10 março 2023

Dois presos ingerem drogas no CPP de Rio Preto; um deles passa mal, o outro tenta fugir

Em outro caso, detento chegou a sair correndo pela unidade prisional, tentando fugir, mas foi detido.

Por Rafael Rossi

Publicado 10/03/2023

Os fatos ocorreram no dia de ontem, quinta-feira, 09/03/2023 - Imagem: Arquivo
Um detento do Centro de Progressão Penitenciária ‘Dr. Javert de Andrade’ (CPP), de Rio Preto, passou mal nesta quinta-feira (9). Levado ao hospital, foi constatado que ele tinha drogas dentro do próprio corpo. De acordo com informações do boletim de ocorrência, era por volta de 7h, quando um policial penal assumiu o plantão da unidade prisional e o homem de 35 anos estava na cela disciplinar, mas não respondia as perguntas que eram feitas a ele.

Sendo assim, foi levado pela equipe para a enfermaria, onde nada de anormal foi constatado no quadro clínico. O reeducando voltou para a cela. Mas, às 12h, quando o policial penal voltou para verificar o estado de saúde dele, novamente não conseguia mais nem responder as perguntas.

O suspeito passou pelo bodyscan, onde foram identificadas na máquina imagens com objetos dentro do corpo do homem. Com isso, foi solicitado apoio de ambulância, que o levou para o Hospital de Base. 

Na instituição de saúde, realizou exames e foi internado. Horas depois, ao ser submetido a uma lavagem intestinal, expeliu 26 porções de maconha. O material foi lacrado e apresentado junto com a ocorrência na Central de Flagrantes.

A ocorrência foi encaminhada para a delegacia correspondente a área dos fatos, onde será investigada. O delegado de plantão determinou instauração de inquérito policial para apurar melhor os fatos apresentados na delegacia pelo policial penal do CPP.

Ambos os presos foram encaminhados ao Hospital de Base para se submeterem a lavagem estomacal - Imagem: Arquivo Gazeta

Outro caso

Mais tarde, um reeducando, também de 35 anos, por volta de 17h30, foi surpreendido com drogas dentro de corpo ao passar pelo scanner corporal. De acordo com informações do BO, foi mais um que precisou ser levado ao Hospital de Base. Só que este deu mais trabalho, já que não estava passando mal e ainda tentou fugir do CPP correndo pela unidade antes de ir para o hospital. Mas acabou detido.

Exames de imagem no HB confirmaram a presença de um ‘corpo estranho’ no estômago do suspeito. Ele precisou passar por procedimento cirúrgico para a retirada das drogas, que totalizaram 22 porções de maconha. Por esse motivo, o homem permanece internado. O laudo químico-tóxico atestou resultado positivo para drogas no material retirado do reeducando.

Assim que deixar o HB, será preso, já que teve prisão preventiva decretada pelo delegado de plantão, sem direito à fiança, por tráfico de drogas. 

No BO, a autoridade policial afirma que “o indiciado estava na posse de drogas… a quantidade e a natureza das drogas não indicam a posse voltada ao mero consumo pessoal. Ademais vislumbram-se os elementos indiciários de materialidade, demais circunstâncias fáticas e, principalmente a confissão do agente e o laudo pericial de constatação”.

Fonte: GAZETA de Rio Preto

Um comentário:

  1. rapaz, esse cpp de rio preto tem mais noticia que a globo, sé loko, todo dia uma novidade...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.