana com criança de colo, ai vagabundos quer que eu dou nome seus lixos vai tomar o centro do seu cu, não tem criança desse lado, agora a unidades de vocês está tudo em ordem nada de errado acontece são todos honesto se é assim ninguém precisa ser revistado, mentira, entraram ontem na cadeia não sabe porra nenhuma, é manipulado pela chefia por ser probatório, já ouvi diversas vezes os chefes lixo falando: eu prefiro trabalhar com ASP novo de sistema de preferência probatório ao ser perguntado o motivo a resposta sem é a mesma eles não questiona nada vou dar nome do seu cu
ExcluirSabe de tudo e não faz nada? Prevaricação. Bunda mole.
ExcluirCALA A BOCA JOSÉ
Excluir16 de dezembro de 2022 às 14:46
Excluirseu bundão
Trabalhei somente em regime fechado e, se no regime fechado já é difícil impedir entrada de drogas, celulares... fico imaginando a dificuldade dos colegas q trabalham no semiaberto. Semiaberto, aliás, q na minha opinião tinha que acabar. O cara deveria ir direto do fechado pro Regime aberto ou condicional. Não tem nenhum motivo, na prática, mandar o vagabundo pro semiaberto. Se estiver no aberto o lc, e cometer novo crime, retorna pro fechado e já era. Esta historinha de "estar preparando o sentenciado num regime mais brando pra poder, após este período, ganhar o regime aberto ou lc, é balela. Igual acreditar em ressocialização.
ResponderExcluirConcordo plenamente com vc.
Excluirpuxa saco detectado
Excluirque merda, não?
ResponderExcluiresses semi abertos é uma contribuição da justiça para o crime organizado, "olha vamos te prender mais logo voce volta a ativa nos semi abertos, ta bom querido", uma vergonha, tem que tirar esses juizes de merda e colocar para trabalhar pelo menos uns 3 anos em um presidio, para ver como funciona a realidade, semi aberto é o sonho de todo criminoso, por isso chamam de colonia de férias, tenho pena dos irmão que lá trabalham.
ResponderExcluirParei de ler no "semi abertos é...".
ExcluirSap assina contrato para aquisição de 10000 armas para o acautelamento de todos os policiais penais externos e para os policiais penais internos o pançudo do sifu disse que será acautelado o INVEJÁVEL apito tático priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii... parabéns a todos pela conquista e bora pro boteco do Proença em Arandu tomar aquela serrana geladinha.
ResponderExcluirO verdadeiro policial penal será acautelado com arma ou com o INVEJÁVEL apito tático priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii??? Parabéns a todos pela conquista e bora pro boteco do Proença em Arandu tomar aquela serrana geladinha
ResponderExcluirBilly Aranduense
ExcluirVê se consegue colocar a
Tonfa no COOL e assoprar
o apito tático
que tanto vc fala.
Vc é conhecido do Osvado.
Cai fora COOL "VERMEIO".
Kkkkk
Concurseiro, não adianta mudar o nick... uma hora algum truta seu da base passa seu qra...
ResponderExcluir