12 fevereiro 2023

Exclusivo: Em interceptação, Marcola diz que não mandou comparsa matar servidora: “Não sou psicopata”

O chefe do PCC chegou a dizer que não é "bonzinho", e, sim, "perigoso de verdade". Porém, pontuou que não é a favor da "violência gratuita".

Mirelle Pinheiro

Carlos Carone

12/02/2023 

As várias faces de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, também conhecido pelos
vulgos "Amigo 1013", "Playboy", "Boy", "40", "Narigudo" e "Ladrão de Oxigênio" ao longo do tempo - Montagem/Leandro Leandro
Cumprindo pena no Sistema Penitenciário Federal desde 2019, um dos presos mais conhecidos do país, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, diz não ser o mandante de execuções brutais feitas por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) contra policiais penais federais. 

No material ao qual a coluna teve acesso, com exclusividade, o líder máximo da facção paulista afirma que “não é um cara bonzinho”, mas não é um “psicopata” igual a Roberto Soriano, 49, o Tiriça, apontado pelo Ministério Público do estado de São Paulo (MPSP) como o número 2 na hierarquia do PCC.

Soriano, que está preso na Penitenciária Federal de Brasília, é acusado de ser o mandante do assassinato da psicóloga Melissa de Almeida Araújo. O interno também é visto como o cabeça da “ala terrorista do PCC” — grupo radical que coordena morte de autoridades. 

Roberto Soriano, o Betinho Tiriça, é apontado pelas autoridades como um dos chefes da facção criminosa PCC - Imagem: Reprodução
Outros três criminosos ligados diretamente ao assassinato foram condenados pela Justiça neste ano. A coluna apurou que a facção fornece um auxílio mensal aos assassinos de policiais — o valor pode chegar a R$ 5 mil.

A servidora trabalhava na penitenciária federal de segurança máxima de Catanduvas. A psicóloga tinha a função de fazer consulta com os presos e acabou baleada na cabeça quando chegava a sua casa com o filho de 10 meses e o marido, um policial civil. 

Psicóloga Melissa Almeida foi morta no dia 25/05/2017 quando chegava em casa, em Cascavel - (Foto: Reprodução)
As vítimas caíram em emboscada montada quando o condutor estacionava o carro. Ao menos quatro homens armados efetuaram vários disparos. O filho e o marido sobreviveram.

O crime, registrado em 2017, seria uma ação do PCC contra o regime rigoroso implementado no Sistema Penitenciário Federal. De acordo com investigações, a facção considera que os presos que integram o sistema sofrem “opressão” do Estado, uma vez que o esquema de segurança, por não ter visita íntima e pelo contato com advogados e familiares ser estritamente por meio de parlatório, não permite a entrada de drogas, celulares e, sobretudo, a entrega de bilhetes.

Informações obtidas pela coluna remetem a um diálogo de Marcola com interlocutores quando ele ainda estava detido na Penitenciária Federal de Porto Velho (RO). A primeira conversa ocorreu em junho de 2022. Na ocasião, o líder do PCC fala sobre a “imagem” que as pessoas têm dele. Camacho chega a dizer que não é um “cara bonzinho”, e, sim, “um cara perigoso de verdade”. Porém, pontua que não é a favor da “violência gratuita”.

Vídeo mostra ação dos assassinos da psicóloga que trabalhava em penitenciária do Paraná

Na fala, Marcola segue afirmando que não é da “política” dele matar agente penitenciário. Contudo, pontua que alguns já foram executados por determinação dele, “mas por outras circunstâncias”. Emenda alegando que “era espancado” na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, localizada a 600 km da capital paulista, onde cumpriu pena antes de dar entrada no sistema federal. 

Reforça que, no presídio federal, “sempre foi respeitado por todos os agentes”. O 01 do PCC desabafa sobre a suspeita de mandar matar servidores. Alega que “poderia se tornar um psicopata desses igual o Soriano” e que ele “não é isso”; “não é da natureza” dele.

Marcola é tranferido de Porto Velho em Rondônia para a Penitenciária de Brasília no DF

Transferência

Em 25 de janeiro deste ano, Marcola voltou à Penitenciária Federal em Brasília. A transferência foi autorizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que afirmou ser uma prevenção contra “um suposto plano de fuga ou resgate”. Marcola estava na penitenciária de Porto Velho, Rondônia.

A mudança foi realizada com forte esquema de segurança, em uma operação especial da Secretaria Nacional de Política Penais. Flávio Dino argumentou que “essa operação se fez necessária para garantir a segurança da sociedade”.

Fonte: Metrópoles

17 comentários:

  1. Esse bosta só tá vivo até hoje, pq tá preso. Deveriam soltar ele, não dura 1 semana vivo na rua, o próprio crime daria fim nesse lazarento.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil, dão muito ibope prá ladrão!

    ResponderExcluir
  3. Diretor CSD que mora logo ali Chris falou que adoraria admitir marcola na sua cadeia, ele iria dar amor, feto e carrinho, seu sonho é acabar com comunicado de evento e cela disciplinar sua hora vai chegar seu FDP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é , de qual unidade é , afinal quando eu faço denuncia não faço denuncia anônima porque não tem credibilidade

      Excluir
    2. Que cadeia zoada é essa?

      Excluir
    3. Carlos, já cansei de falar que esse aí é bunda mole. Não tem coragem de fazer documento, comunicado b.o, nada. Só sabe chorar com indiretas nos blogs.

      Tá passando pano pro chefe e nem percebe, de tão chapéu atolado que é.

      Excluir
    4. 18:43hs o vagabunda vadia do caralho, o lixo bunda mole é pai dos seus filhos quem protege ladrão é ladrão também, vai dar pra quem tem tempo maricona, vai questionar seu envolvimento homoafetivo baitola, você correria igual esse diretor de merda quer saber qual cadeia chupa a piroca do kid bengala adote uma criança de 18 anos barriga de tanquinho ai eu falo qual cadeia rapariga do largo de concórdia, vou continuar falando desse diretor lixo igual a você vadia, você é um cuzão e está pagando de brabão seu lixo

      Excluir
    5. Quem tá protegendo ele é você. Tá se xingando Kkkkk

      Covarde, mona e BURRO!

      Excluir
  4. e o luladrão quando volta pra cadeia e meu querido alchimim assume?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro bolsoladrão patriotario fanático chora continue chorando

      Excluir
  5. Na P II de Venceslau ele gozava. A PI que é osso..

    ResponderExcluir
  6. Várias raparigas defendendo diretor CSD que morra logo ali o Chris são correrias, defende meu ovo baitolas advogadas das trevas, são curiosas a cadeia é minha rola vadias irrelevantes, vou continuar denunciando o Chris e quem não está gostando vai dar meia hora de oco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem defende ele é você, seu trouxa. Tá vendo o cara errado e tá deixando. Covardão.

      Mas também, com um linguajar de mona desse não surpreende ser bunda mole.

      Excluir
    2. "Ai, gentem, o Cris que mora logo ali"... que bibona!

      Vira homem e peita o cara, bicho! Bunda mole.

      Excluir
    3. O puta do Brás sai do meu colo correria, quem come quem, quem é passivo e quem é ativo, defende minha rola seu lixo, Chris faz pano pro ladrão igual você rapariga todos comunicados de eventos impedidos, mesmo sendo denunciado na corregedoria o lixo parece que está ganhando dinheiro dos ladrões, ganha dinheiro nos puxadinho o cara vai ficar rico, esse lixo de diretor igual você nunca trabalhou dentro de uma cadeia somente no administrativo, esse o motivo do mal gerenciamento, e você vadia arruma um marido correria de ladrão sai do meu colo pilantra

      Excluir
    4. Aí, gentem o Cris mora logo ali Kkkkkk

      Que mona! Para de passar pano pro chefe, mona. Fica acobertando e prevaricando, protegendo ele. Bibona burra

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.