04 janeiro 2023

SC é diferente de SP: Após queda de Cardozo, Policiais Penais não aceitam Mantelli e agrava a crise no setor penal catarinense

A queda de Jeferson Cardozo, anunciado como secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativo, antes mesmo de assumir, impõe um grande constrangimento ao recém iniciado governo de Jorginho Mello (PL). 

Marcelo Lula

04 de janeiro de 2023

Segundo os policiais penais de Santa Catarina, o secretário - adjunto Neuri Mantelli não é servidor
de carreira e sim um ACT (Admitido em Caráter Temporário)
Acontece que os problemas não devem parar por aí. Após o anúncio feito pelo colunista Moacir Pereira de que Cardozo não seria mais o secretário, a preocupação da categoria se voltou para a possibilidade de o comando ficar com o adjunto, Neuri Mantelli.

Acontece que neste momento, Mantelli comandará a secretaria, até que haja a definição pelo nome do secretário. Edson Rocha, o preferido dos policiais penais e agentes de segurança socioeducativo, voltou a ser lembrado, porém, nada foi confirmado. 

Questionei a assessoria do governo que confirmou que Mantelli segue como adjunto e que não será o secretário. Quanto a Cardozo, o nome pesou após a repercussão negativa, por causa de um processo que ele responde na justiça, tendo inclusive sido preso. O SCemPauta foi quem levantou o assunto após receber a informação.

Mesmo como adjunto, Neuri Mantelli não é aceito pela categoria. Os policiais penais não o aceitam pelo fato dele ser ACT, não servidor de carreira. Conversei com o presidente da Associação que representa a categoria, Ferdinando Gregório. 

Ferdinando Gregório - Presidente da AAPSS/SC (Associação dos Policiais Penais e
Agentes de Segurança Socioeducativos do estado de Santa Catarina)
Ele me disse que os policias estão conversando para tentar entender a situação, mas deixou claro que haverá uma forte cobrança junto ao governador, para que ele cumpra a promessa feita durante a campanha. “Jorginho prometeu um Policial Penal a frente da pasta, agora vamos atuar nos bastidores, não aceitamos um estranho a frente da secretaria, acreditamos que o governador vai cumprir com sua palavra e nomear um servidor de carreira”, afirmou.

Os policiais penais e socioeducativo começarão amanhã uma série de mobilizações. Serão procurados deputados e assessores do novo governo para conversar. Alguns policiais e agentes me enviaram mensagem afirmando que não aceitarão a nomeação de Mantelli. 

Um vídeo com uma fala dele, a respeito dos chamados excedentes do concurso público, também gerou uma má repercussão junto a categoria. Tentei conversar com Mantelli. Ele estava em reunião, mas ficou de entrar em contato assim que possível.

Jeferson Cardoso ex vereador do município de Jaraguá do Sul/SC, e polícia penal  havia sido
nomeado, mas foi preterido por estar sendo investigado pelo MPSC- Imagem: Reprodução /Facebook

Fonte: SC EM PAUTA

Contraponto: No estado de Santa Catarina os policiais penais batem o pé e não aceitam serem comandados por pessoas estranhas a sua Categoria de Policiais Penais. 

Eles exigem que seja um dos seus a comandar a secretaria que os administra. 

19 comentários:

  1. Aqui em SP tem diretor que tbm não é ASP, aqui é tudo indicação usando o método de babação de ovo, tem cadeia que o cara é diretor e nunca entrou em uma carceragem, não vi ninguém do grupo de trabalho ou sindicato tocar nesse assunto, criar uma lei orgânica que obrigue ter concurso interno para cargos de chefia aí sim podemos cobrar um secretário de carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade isso foi motivo de pedido em Pautas dos Sindicatos muitas vezes, mas como são cargos de confiança a SAP sempre os relegou aos seus apadrinhados, muito poucos têm o mérito necessário para estarem onde estão de fato. Mas quem sabe quando forem escrever a Regulamentação da Policia Penal e sua consequente Lei Orgânica, talvez coloquem em seu bojo esta necessidade de meritocracia e de capacidade técnica para ocuparem tais cargos, e não de "QI", de "Apadrinhamentos" e de "Compadrios".

      Excluir
    2. Prezado Leandro! Tem alguma notícia de bastidores de como está o andamento da Regulamentação e Elaboração da Lei Orgânica da Policial Penal de São Paulo?

      Excluir
    3. Faz L leandro , faz L e chora kkkkkkk

      Excluir
    4. Mas aqui em São Paulo o governo não é o que os eleitores queriam? Porque segundo eu saiba a maioria não fez o L aqui em São Paulo, ou eu estou enganado e o Tarcísio não é o governador?

      Excluir
    5. Kkkk. como esse anônimo das 16:52 é burro!

      Ele deve achar que é o lula que escolhe o secretário de SP Kkkkkk

      Excluir
    6. Não quero ser polícia! Quero salário digno!

      Excluir
    7. Reportagem da TV Record onde denúncia diretores que fizeram pano pra integrantes mulheres do PCC e funcionárias foram ameaçadas de morte em una carta interceptada pelas guardas e resolveram por conta própria fazer um boletim de ocorrência nem SINDASP, SIFUSPESP, SINDCORP, MARCOS NETO e nem esse blog deu a atenção devida porquê!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      em muitas cadeias os diretores NSD e CSD impede o comunicado de evento contra integrantes do PCC a que tudo indica é um acordo com PCC, corrupção, segurar o cargo ou viadagem rede social falava desse fato, mas omitia o fato que a diretoria da unidade impedia comunicado de evento contra as pilotas, no passado falei de diretores vagabundos que fazem isso e fui criticado então é segredo não é para ser falado o que acontece na linha amarela fica na linha amarela Forrest Gump até Maria de Lurdes falou: Á vocês querem me calar é não queiram ser puliça seja polícia quem não gostou vai dar o oco

      Excluir
    8. https://recordtv.r7.com/cidade-alerta/videos/policia-investiga-plano-de-detentas-para-executar-cinco-agentes-penitenciarias-03012023.

      Pesquise a quem se interessar de alguns diretores vagabundos que faz pano para integrantes do PCC exemplos de comunicados de eventos que alguns diretores impede sua confecção ameaça de morte, desobediência, xingamento, trocar de cela sem autorização, gritaria baderna, pichação na cela parlatório, internet, pirâmide quem não sabe um monte de ladrão subindo um em cima do outro para alcançar um ponto mais alto, destruição de roupa da cadeia, se negar a ir para tranca, ameaçar família de funcionário, gritar com funcionário, maquina improvisada de fazer tatuagem, cabo de vassoura afiado dentro da cela, fios tirados por pirâmides dos refletores, impedir e atrapalhar a contagem e os caralhos quem não gostou vai dar meia hora de oco

      Excluir
  2. Em São Paulo, "vamos aguardar mais um pouco,a hora não é essa...". Como diz um certo líder sindical. Enquanto isso na Secretaria, Um Coronel da PM.

    ResponderExcluir
  3. de acordo com papai Noel e o coelhinho da páscoa, teremos Cesar generoso e compreensivo e Calígula como um paizão para a categoria...

    ResponderExcluir
  4. Nunca msis teve eleição no $ifu$pe$p???
    Jabá é eterno???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os ASP de SP não tem representantes e sim aproveitadores querendo ser políticos, não voto em jabá

      Excluir
    2. Fabio Jabá não representa a classe dos ASPs de SP, obcecado em ser político para se dar bem, usando a cabeça dos ASP SP como degrau para conseguir seus objetivos, aqui não!!!!!!!!! quem discorda do seu grupo de rede social é logo excluído o bicho não pode ser contrariado, no site SIFUSPESP ele falou que vai ser um ano difícil para nossa categoria, caralho o ano nem mal começou e o cara fala isso, só posso imaginar acordos já feitos com esse novo governo com planos políticos para ser políticos estamos ferrados e mal pagos

      Excluir
  5. Encabeçarei uma pesquisa científica devidamente fundamentada para dar início ao movimento que mudará a filosofia de "apadrinhamento" na SAP, utilizarei meu notório saber jurídico para combater a intromissão dos militares em instituições civis, totalmente descabida essas indicações que visam dar guarida a coronéis aposentados, as famosas "cobras sem presas", que, mesmo aposentados com gordo soldo, desejam acumular o vencimento do cargo comissionado.
    Isso ocorre também com alguns dinossauros da SAP, que são aposentados há muitos anos mas não largam o osso. E é só gente que nos prejudica (secretário adjunto, chefe de gabinete, alguns coordenadores).
    Neste "descomando" do Inutivaldo Restinho foi instalado um gabinete de perseguição na SAP, centenas de ASP's e principalmente AEVP's foram punidos com majoração de penalidades, a Procuradoria, que apura e conduz o devido processo legal, com análise sensata e sopesamento equilibrado do conjunto probatório teve a maioria dos seus relatórios simplesmente ignorados pelo infame secretário, pois ele puniu segundo a pequenez da sua mentezinha de caserna, autoritária e persecutória, no intuito de melhorar sua autoestima fragmentada sob o sangue e a miséria de pobres servidores tolos que fazem serviços alheios as atribuições do cargo, recebendo como recompensa 60, 70 e 90 dias de suspensão sem salários, demissões abomináveis e reparação de danos civis, para arrumar viaturas velhas da SAP e indenizar pedestres, condutores e outros proprietários de veículos envolvidos em acidentes com os bondões horrorosos e precários que usamos.
    Outro alerta, na SAP tem um dinossauro velho que se aparelhou ao antigo secretário nesta empreitada de punir servidores (o inimigo está entre quem deveria trabalhar para fortalecer corpo funcional). E o pior, analistas administrativos medíocres e puxa sacos profissionais desconstroem pareceres jurídicos elaborados por Procuradores de Estado, pasmem!
    Ou seja, a Procuradoria recomenda a atenuação da pena, sob fundamento idôneo de razoabilidade e proporcionalidade, individualização da pena, eficiência, legalidade e verdade real do que fora apurado no processo, daí o chefe de gabinete e seus asseclas da assistência "técnica" que não possuem capacidade para julgar uma pulga, de forma absurdamente contrária as evidências, majoram a pena, condenam servidores altamente capacitados e até melhor qualificados que eles, por puro capricho e para se manter nestes cargos de confiança, almejando receber uma "bocada" melhor do titular da pasta.
    Outra recomendação:
    Se te enfiarem uma sindicância ou PAD, contrate um bom advogado e não menospreze as acusações. Deixar a defesa por conta de sindicatos é suicídio!
    Nada contra os advogados dis sindicatos, são cheios de boas intenções, infelizmente é deficiência técnica e falta de experiência mesmo.
    Como o sindicato paga pouco, nenhum advogado altamente capacitado se interessa pelas funções. Uma defesa completa em PAD custa mais de dez mil.
    Qual sindicato paga isso? E o pior, tem gente que deixa a cargo do dativo nomeado pela defen

    ResponderExcluir
  6. Vcs ficam chorando por aí, aproveita que está tudo automatizado vão estudar e presta concurso em outras secretaria, o sistema penitenciário nunca vai valorizar o servidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, passei nessa prova ridícula por pura sorte, acertei 50% na casca, fui chamado em 3.000°, sou semi analfabeto...
      Você acha que eu tenho condições de passar em outro concurso? Nem reencarnando 10 vezes...

      Excluir
    2. anônimo das 22:42

      80% dos guardas detectados

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.