Representantes do Fórum Penitenciário Permanente apresentam série de reivindicações que vão muito além do reajuste salarial
Fórum Penitenciário
14/03/2023
![]() |
Membros das Entidades Sindicais estiveram presentes na data de hoje, 14/03/2023, com o secretário da SAP, Marcelo Streifinger, bem como com seus diretores adjuntos e assessores |
As medidas de valorização, que incluem todos os servidores da SAP, vão muito além do reajuste salarial de 69,13% reivindicado para suprir as perdas inflacionárias dos últimos anos. Incluem o fim do teto do ticket alimentação ou equiparação ao teto da PM (199 UFESP); retorno das faltas abonadas; venda de 3 meses de licença-prêmio; implantação da diária alimentação como nas polícias Civil e Militar; regulamentação do Bônus Penitenciário criado pela Lei 1.361/2020; fim da tributação do DEJEP e a implantação de 10 DEJEP´s para cada servidor.
Outras medidas urgentes apontadas pelo Fórum são o retorno do adicional de insalubridade sobre a licença prêmio; a indexação da insalubridade; insalubridade grau máximo para todos os servidores, inclusive os readaptados; retorno da aposentadoria especial e a convocação de aprovados em concursos para repor o deficit que chega a 30% do efetivo; além do reforço da segurança dos CPP´s.
No segundo encontro realizado este ano entre a SAP e representantes do SIFUSPESP, SINDCOP, SINDASP e SINDESPE, as entidades reforçaram o entendimento que os policiais penais e demais servidores da pasta querem resultados efetivos no que se refere ao reconhecimento do trabalho feito dentro e fora das unidades prisionais.
O que diz a SAP
Streifinger disse ter analisado as reivindicações apresentadas no raio-x, afirmou que o aumento salário não depende exclusivamente da SAP, mas sinalizou o pagamento do bônus penitenciário ainda em 2023 e o compromisso de realizar reuniões mensais para avançar nas negociações.
![]() |
Que venha enfim então a tão sonhada Regulamentação da Políci Penal |
Avaliações
O presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, considerou que uma das prioridades dos servidores é a regulamentação da Polícia Penal, que vem ganhando força com o avanço do Grupo de Trabalho organizado pelas entidades e pela secretaria. “Os sindicatos enxergam a disposição do secretário em negociar, sabem que o avanço das negociações depende do aval do governo, mas querem resultados. Esperamos que, a partir de abril, comecem a ser implantadas mudanças reivindicadas pelas entidades. Nós vamos seguir negociando, mas a categoria continuará mobilizada”, afirma.
O sindicalista destacou que paralelamente a isso, o secretário precisa agir rápido para satisfazer algumas das principais demandas da categoria, entre elas a reorganização das Listas Prioritárias de Transferências (LPTs) e da Lista Prioritária de Transferências Especial (LPTE).
“Os servidores se sentiram muito abandonados ao longo das últimas duas décadas e meia de governo do PSDB. Respeitamos e elogiamos a disposição do novo secretário em abrir este canal de diálogo, mas precisamos de mais, sobretudo em relação a resultados que beneficiem o conjunto da categoria”, esclareceu.
Nomeações
O secretário-geral do SINDCOP, Carlos Neves, fez menção às nomeações de novos servidores oriundos de concursos públicos ainda vigentes, como o para AEVP de 2014, o ASP feminino de 2017 e o para Área-Meio de 2018, como forma de suprir o enorme deficit que maltrata os trabalhadores da ativa.
Bônus
Valdir Branquinho, presidente do SINDASP, destacou o pagamento do bônus penitenciário como uma importante conquista da mobilização. Acordado com o governo estadual ainda em 2014, o valor deve ser depositado aos servidores do sistema prisional em 2023, após envio de documentação pelos setores de Recursos Humanos das unidades prisionais para o Palácio dos Bandeirantes.
Fábio Jabá destacou que a luta dos sindicatos vai continuar até que todas as reivindicações sejam atendidas. “Não descansaremos enquanto não houver resultados. A categoria está cansada, desgastada, foi afetada diretamente em sua saúde física e mental pela pandemia do coronavírus , sofre com falta de reajuste digno há anos, e não aguenta mais tempo sem que existam soluções. Por esse motivo, continuaremos alertas, em contato com a SAP e dialogando com a base, para obter conquistas que farão, certamente, 2023 como o ano dos policiais penais”, completou.
Têm um ditado, antigo que diz:: " Trocar seis por meia duzia", espero que neste caso do bonus nao seja trocar seis por dois. Acontece que para o governo sao mais interessante conceder bonus, gratificaçoes, adicionais, DEJEP, etc que nao recaem nos calculos de ferias, decimo terceiro, quinquenio, sexta parte, etc. O que precisamos mesmo sao indices de recomposiçao de perdas nos ultimos anos que devolvam o real valor das nossas remuneraçoes que foram corroidas pela inflação dos ultimos anos. Caso haja uma real valorizaçao tanto na questao salarial como na contrataçao de novos e necessarios policiais penais, nao seria m precisos tais manobras de agrado para categoria, pois isto não sao salarios.
ResponderExcluirSerá que vai sair alguma coisa?
ResponderExcluirVou esperar...💳👼
Priiiiiiiiiii priiiiiiiiiii priiiiiiiiiii
ResponderExcluiresses 400 reais chegarão em boa hora. comprarei pneus pra continuar rodando centenas de quilômetros por plantão pra trabalhar
ResponderExcluirum e meio. que fase!
ExcluirPENA QUE O VIGAO DE ESCOLTA PENITENCIÁRIO, NÃO VAI RECEBER O BÔNUS PARA COMPRAR PRETINHO E PASSAR NA RODA DA VTR. SÓ POLÍCIA RECEBE BÔNUS.
ResponderExcluirSe vc que é monitor vai receber então todo mundo vai ,inclusive a única classe que pode trabalhar armada e tem fuzis e vtrs.Chora não monitor kkkk
ExcluirNão posso trabalhar armado, não tenho vtr, mas posso usar a lindíssima camiseta comprada no mercado livre com os dizeres policial penal e o INVEJÁVEL apito tático priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii.....e bora pro boteco do Proença em Arandu tomar aquela serrana geladinha.
ResponderExcluirO que importa é pro labore incorporado, aposentadoria com paridade e integralidade sem teto do inss, sexta parte ,5 quinquênio ,etc....kkkk
ExcluirO VIGAO QUE ANDA ARMADO, ANDA DE VTR, PASSA PRETINHO NA RODA E NÃO PRENDE NINGUÉM, ALIAS,ESSA FUNÇÃO SÓ EXISTE POR CAUSA DO POLICIAL PENAL DE VERDADE. NÃO SEI O PQ ESSES VIGAO SE ORGULHAM TANTO DE GANHAR MENOS KKKK
ExcluirÁgua parada da dengue.
ExcluirÔ ! 17:58 , Arruma tua concordância verbal aí cara.Olha o Asp analfabeto além de invejoso aí gente ,o qsj vai igualar depois da regulamentação, diz GT.👉🔐🖊😴😂👉👮♂️👉🔐🤭🤣
ExcluirÔ ! 23:25 , INVEJA DE GANHAR MENOS E PASSAR PRETINHO NA RODA!! POR ISSO QUE NINGUÉM RESPEITA ESSES COMÉDIAS KKKK
ExcluirOperação Tempestade no Deserto.
ResponderExcluirVc tem tara por homens de farda verde, suados e aproveita e pede transfêrencia para o pólo de escolta de Santana la vc realizara seus desejos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO nome da inveja é Cardilho com C
ResponderExcluirAsp nivel 3 .
Cara vc vai continuar na tranca kkk .Todos nós sabemos que teu sonho era fazer escolta e usar um fuzil, mas isso é só para os verdadeiros policiais da sap.👉🔐🤭
ExcluirEncardido vc prefere um macho de verde em cima do teu cangote né safada .Vai lá , aprender a ser polícia monitor kkkk
ResponderExcluirPRIIIII! PRÍIIIII! PRIIII! QSJ VAI IGUALAR PRIIIIII! Priiiiiii! Quero ver agora kkkkkkkkPRIÍIIUU
ResponderExcluirQSJ VAI IGUALAR E DE QUEBRA NÃO VAI MUDAR NADA NAS ATRIBUÍÇÕES 👉😎😎😎😎😎🚔🚛😅🤭😂🤣😜
ResponderExcluirVai igualar , e vc continuará ganhando menos ,pois chegou ontem! Kkkk
Excluir" Enquanto os Cães (LADRÂO) a (CARAIADA) Passa!!!!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir