15 fevereiro 2023

Acusado de matar Gegê do Mangue diz sofrer tortura em cela; secretaria nega

A reportagem ouviu os relatos repassados pelos familiares e pela defesa do preso na semana passada e procurou a SAP. Ontem, a pasta informou que as denúncias sobre a suposta prática de violência contra o interno não são verdadeiras. 

Josmar Jozino  

Colunista do UOL

15/02/2023

Andrezinho da Baixada entrou no sistema penitenciário em fevereiro de 2020 e, agora, prefere
ir até mesmo para prisão federal - Imagem: Divulgação/Polícia Federal
A SAP (Secretaria Estadual da Administração Penitenciária) do Ceará negou os relatos feitos pelo preso André Luís da Costa Lopes, 44, o Andrezinho da Baixada, aos familiares e à defesa dele, informando estar sofrendo torturas e maus-tratos na Unidade de Segurança Máxima.

A reportagem ouviu os relatos repassados pelos familiares e pela defesa do preso na semana passada e procurou a SAP. Ontem, a pasta informou que as denúncias sobre a suposta prática de violência contra o interno não são verdadeiras. 

O presidiário é apontado como integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital) e responde a processo por duplo homicídio na Justiça cearense. Ele é acusado de participar dos assassinatos de Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, e Fabiano Alves de Souza, o Paca.

Gegê do Mangue e Paca foram violentanente mortos em 15 de fevereiro de 2018 em Áquiraz no Ceará
Ambos integravam o primeiro escalão do PCC e foram mortos sob a acusação de desviar dinheiro da facção. A defesa de Andrezinho da Baixada diz que ele não pertence ao crime organizado nem teve envolvimento nos homicídios. O processo continua tramitando e tem outros nove réus.

Andrezinho da Baixada contou aos familiares, durante a visita, que apanhou, levou tapas no rosto, foi dopado com remédios e teve a ponta de caneta enfiada sob a unha de um dedo das mãos para o funcionário saber se ele sentia dor.

Ele disse ainda que levou socos no peito, teve o tórax pressionado com força e desmaiou duas vezes após ser enforcado. Acrescentou que bateram muito nas pernas dele e que ele foi obrigado a tomar medicações.

 Unidade Prisional de Segurança Máxima do Estado foi inaugurada em 04 de agosto de 2021,
em Aquiraz, e é uma das mais moderna do país - Imagem:Carlos Gibaja e Thiara Montefusco
Segundo a SAP, a Unidade de Segurança Máxima, onde o detento está recolhido, passa por fiscalizações regulares e cotidianas do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades de controle social.

A pasta diz que aos internos do sistema são assegurados todos os direitos e são proporcionadas atividades de ressocialização, com capacitação e lazer conforme as especificidades de cada unidade prisional.

Segundo a SAP, o interno André Luís da Costa Lopes participa de forma permanente do projeto Livro Aberto, que entrega remição da pena através de leitura acompanhada; faz prática esportiva de futebol promovida na unidade e recebe visita regular de seus familiares.

Andrézinho da Baixada é preso em 31/10/19 em Praia Grande/SP

A defesa do preso entrou com petições na Justiça solicitando a imediata remoção do cliente para outro estabelecimento prisional; a apuração dos relatos de torturas físicas e psicológicas e que ele seja ouvido pela Corregedoria dos Presídios e por um psiquiatra forense. 

Andrezinho disse aos familiares que prefere ser removido para qualquer outra unidade prisional, mesmo uma penitenciária federal, de sistema mais rígido, pois tem medo de sair da prisão do Ceará morto em um caixão. 

Fonte: UOL

Vídeo: Band Jornalismo

16 comentários:

  1. interessante que esses demônios quando sente na pele o que fizeram a vida toda, tremem o beiço e pedem seguro para o judiciário, segura o reggae, lixo maldito, é sua cara se fuder e chorar

    ResponderExcluir
  2. Uns com VTRs, fuzis, fardas, coletes, armas...outros com as LINDÍSSIMAS camisetas compradas no mercado livre com os dizeres "policial penal" e com os INVEJÁVEIS apitos táticos priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii....qual é a verdadeira polícia???...e bora pro boteco do Proença em Arandu tomar aquela serrana geladinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem quer usar farda? Ainda mais verde rãnho? E os patchs "CORE" (neguinho usa e nem sabe o que é) e "POLICIA PENAL", a SAP que deu p vcs?

      Ah... uns com maiores salarios...

      Excluir
    2. ai billyyyyy, vc esqueceu de falar do nosso delicioso banho coletivo na base, com algemas ensaboadas, xampoo e sabonete liquido escorrendo no ralo, algemação de couro coletivo e agora nossa mais nova brincadeirinha, bondão da pelucia, o motorista gritando au au au au ai que tudo...

      Excluir
    3. Amanhã é sexta, já tô com o cu piscando...

      Excluir
  3. Coitado tadinho diz diretor CSD que mora logo ali Chris, vagabundo pilantra abriu a pernas para os ladrões reeducando um caralho, esse imbecil desprovido de inteligência liberou várias coisas no SEDEX, puxadinho vai se consolidando e voltando ao normal comunicado de evento igual bumerangue bate e volta, ao vagabundo correria igual ele o machão pica das galáxias adoradora de fimose, o vagabunda vai dar meia hora de toba seu lixo seu bosta defensor de diretor vagabundo e corrupto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De novo? Vc é chato heim...

      Excluir
    2. kkkkk esse ai pelo jeito caiu da salinha com ar condicionado, bateu a bunda na carceragem, agora ta rebelde, é o muno da voltas kkkkkkk

      Excluir
    3. Foi sacado e agora tá todo revoltz...
      Chóra bebê...

      Excluir
    4. Que linguajar de travesti perrequeiro. Não surpreende ser covardão. "Ai, o Cris que mora logo ali" Kkkkk

      Bota o cara no papel, faz boletim de ocorrência, mete o dedo na cara, quebra de madeira na rua! Tome atitude de homem. Bundão.

      Excluir
    5. Oi eu sou o Chris aquele diretor CSD que mora logo ali, agradeço aos meus puxa sacos pelo apoio, e lembre-se um ladrão contente é melhor do que seu marido ausente tchau loucas aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      Excluir
    6. Oi, Cris, que mora logo ali. Sorte sua que aquele guarda daí é bunda mole, senão você estaria enrascado. E fala pros funças pararem de zoar ele. Caso contrário ele vai xingar muito anonimamente nos blogs.

      Excluir
  4. Os patriotários estão sofrendo tortura na papuda também. Acredita que lá não tem wi-fi e nem lenço umedecido pra limpar o bumbum?!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como são as coisas né, Lulalau

      Excluir
    2. como são as coisas Lulalau tinha tudo isso na cadeia e mais um pouco !

      Excluir
    3. Patriotarios fica frio bolsoladrão estará de volta no Brasil para ser preso ai sim os minions rasgara a calcinha atolada no toba aguardem baitolas gado

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.