27 fevereiro 2023

Ministro da Justiça garante a senador Davi Alcolumbre que regulamentação da policia penal está próxima

Em 2019, senador foi responsável pela promulgação da EC 104/2019, que incorporou agentes penitenciários aos cargos de polícia no artº 144 da Constituição Federal.

Diáro do Amapá

Publicado em 27/2/2023

Ministro da Justiça Flávio Dino, senador Davi Alcolumbre, deputado estadual Jory Oeiras (AP),
ex policial penal, presidentes de Federações e de Wesley Barreto representando a Ageppen
Um dos principais articuladores pela regulamentação da carreira de policial penal no Brasil, o senador Davi Alcolumbre (AP) disse que a conquista está cada vez mais próxima de ser alcançada. 

Em reunião com o ministro da Justiça, Flávio Dino, na manhã desta segunda-feira (27), o parlamentar teve confirmada a informação de que o Ministério pretende enviar, ainda no mês de março, o projeto regulamentando a profissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Assim, a expectativa é a de que o Congresso Nacional delibere sobre o tema já no primeiro semestre de 2023. Afinal, devemos isso a esses profissionais que tanto se empenham pela segurança nacional”, destacou o senador.

Senador Davi Alcolumbre destacou a importância e o profissionalismo do trabalho dos
policiais penais no empenho diuturno nas unidades prisionais em prol da segurança pública nacional
O empenho de Alcolumbre pelo reconhecimento à Polícia Penal não é de hoje. Em 2019, quando era presidente do Senado Federal, o parlamentar foi um dos principais apoiadores da medida e responsável pela promulgação da Emenda Constitucional (EC) 104/2019, criando a carreira de policial penal e incorporando os agentes penitenciários ao novo cargo. A medida contemplou os profissionais das esferas federal, estadual e distrital.

Com isso, os então agentes passaram a ser enquadrados nas mesmas especificidades das atividades de segurança pública, ou seja, a assumir o cargo apenas por concurso público e a ter os mesmos direitos e benefícios do que os outros policiais – incluindo poder de polícia e de investigação e aposentadoria diferenciada.

Apesar de a Polícia Penal Federal ter sido inserida no rol de órgãos de Segurança Pública por meio da EC 104/2019, a regulamentação da carreira ainda depende de legislação própria para ser efetivada. E essa, segundo Alcolumbre, é sua nova batalha. Para ele, transformar os agentes em polícias penais era uma dívida do Estado com esses trabalhadores que tanto se esforçam pelo país.

O ministro Flávio Dino publicou afirmando que recebeu o senador Davi Alcolumbre acompanhado
 de deputados estaduais de 3 estados e de representantes das entidades da Polícia Penal para
dialogar sobre leis de interesse da categoria e do sistema penitenciário
“Cumprimos com a nossa obrigação e, aos poucos, estamos conseguindo avançar pela regulamentação da categoria que protege, dia-a-dia, a todos nós em um ambiente adverso, e que tem comprometimento com a proteção do Estado brasileiro e da sociedade”, reforçou.

Ex-policial penal e um dos principais defensores da regulamentação da carreira, o deputado estadual Jory Oeiras (AP), presente na reunião com o ministro Flávio Dino, reforçou a necessidade de unir forças, em todos os Poderes, pelo reconhecimento desses profissionais. 

Também estiveram presentes no encontro o secretário da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Rafael Velasco; o presidente da  Federação Nacional dos Policiais Penais Federais (FENAPPF), Gentil Nei Espírito Santo; o presidente do Sindicado dos Policiais Penais Federais do Distrito Federal (SINDIPPF-DF), Gilvan Albuquerque; o vice-presidente do SINDIPPF-DF, Varlei Ferreira; o representante dos Especialistas e Técnicos em Execução Penal, Clécio Lima;  e os deputados estaduais Arlenilson Cunha (AC) e Rarison Barbosa (RR).

Wesley Barreto, nosso companheiro policial penal em Brasília e representando a Ageppen
esteve presente no encontro com o ministro Flávio Dino
Em coletiva na data de 06/02/2023, após evento que empossou o Secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco, o Ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino, já havia reforçado que no âmbito do Ministério, em 30 dias os trâmites para regulamentação da carreira do policial penal federal estarão prontos, conforme prevê a Constituição Federal.

 A Polícia Penal Federal foi inserida no rol de órgãos de Segurança Pública por meio da Emenda Constitucional nº104/2019, no art. 144 da Constituição Federal. No entanto, a regulamentação da carreira do policial penal federal depende de legislação própria para ser efetivada.

O secretário nacional de políticas penais, Rafael Velasco, também reforçou em seu discurso de posse que tem a honra de ser o primeiro policial penal do cargo e que tem a missão de regulamentar a polícia penal federal.

Fonte: Diário do Amapá

16 comentários:

  1. Em todos estados será regulamentada, só aqui em SP, onde 5 sindicatos de bosta, o principal, liderado por um puxa saco do governo, será regulamentada por último.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vitória do
    🐋💲ifu💲pe💲p 🐘

    ResponderExcluir
  3. Vou ali passar um pretinho na hilux e ser feliz! 🛞🧴🧽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o ANÔNIMO das 22:11

      "Pretinho" seu companheiro de ronda. Hilux, apelido carinhoso do seu ânus!!!
      Vai ser feliz, Mona!!!

      Excluir
  4. Puts tem cara que não dá pra entender mesmo (espírito de porco) "vai ali passar pretinho" ou retardo ou tem inveja.... Que tem haver.... Só prega desunião, por isso que tá merda e não vê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Culpado disso tudo é quem posta esses comentários dizendo que não vai censurar mas esta alimentando a desunião da classe infelizmente. Parabéns ao administrador do blog vai pra sua conta

      Excluir
    2. Quero que você comente agora com sua conta pessoal. E não reclame mais. Está feliz agora?

      Excluir
    3. Mas por que tanto ódio, em breve será um cargo só, se acalme e leia um livro o livro do sindesp kkkkkkkkk

      Excluir
  5. Vou ali ver o datena e esperar....😐🤐

    ResponderExcluir
  6. Bom dia à todes aevps 🦌🌈

    ResponderExcluir
  7. Isso aí já era pra ter regulamentado na gestão do bolsolixo,mas nem isso o fez,sem falar no piso salarial da enfermagem,q quando aprovou vetou a reposição salarial,ou seja, daqui a pouco estarão recebendo uma merda de salário igual ao nosso.Bolsolixo nunca mais!

    ResponderExcluir
  8. vou esperar ,no sofa retratil,tomando suquinho de laranja.Jogando meu play ...

    ResponderExcluir
  9. E sobre os remanescentes de 2008 alguma previsão de nomeação!

    ResponderExcluir
  10. Vamos ver até quando o moderador do blog vai aguentar a não postar comentários anônimos. Comentários anônimos são para os "Ratos do Sistema" pregar a desunião. Que adianta ter 100 comentários uma matéria se 99 são para ASP ofender AEVP ou vice e verça. Que vc mantenha os Ratos do Sistema sem voz Leandro. Parabéns pela atitude!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.